O trabalho das polícias paulistas no combate aos crimes patrimoniais permitiu reduzir os roubos e furtos de veículos no primeiro bimestre do ano pela sétima vez consecutiva, segundo o Governo Paulista. Pela série histórica, no primeiro recuo os roubos de veículos caíram 23,2%, passando de 18.207 em 2014 para 13.989 em 2015, se analisado o primeiro bimestre de ambos os anos. Depois, os números continuaram diminuindo, apresentando a maior redução nos dois primeiros meses deste ano – a queda foi de 23,8%, passando de 6.904 em 2020 para 5.259 em 2021. Desde o início da série histórica, em 2001, este indicador nunca tinha ficado abaixo de 6.000 ocorrências, somando janeiro e fevereiro. Os furtos de veículos, por sua vez, recuaram 9,9% no primeiro bimestre de 2015, quando iniciou a queda consecutiva. Na época, o indicador apresentou 18.529 boletins nos dois primeiros meses, ante 20.561 em igual período de 2014. Neste caso, a maior redução também ocorreu no primeiro bimestre deste ano, quando a modalidade criminosa caiu 14,6%, passando de 14.037 registros em 2020 para 11.981 em 2021. Desde o início da série histórica, este indicador nunca tinha ficado abaixo de 14.000 ocorrências nos dois primeiros meses do ano. Além da queda nos dois indicadores, os trabalhos policiais têm contribuído com a recuperação de veículos subtraídos. Nos dois primeiros meses deste ano, por exemplo, mais de 6,4 mil veículos produtos de roubo ou furto foram recuperados.
Em Batatais a redução das ocorrências de roubo e furto é muito significativa
De acordo com o Tenente da Polícia Militar, Lucas Sançana, em Batatais, tivemos no mês de janeiro o registro de 3 furtos de veículos, em fevereiro outros 3, em março também 3 e em abril, até o momento, apenas 2 furtos. Quanto aos roubos de veículos, nos mesmos meses, tivemos apenas 1 roubo ocorrido no mês de março e somente este até o momento em 2021.
“Seguindo a tendência estadual, os números são expressivamente baixos, tendo em vista que a cidade já chegou a registrar em anos anteriores 19 furtos de veículos em um único mês. Para uma frota com mais de 40.000 veículos, os números revelam que o trabalho vem sendo bem executado e o policiamento ostensivo tem surtido efeito”, afirmou.
O Tenente informou ainda que recentemente em toda a região foi registrado o aumento nos furtos de camionetes, cometidos por uma quadrilha especializada nessa modalidade delituosa, porém, em Batatais, com mais de 400 condutores de camionete abordados apenas entre os meses de março e abril, ou seja, por uma saturação no policiamento em combate a essa ação criminosa, foi possível controlar também essa situação. “O objetivo obviamente é sempre zerar essa estatística, mas, tendo em vista a grande demanda de trabalho que tem tido todos os agentes de segurança em nossa cidade, esse é um indicador que segue controlado e, portanto, não está impactando na sensação de segurança dos munícipes. De qualquer forma, aproveito a oportunidade para pedir à população que busquem sempre minimizar a possibilidade das ações criminosas por meio de posturas defensivas, são elas: acreditar que o crime pode acontecer e nunca confiar naquela velha máxima de ‘são só 5 minutinhos’, trancar o veículo sempre, de preferência guardá-lo em uma garagem e local trancado, usar alarme, trava de volante e qualquer outro material que dificulte a ação delituosa e por fim, ligar 190 sempre que identificarem qualquer atitude suspeita”, concluiu.