Foi realizada em Batatais na quarta-feira, 23 de outubro, a reunião da Câmara Técnica de Turismo do Comam – Consórcio de Municípios da Alta Mogiana. O encontro, com expressiva presença de representantes das cidades da região, contou com a participação de Elaine Cristina dos Anjos Papoy, assessora técnica da Secretaria Estadual de Turismo, que falou sobre o trabalho que os municípios precisam realizar dentro do programa de regionalização do turismo.
A reunião foi conduzida pelo novo presidente da Câmara Técnica de Turismo, José Paulo Fernandes. “Foi muito positiva a participação da Elaine, pois ela pôde esclarecer as dúvidas de todos sobre o mapa do turismo brasileiro e o que deve ser feito no trabalho regional para que consigamos avançar de forma definitiva nessa área”, disse.
A participação da assessora técnica do estado foi agendada pelo interlocutor regional de turismo, Cássio Rangel Andrade de Carvalho, que também destacou a importância desse tipo de ação. “Vamos procurar estreitar a relação entre os municípios e os órgãos do turismo no estado e na união. Já para os próximos meses, em conjunto com a direção da Câmara Técnica, já estamos agendando a participação de novos técnicos”, afirmou.
A pauta dessa última reunião também teve outros temas abordados, como a proposta de atualização das informações dos atrativos de cada cidade junto ao estado, uma vez que no site do Turismo Paulista os dados estão muito defasados, onde a própria Câmara Técnica se colocou à disposição para auxiliar nesse trabalho, desde que os municípios passem as informações. A divulgação regional, com a criação de páginas nas redes sociais da RT Lagos do Rio Grande, com imediata atenção, com a criação do perfil no instagram logo que terminada a reunião, e, principalmente, a implantação do Regimento Interno da Câmara Técnica de Turismo. José Paulo fez a leitura da proposta de regimento, elaborada com a contribuição da vice-presidente da Câmara, Tânia Mara Pinto de Sousa. O documento foi disponibilizado para todas as cidades e será colocado em votação na próxima reunião do órgão.
No próximo encontro a proposta é agendar mais um técnico da secretaria estadual de Turismo e, também, prestar orientações de novas oportunidades para busca de recursos no governo do estado, trabalhando Cultura e Turismo de forma unificada.