Quais mudanças esperar na educação em um cenário pós-pandemia?
POR ENTRETANTO
Não é nenhuma novidade que muitas mudanças estão por vir para a educação em um cenário pós-pandemia. Neste período de incertezas, instituições, governos e sociedade organizada buscam diagnosticar e identificar alguns caminhos que nos levem ao retorno das aulas na tentativa de mitigar as sequelas deixadas pelo Covid-19.
Diagnóstico e planos de ação foram justamente os tópicos abordados no último dia da Bett Educar – Encontro Online, nesta quinta-feira (14), que reuniu nomes como Rossieli Soares, secretário de Educação do Estado de São Paulo, Raphael Callou, diretor e chefe da representação da Organização dos Estados Ibero-americanos, Maria Helena Guimarães de Castro, embaixadora do PISA, conselheira do CNE e presidente da ABAVE, Mario Ghio, diretor-presidente do SOMOS Educação e Guilherme Affonso Ferreira Filho, diretor-presidente da Bahema Educação.
De acordo com a visão dos especialistas, a primeira mudança observada na educação é o projeto de valorização de professores. De acordo com o diretor da Banema Educação este é um movimento que, inclusive, já está acontecendo.
Ao que compete ao retorno das aulas presenciais, de acordo com Mario Ghio, o movimento deverá ser guiado pelas Secretarias de Saúde, com a criação de protocolos de segurança, distanciamento e higiene. Além disso, será necessário um plano abrangente que deverá unir tecnologia, formação de professores, infraestrutura e educação socioemocional. “A crise não é momento de achismo. É tratar as causas para não ter os efeitos que ela provoca”, disse.
Para além de aspectos físicos, os especialistas avaliam que o grande aprendizado dessa crise é que está sendo criada uma nova cultura digital. “Ficou muito claro que as nossas escolas não estavam preparadas para isso, não tinham infraestrutura adequada. Mas além do problema de infraestrutura, nós precisamos criar agora estratégias de formação continuada dos nossos professores”, disse a embaixadora do PISA.
Durante o encontro virtual, falou-se sobre o relatório da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, que analisou 23 países sobre como as escolas poderão ser afetadas pela crise provocada pelo coronavírus.
Planejamento de educação adaptado ao Covid-19 na perspectiva do Estado de SP
Em sua participação, o secretário de Educação do Estado de SP falou sobre os movimentos idealizados pelo governo paulista para mitigar os impactos do coronavírus na vida dos estudantes. Como a mobilização para prevenção ao Covid-19 na primeira semana de março, a paralisação gradual das aulas, o planejamento das atividades e roteiros de estudos, com material orientador para pais e professores, a educação mediada pela tecnologia por meio do Centro de Mídias, o Programa Merenda em Casa, que direcionou recursos da merenda escolar para alunos em situação de extrema pobreza.
Rossieli falou também sobre projeções do governo para os próximos desafios, como o maior plano de busca ativa de estudantes da história e diminuição da defasagem. “Não é culpa do jovem, do professor ou estado. Não vamos permitir que nenhum estudante fique para trás”, disse.
Espaço escola
Como em tempo de pandemia a escola mudou de lugar e foi para dentro de casa, hoje trago duas dicas para usar esse espaço como lugar de aprendizagem:
1- Pequenas tarefas domésticas
Dependendo da faixa etária, algumas tarefas domésticas podem ser atribuídas às crianças. Vale organizar e limpar o próprio quarto e os brinquedos, ajudar a lavar e guardar a louça, jardinagem, varrer algum cômodo. Além de ser uma maneira de manter o corpo em movimento, a criança trabalha a coordenação motora e ainda desenvolve o senso de colaboração.
2- Mãos à obra!
Agora, com mais tempo em casa, é possível reforçar a rotina de alimentação adequada e saudável. É um momento propício para fazer as refeições em família e principalmente cozinhar. A participação de todos no preparo das refeições também é importante nesse processo.
Nas trilhas da Educação…
1. Importante neste momento todos os alunos de escola pública procurar pelas atividades disponibilizadas pelas escolas estaduais em Batatais.
2. Prêmio Educador Nota 10 segue com inscrições até 31 de maio – Por conta do coronavírus, excepcionalmente nesta edição, serão aceitos apenas projetos realizados em 2019;
3. Inscrições para o Novotec Virtual estão abertas o até o final do mês (31) – São 8 opções de cursos online em que o estudante pode definir suas horas de estudo: cursos de Lógica de Programação, Banco de Dados, Gestão Administrativa e Planejamento Empresarial, Desenvolvimento Web, Finança na Empresa, Desenvolvedor Mobile e Espanhol Básico.
4. Exame Nacional do Ensino Médio é adiado e enquete com os inscritos deve decidir nova data – A prova será adiada entre 30 a 60 dias depois do previsto devido aos efeitos da COVID-19 no país.
Poesia: o velho abrigo da alma
O meu olhar é nítido como um girassol.
II
O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás…
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem…
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras…
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo…
Creio no Mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender…
O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo…
Eu não tenho filosofia: tenho sentidos…
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar…
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar…
“O Guardador de Rebanhos”. In Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. (Nota explicativa e notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946 (10ª ed. 1993). p. 24.
Fica a Dica!
Sinopse: Marcos Siqueira, aluno do 9º ano, venceu um concurso por um excelente trabalho que fez sobre Fernando Pessoa, e seu prêmio foi entrevistar o autor. Durante a entrevista, o poeta comenta com o garoto várias de suas criações, inclusive o complexo fenômeno da heteronímia. A turma do colégio resolveu, então, transformar tudo isso em um livro.