Você já reparou que aquele pacote de biscoito que antes parecia infinito agora dura menos tempo? Ou que o seu shampoo favorito, de repente, não rende tanto quanto antes? Essa prática, conhecida como reduflação, tem deixado muitos consumidores indignados.
A reduflação consiste na diminuição da quantidade de um produto em sua embalagem, sem que haja uma redução proporcional no preço. Em outras palavras, você paga o mesmo valor por menos produto.
A principal causa da reduflação é a inflação. Com o aumento dos custos de produção, as empresas buscam formas de manter suas margens de lucro. A redução da quantidade do produto é uma dessas estratégias.
Outros fatores que contribuem para a prática da reduflação são o aumento dos custos das matérias primas, pressão por preços competitivos, mudança de comportamento do consumidor. A reduflação tem diversos impactos, tanto para os consumidores quanto para a economia como um todo.
A reduflação diminui o poder de compra dos consumidores, já que eles pagam mais por menos produto. O consumidor tem dificuldades para comparar preços, gera desconfiança nos consumidores que se sentem enganados pelas empresas, aumenta a inflação pois as empresas repassam os custos de produção para o consumidor de forma gradual, através da redução da quantidade dos produtos. Fonte: Jornal Contabil