20/11/2019 – Dia Nacional da Consciência Negra
5 recursos digitais para ampliar o debate sobre a Consciência Negra em sala de aula Confira recomendações de conteúdos gratuitos – como vídeos, sites e podcast – que tratam da cultura afro-brasileira e africana
POR ENTRETANTO
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro como referência à morte de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, durante o período colonial e um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. A data representa a consciência histórica de um país que viveu sob o regime da escravidão e propõe uma reflexão sobre a influência do povo africano na formação da cultura brasileira.
Momento importante para contribuir com o desenvolvimento da conscientização histórica e social dos alunos, elencamos cinco plataformas gratuitas que podem te ajudar ampliar o debate sobre o tema em sala de aula.
1) Plano de aula
Com atividades voltadas para ajudar o professor a trabalhar o Dia da Consciência Negra com seus alunos, o plano desenvolvido pela professora de Educação Básica, Suely Aparecida Gomes Moreira, é composto por cinco aulas, de 50 minutos cada. A proposta didática apresenta situações que instigam os estudantes a compreenderem a importância da data.
Para acessar o material:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58258
2) África na Escola
Com conteúdo que pode ser trabalhado com os alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Podcast da Escola Brasil, plataforma do MEC, explora assuntos relacionados à cultura africana, diversidade e pluralidade.
Para acessar o material:
http://escoladigital.org.br/odas/africa-na-escola
3) Vista minha pele
Indicado para os alunos do Ensino Médio, a produção independente trata sobre a questão do preconceito racial e o respeito à diversidade. Com 26 minutos de duração, o material é um recurso que aproxima os jovens da temática.
Para acessar o vídeo:
4) A Cor da Cultura
Desde 2004, o projeto educativo oferece diversos produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que promovem a valorização da cultura afro. São livros, músicas, séries e artigos que ampliam o conhecimento e reflexão sobre o tema.
Acesse:
http://www.acordacultura.org.br/oprojeto
5) Diversidade e preconceito
Episódio do programa Escola Brasil, plataforma do MEC, sobre a cultura afro-brasileira, o áudio promove a influência da cultura africana na história do País no formato de um programa de rádio.
Para ouvir o programa:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=359
Fica a dica!
As ações de educação em saúde e educação ambiental devem ser realizadas durante todo o ano para a conscientização da população evitando acidentes por escorpiões.
Em nossa região, a espécie mais encontrada é a T. serrulatus (escorpião amarelo) que se reproduz por partenogênese. Assim, só existem fêmeas e todo indivíduo adulto pode parir sem a necessidade de acasalamento. Este fenômeno facilita sua dispersão; por causa da adaptação a qualquer ambiente, uma vez transportado de um local a outro (introdução passiva), instala-se e prolifera com muita rapidez. É a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.
O que fazer para controlar a ocorrência de escorpiões?
As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na retirada/coleta dos escorpiões e modificação das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação destes animais.
Nas áreas externas de imóveis
• Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo;
• Acondicionar lixo em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios;
• Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros das redondezas dos imóveis;
• Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
• Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc;
• Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;
• Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos (galinhas não são eficazes agentes controladores de escorpiões);
• Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;
• Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros;
• Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;
• Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.
Na área interna
• Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas;
• Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;
• Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas;
• Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques;
• Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados;
• Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.
Fonte: Manual de Controle de Escorpiões – Ministério da Saúde – Brasília – DF
ESPAÇO ESCOLA
Na semana da Consciência Negra, o ESPAÇO ESCOLA destaca o trabalho realizado pela escola Antônio Augusto Lopes de Oliveira Júnior – sob a coordenação das professoras de arte, matemática e história, respectivamente, Francine de Almeida Boutelet, Cássia Simeia da Silva Mendes e Soraia Simone Zera. São painéis que decoraram a escola toda. Vale o destaque!
Nas trilhas da educação…
1. Programa de Estágio no Japão seleciona professores da rede estadual de educação -Inscrições ficam abertas até dia 04 de dezembro, prova acontecerá na EFAPE;
2.O vestibular da UNESP – que ocorreu no feriado do dia 15/11 trouxe novidade: a primeira fase do exame deste ano teve uma prova muito interdisciplinar;
3.No próximo domingo, dia 24/11/2019, acontece a primeira fase FUVEST – exame seleciona para o vestibular da USP;
4.Carreira dos professores da rede estadual de Ensino deve ser reestruturada por Doria e prevê aumentos na forma de subsídios. Vale a pena pensar antes de decidir.;
5.Escolas estaduais realizarão a aplicação do SARESP nos dias 27 e 28/11/2019.
Poesia: o velho abrigo da alma…
Arnaldo Antunes, músico, poeta, compositor e artista visual brasileiro, talvez seja hoje o maior exemplo do dialogismo entre a literatura e a música. Nome forte do rock nacional da década de 1980, foi um dos fundadores e líderes de uma das bandas de maior sucesso de nossa música, os Titãs.
O autor utilizando recursos oriundos de tendências literárias como o Concretismo e a Poesia Marginal, Arnaldo Antunes faz um ótimo aproveitamento da imagem, desconstrói a sintaxe e a morfologia e faz uma brincadeira com a palavra “gente”, invertendo as letras de sua última sílaba (E T) para tecer uma crítica ao individualismo, tão presente na sociedade moderna.