Na terça-feira, 17 de dezembro, o Governador João Doria esteve em Ribeirão Preto para inaugurar o 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), que integra as polícias Civil, Militar e Científica, além do Corpo de Bombeiros, atendendo 93 cidades do interior paulista, dentre elas Batatais.
O Baep passa a funcionar no complexo onde atualmente existe o Comando de Policiamento do Interior (CPI-3), na Avenida Cavalheiro Paschoal Innechi. O prédio passou por reformas e adequações que custaram R$ 487,7 mil, segundo o Governo do Estado.
Ao todo, o grupamento conta com 268 agentes, 31 novas viaturas, 18 cavalos e 49 cães farejadores, além do programa Dronepol, que utiliza drones inseridos ao sistema ‘Olhos de Águia’, transmitindo imagens em tempo real ao centro de operações da PM. “São Paulo tem a melhor polícia do Brasil, o melhor índice de segurança, os melhores indicadores estão aqui, em São Paulo: 6,2 homicídios para 100 mil habitantes, índice equivalente à Flórida, ao Texas e a Nevada, nos Estados Unidos”, disse Doria.
Ainda de acordo com o governador, no Baep as polícias trabalham em conjunto, realizando a análise dos crimes, identificando alvos e agindo contra o tráfico de drogas, as quadrilhas de roubo a bancos, os homicídios, entre outros. Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Barueri também contam com Baeps. Na capital paulista, há dois batalhões nas zonas Leste e central. O próximo grupamento será inaugurado em Piracicaba.
Batatais esteve representada na cerimônia
Durante a solenidade de inauguração, o Município de Batatais esteve representado pelo Vereador Júlio Eduardo Marques Pereira (Júlio do Sindicato), o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Fernando Machado, o Tenente do Exército Lucas Tofetti e o Bombeiro Civil Celso G. Junior. “A região ganha muito com o Baep. São mais policiais, mais equipamentos e atenção do estado para a segurança pública da nossa região”, ressaltou o presidente do Conseg.