Foi com um robô construído com materiais recicláveis no fundo de uma garagem que a equipe ‘O Mundo das Invenções’, composta por quatro crianças com idades entre 8 e 12 anos, levou para casa o Prêmio Maker da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo.
Tudo começou em Batatais, na garagem do técnico de laboratório Carlos Renato da Silva, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Ele conta que a equipe surgiu após começar a ensinar para seus filhos e os amigos deles conceitos relacionados à chamada cultura maker.
A cultura maker se baseia no ‘faça você mesmo’ e foi isso que o técnico buscou aplicar com as crianças em todas as invenções que fizeram. Ele conta que, juntos, aprenderam física, ciências e montagem de aparelhos eletrônicos. “Foi um aprendizado mútuo, porque muita coisa eu tinha que aprender para depois ensinar a eles”, conta.
Silva diz que decidiu trabalhar com as crianças após perceber que os jovens que chegam no laboratório da Universidade possuem muito conhecimento teórico e quase nenhum relacionado à prática e solução de problemas do dia a dia. “A equipe de garagem O Mundo das Invenções prepara as crianças para, no futuro, resolverem problemas técnicos na universidade.”
Interessante que o feito, que divulgamos no Jornal da Cidade no ano passado, ganhou repercussão e foi tema inclusive de reportagem de diversos veículos de comunicação e do próprio Jornal da Universidade de São Paulo. Parabéns Carlos Renato e aos jovens batataenses. Que vocês sigam criando e crescendo cada vez mais.