Fica a dica!
Em 2018, 55 redações receberam nota mil no ENEM. Abaixo transcrevo uma, escrita por Lucas Felpi, retirada dos espelhos de correção divulgados pelo INEP, em 19/03/2019, para ilustrar as principais competências exigidas nas redações:
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
2.Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5.Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
No livro “1984” de George Orwell, é retratado um futuro distópico em que um Estado totalitário controla e manipula toda forma de registro histórico e contemporâneo, a fim de moldar a opinião pública a favor dos governantes. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória de Winston, um funcionário do contraditório Ministério da Verdade que diariamente analisa e altera notícias e conteúdos midiáticos para favorecer a imagem do Partido e formar a população através de tal ótica. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada por Orwell pode ser relacionada ao mundo cibernético do século XXI: gradativamente, os algoritmos e sistemas de inteligência artificial corroboram para a restrição de informações disponíveis e para a influência comportamental do público, preso em uma grande bolha sociocultural.
Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função das novas tecnologias, internautas são cada vez mais expostos a uma gama limitada de dados e conteúdos na internet, consequência do desenvolvimento de mecanismos filtradores de informação a partir do uso diário individual. De acordo com o filósofo Zygmund Baüman, vive-se atualmente um período de liberdade ilusória, já que o mundo digitalizado não só possibilitou novas formas de interação com o conhecimento, mas também abriu portas para a manipulação e alienação vistas em “1984”. Assim, os usuários são inconscientemente analisados e lhes é apresentado apenas o mais atrativo para o consumo pessoal.
Por conseguinte, presencia-se um forte poder de influência desses algoritmos no comportamento da coletividade cibernética: ao observar somente o que lhe interessa e o que foi escolhido para ele, o indivíduo tende a continuar consumindo as mesmas coisas e fechar os olhos para a diversidade de opções disponíveis. Em um episódio da série televisiva Black Mirror, por exemplo, um aplicativo pareava pessoas para relacionamentos com base em estatísticas e restringia as possibilidades para apenas as que a máquina indicava – tornando o usuário passivo na escolha. Paralelamente, esse é o objetivo da indústria cultural para os pensadores da Escola de Frankfurt: produzir conteúdos a partir do padrão de gosto do público, para direcioná-lo, torná-lo homogêneo e, logo, facilmente atingível.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento dos algoritmos inteligentes nessas ferramentas e advirtam os internautas do perigo da alienação, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de buscar informações de fontes variadas e manter em mente o filtro a que ele é submetido. Somente assim, será possível combater a passividade de muitos dos que utilizam a internet no país e, ademais, estourar a bolha que, da mesma forma que o Ministério da Verdade construiu em Winston de “1984”, as novas tecnologias estão construindo nos cidadãos do século XXI.
Ainda o ENEM…
Nos próximos dias 03/11 e 10/11, os vestibulandos farão as provas do ENEM 2019, conforme já havia anunciado na coluna anterior. No primeiro dia, com duração de cinco horas e meia, teremos as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/ Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias e no segundo domingo, com cinco horas de duração, as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.
É um momento em que os meses de estudo e dedicação serão colocados à prova. Nessa trajetória foram vários exercícios, muitos simulados, muitos mapas mentais, leitura de teorias e horas de sono a menos dedicadas aos estudos. Por todo esse empenho é comum que os estudantes estejam cansados e tensos.
Mas, mesmo estando cansados, é hora de persistir, ter em mente que a preparação foi feita, estar confiante e enfrentar a prova com naturalidade.
É importante então, que, nesta semana que antecede o exame, os vestibulandos estejam com a cabeça arejada, façam atividades físicas, façam uma boa alimentação, pois os estudos só serão bem aproveitados na prova se a sua cabeça estiver bem.
Outro aspecto importante que não podemos deixar de lembrar é com relação ao método de correção da prova: TRI – teoria de resposta ao item – em que a correção considera o grau de dificuldade das questões. Aqui cabe um alerta principalmente para os alunos de escola pública, porque muitos fazem a prova no primeiro dia, acham que não foram bem devido à quantidade de acertos e não voltam para fazer a prova no segundo dia. No Enem só dá para sabermos o resultado quando for divulgado pelo INEP, então sejam persistentes e façam os dois dias de prova da melhor forma possível.
A nota sairá do balanceamento das questões acertadas, observando o nível de dificuldade das questões: das mais fáceis para as mais difíceis, por isso, é comum que o aluno que manteve uma sequência de acertos do menor grau de dificuldade para o maior, tenha uma nota mais alta do que o aluno que tenha acertado somente as questões de maior grau de dificuldade.
Outra dica importante para os alunos que fazem a prova em Batatais é que não esqueçam o documento com foto, já vi em todos os anos anteriores, alunos ficando sem entrar no local de prova, porque não estavam com o documento. Além disso, vai a dica final: Em 2019, se o celular emitir qualquer sinal sonoro, o vestibulando será desclassificado da prova; deixe-o em casa, pois ele não ajudará em nada, pode só atrapalhar.
Poesia: o velho abrigo da alma…
O aluno que vai prestar o ENEM deve ter conhecimento relacionado à poesia, pois o gênero literário é um tema recorrente nas provas que pode ser usado tanto nas diversas questões da prova de linguagens quanto na redação. De uma forma geral, seja no texto de apoio da redação ou nas questões de Literatura, a dica para ter um bom desempenho em questões envolvendo poesia é o aluno dominar as fases literárias e entender quem participa de cada movimento, dando foco sempre no autor. Abaixo três estrofes de poemas representativos das estéticas moderna, romântica e moderna, respectivamente, para que o aluno use como repertório para a prova no primeiro domingo.
1-E agora, José?
“E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?”
Carlos Drummond de Andrade
2- Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Gonçalves Dias
3- Vou-me Embora pra Pasárgada
“Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei”
Manuel Bandeira
Nas trilhas da Educação – dicas para os dias de prova
1-Em Batatais, as provas do ENEM são aplicadas no Centro Universitário Claretiano;
2-Os portões abrem ao meio dia e fecham as 13 horas;
3-É obrigatório para fazer a prova: Caneta esferográfica preta transparente ; Documento de identificação oficial com foto,
4-Leve um lanche energético para a prova, Garrafa de água transparente e sem rótulo;
5-Não leve: Relógio de qualquer tipo, Lápis, borracha, lapiseira, corretivo e afins, toucas, bonés ou outro acessório que cubra a cabeça ou o rosto, Óculos escuros, Celulares, tablets, calculadoras e outros aparelhos eletrônicos.
Espaço Escola
Escola de Batatais oferece gratuitamente uma revisão para as provas do ENEM, basta fazer sua inscrição pelo link abaixo:
http://forms.gle/poUHJbjiVsQj25TS8