Uma metáfora de Bandeira em tempos de Política, texto de 1956, publicado em 1957.
O professor de Grego
“Ciro contau que:
Quando X assumiu o governo do Estado, tratou logo de colocar seus amigos, que eram numerosos e andavam bem esfomeados. A mudança de política permitiu demitir muita gente, que foi substituída pela gente do novo governador. Eis que, quando já não sobrava lugarão de encher os olhos e o bolso, chegou do interior do Estado mais um amigo do governador, amigo de infância a quem era impossível deixar de atender.
Mas também você se meteu naqueles cafundós, nunca mais deu notícia de si, ponderou o governador. Agora os melhores lugares já estão preenchidos. Em todo o caso, vou pensar no caso. Dê-me uns dias e apareça.
Três dias depois, o amigo voltou ao Palácio. Foi recebido com efusão.
Arranjei uma coisa ótima para você, disse o governador. Uma sinecura! Você vai ser professor de grego no Ginásio do Estado.
Mas eu não sei nada de grego, nem quero saber!
Nem precisa saber. Pela última reforma de ensino, o grego é matéria facultativa, e há dois anos não aparece ninguém para estudar grego. Portanto, tudo que você tem a fazer é comparecer no princípio do mês para receber seus vencimentos.
O amigo achou ótimo e foi nomeado. Era aí por junho; até o fim do ano não houve dúvida na sua felicidade de comensal à mesa do orçamento do Estado. Mas no começo do ano seguinte principiou ele a temer que se apresentasse no ginásio algum rapazola extravagante com vontade de aprender grego. O professor ia à secretaria do Ginásio e indagava do secretário se entre os matriculados havia algum inscrito para a cadeira. O secretário, muito amável, respondia que não, mas que aqueles rapazes deixavam tudo para a última hora e era bem possível que o professor tivesse a satisfação de conseguir um aluno. Não sabia o secretário era justamente o que o professor não queria!
Afinal, na véspera de se encerrarem as matrículas, surgiu um desalmado que desejava aprender grego para ler Homero no original. O professor ficou aterrado e correu para o Governador. Queria a demissão imediatamente, para não ficar desmoralizado.
Arranje-me outra coisa, pediu aflito o amigo.
Calma homem. Não vá ao Ginásio na primeira semana. Raro é o professor que vai. Até lá é possível que o matriculado desista do grego. Passe por aqui dentro de uma semana. Verei o que se pode fazer.
Não foi preciso outro lugar para o amigo do governador. Ele continuou como professor de grego. O aluno é que desistiu. Isto é, não desistiu, foi preso e expulso do Estado como comunista. A notícia se espalhou e nunca mais apareceu ninguém no Ginásio com veleidades de aprender grego.
1. Aulas na REDE ESTADUAL DE ENSINO retornam dia 26/07/2022 – próxima terça-feira;
2. Matrículas de estudantes no Estado de São Paulo para 2023 – nas escolas públicas – vão até o dia 05/08/2022 pela SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL ou pelo APP – MINHA ESCOLA SP.
3. Enem 2022 tem 3.396.632 inscrições confirmadas para a realização das provas do exame nos dias 13 e 20/11/2022.
4. As inscrições para o vestibular da Unicamp 2023 começam em 01/08/2022.
5. Ainda há vagas para a Educação de Jovens e Adultos – segundo semestre de 2022. Escolas que oferecem EJA em Batatais: 6º ao 9º ano: Escola Municipal Alzira Acra – Ensino Médio: EE “ Antônio Augusto Lopes de Oliveira Júnior “ e EE “ Cândido Portinari”.
Poesia: o velho abrigo da alma
Manuel Bandeira
Um sorriso
Vinha caindo a tarde. Era um poente de agosto.
A sombra já enoitava as moitas. A umidade
Aveludava o musgo. E tanta suavidade
Havia, de fazer chorar nesse sol-posto.
A viração do oceano acariciava o rosto
Como incorpóreas mãos. Fosse mágoa ou saudade,
Tu olhavas, sem ver, os vales e a cidade.
– Foi então que senti sorrir o meu desgosto…
Ao fundo o mar batia a crista dos escolhos…
Depois o céu… e mar e céus azuis: dir-se-ia
Prolongarem a cor ingênua de teus olhos…
A paisagem ficou espiritualizada.
Tinha adquirido uma alma. E uma nova poesia
Desceu do céu, subiu do mar, cantou na estrada…