O desabastecimento de água em Batatais, com o período de estiagem e muito calor, somado a demora para colocar o Sistema Garimpo em funcionamento, está causando transtorno e provocando muitas reclamações de moradores por toda a cidade. O tema inclusive virou notícia regional, com pessoas do Bairro Altino Arantes dizendo, na EPTV, que nos últimos três meses a vida está muito difícil, principalmente para as donas de casa que não estão conseguindo lavar roupa e cuidar da limpeza durante o dia. Eles reclamam também da tarifa mais alta, onde afirmam que seria a pressão do ar da tubulação quando volta a normalizar o fornecimento. A água acaba ou fica praticamente sem nenhuma pressão no início da manhã e só volta a noite. Onde existe uma caixa apenas, os moradores estão armazenando água em baldes para descargas no banheiro e garrafas para fazer comida. O Altino Arantes e outros bairros mais altos são afetados mais diretamente pela localização, onde mesmo antes da Prefeitura fechar os reservatórios a água não tem mais pressão para chegar nas residências. Na nossa redação tivemos três pessoas do bairro reclamando não só da falta d’água, mas também do aumento da tarifa.
“Aqui em casa somos em duas pessoas, só eu e meu marido. Eu não limpo casa todos os dias, pois sempre mantenho arrumada e limpa. Água nas torneiras só se for antes das 10 e depois das 18 horas. Mas, a minha conta, chega todo mês e o pior com um aumento absurdo. É uma pouca vergonha, além de não ter água subir o valor da conta”. Marcolina – aposentada.
“Sobre a falta de água aqui no Altino Arantes, acho uma pouca vergonha, falta de respeito mesmo. Eles desligam a bomba cedo e só volta depois das 17 horas e as vezes só as 20 horas. Mas o pior mesmo, é a conta que vem todo mês e o pior, aumentando cada dia mais sem a gente ter água nas torneiras. Como pode isso?” Bruna Almeida de Freitas.
“Moro sozinha e estou tendo grandes problemas com a falta d’água. Trabalho todos os dias, o dia inteiro, e quando é fim de semana preciso limpar a minha casa, lavar a roupa e não tem água. No meu serviço, nem eu chegando as 6 horas não tem uma gota de água”. Maria da Conceição Gregolate – secretária do lar.
Posicionamento da Prefeitura diante das reclamações: a Divisão de Água e Esgoto da Prefeitura de Batatais, informa que devido ao período de seca, em algumas ocasiões, é necessário que seja efetuado o corte técnico, fechando o fornecimento de água até que os reservatórios voltem a normalidade evitando o colapso da rede. Um novo sistema de abastecimento está em fase final de implantação e ajudará os sistemas já existentes evitando que novos cortes sejam realizados. O Sistema de Abastecimento Garimpo estará em breve funcionando. Segundo a Divisão de Água e Esgoto, não foram registradas alterações nas tarifas. Caso algum munícipe se sinta lesado, deve procurar a Ouvidoria Municipal e relatar o problema para que o Município possa avaliar caso a caso.