A cidade de Batatais sediou no dia 23 de junho, nas dependências da Loja Colaborativa Casarão Arte e Café, uma importante reunião da Câmara Técnica de Turismo do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (COMAM), reunindo representantes de diversos municípios da Região Turística Lagos do Rio Grande.
Coordenado pelo diretor municipal de Turismo José Paulo Fernandes, presidente da Câmara Técnica, o encontro teve como pauta central a proposta de criação do Fórum Regional de Turismo, iniciativa que busca ampliar a participação de representantes do poder público, conselhos municipais de turismo (COMTURs), entidades de classe, associações comerciais, sindicatos e demais atores envolvidos no setor.
Segundo Fernandes, a proposta surge após alinhamentos com a interlocutora estadual de Turismo, Elaine Papoy. O Fórum permitirá mais representatividade e estrutura na governança regional, fortalecendo a articulação entre os municípios.
Durante a reunião, Ernani Baraldi, interlocutor da RT Lagos do Rio Grande, destacou os avanços no setor em cidades como Batatais e Rifaina, além de informar que a região já está com a documentação atualizada no SISMAPA até 2026.
Durante o encontro, foi aprovada por unanimidade a proposta de realização da Assembleia de Criação do Fórum Regional de Turismo no próximo dia 23 de julho, na cidade de São José da Bela Vista.
Outro destaque da reunião foi a apresentação da Loja Colaborativa Casarão Arte e Café, espaço que sediou o encontro. A coordenadora Tatiane Rosa e a secretária de Cultura e Turismo de Batatais, Paula Machado, compartilharam a experiência de implantação do projeto, viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc e idealizado pelo Coletivo Ponto Criativo. Ambas se colocaram à disposição para auxiliar outros municípios interessados em desenvolver iniciativas semelhantes.
A vice-presidente da Câmara Técnica, Tânia Mara Pinto de Sousa, aproveitou o encerramento para anunciar os preparativos para o “COMTURs Day”, evento voltado à integração dos Conselhos Municipais de Turismo da região.
A reunião reafirmou o compromisso dos municípios com a construção de um turismo regional mais organizado, participativo e sustentável, com foco na valorização das identidades locais e no fortalecimento da cooperação entre os atores públicos e privados do setor.






