ENEM 2020 – como foi o primeiro dia da prova e quais são os próximos passos para não ser prejudicado no exame?
No último dia 17 foi realizado o primeiro dia de provas do ENEM 2020. Com 45 questões objetivas de ciências humanas e linguagens, além da redação, o primeiro dia de prova teve os portões abertos a partir das 11h30 e terminou às 19h.
Os problemas apresentados no primeiro dia envolveram desde candidatos sendo barrados para fazer a prova devido à superlotação de algumas salas em tempo de pandemia a abstenção muito alta: 51,5%.
Quanto à superlotação, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) – responsável pela organização da prova e aplicação –não fez a logística de distribuição dos candidatos ocupando somente 50% da capacidade da sala conforme protocolos de segurança exigidos pelos órgãos de saúde.
Já a taxa de abstenção foi a maior de todos os tempos do Enem – que começou a ser aplicado em 1998 – com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica. Estudantes que foram impedidos de fazer a prova podem solicitar remarcação do exame ao INEP para fevereiro. Aqui em Batatais não tivemos esse problema, todos os estudantes que foram ao local de prova fizeram a avaliação.
Na avaliação percebemos que temas polêmicos não apareceram nas questões do primeiro dia: ditadura militar, regimes totalitários, grandes guerras mundiais, discriminação, racismo e homofobia.
Em uma das questões, os jogadores de futebol Neymar e Marta apareceram para discutir e analisar a diferença salarial entre homens e mulheres, mostrando o machismo presente na sociedade e a desigualdade de gêneros:
Na prova de redação, o tema para que o aluno escrevesse um texto dissertativo argumentativo foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” – que além de ser muito discutido no ano de 2020 também trouxe uma boa coletânea para auxiliar o candidato na escrita do seu texto.
Os candidatos precisam ficar atentos aos próximos prazos do Enem:
• 18 de janeiro- candidatos que foram ao primeiro dia de Enem 2020 e sentiram sintomas de doenças infectocontagiosas já podem entrar na Página do Participante e pedir a reaplicação do 2º dia.
• 24 de janeiro (domingo): 2º dia de provas. Os portões abrem às 11h30 (horário de Brasília) e fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 18h30. Quem foi barrado no primeiro dia deve comparecer ao segundo dia de prova.
• 25 de janeiro (segunda): Inep abre prazo para candidatos que se sentiram prejudicados por questões de logística e infraestrutura pedirem reaplicação do Enem 2020. Entram nessa condição os alunos barrados por encontrarem salas lotadas no primeiro dia de prova. E também quem perdeu o segundo dia de provas por apresentar sintomas de doenças infectocontagiosas como Covid.
• 25 a 27 de janeiro: Inep divulgará o gabarito oficial do 1º dia de exame (prova de linguagens e ciências humanas) e até o terceiro dia útil após o 2º dia de prova.
• 29 de janeiro: último dia de prazo para pedir reaplicação do Enem 2020.
• 23 e 24 de fevereiro: dia da reaplicação do Enem 2020 para estudantes do Amazonas e de duas cidades de Rondônia que suspenderam as provas devido à pandemia. Também farão as provas nesta data os candidatos que tiveram os pedidos de reaplicação aceitos por terem sintomas de Covid ou terem sido prejudicados por problemas de infraestrutura.
• 29 de março: divulgação das notas
Nas trilhas da Educação…
1.Aulas presencias retornam em 01/02/2021 nas escolas de Batatais com 35% dos alunos nas escolas particulares e 20% nas escolas púbicas – devido à diferença de quantidade de alunos entre as escolas públicas e privadas – respeitando os protocolos do Plano São Paulo.
2.Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – abre período de inscrições para 2021 e prazo vai até dia 26 de fevereiro, de maneira online: http://www.projetoguri.org.br/
3.ETEC realizou o período de matrícula dos alunos que passaram em primeira chamada de 20 a 22/01/2021. A segunda chamada será divulgada no dia 29/01/2021.
Fica a Dica!
Escrito por Lilia Moritz Schwarcz – professora da Universidade de São Paulo e ilustrado por Spacca – cartunista – o livro reconta uma parte da História do Brasil – a vinda da família real para o Brasil utilizando o gênero textual história em quadrinhos. Para o leitor apaixonado em História – terá um panorama desse período com uma linguagem leve e rápida.
Outra questão interessante da obra está no final do livro em que aparece uma cronologia dos principais fatos históricos dessa época e os desenhos de produção mostrando a composição e estudo dos personagens feitos pelo cartunista. Fica a dica!!!!
Poesia: o velho abrigo da alma
O cântico da terra
Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.
Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranqüila ao teu esforço.
Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.
Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.
A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.
E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranqüilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.
Poema de Cora Coralina
texto base para questão do ENEM 2020