3 mitos sobre empregabilidade que precisamos desconstruir agora
As habilidades necessárias no mercado de trabalho do futuro não serão as mesmas das valorizadas hoje.
Veja como toda a sociedade pode se preparar para essa mudança
POR ENTRETANTO
O aumento da longevidade e o ritmo crescente das mudanças tecnológicas têm implicações significativas em como preparamos os alunos para o sucesso a longo prazo na vida e no trabalho. “Demógrafos previram que já nasceu a primeira pessoa que viverá até os 150 anos. Isso significa que as crianças que ingressam na escola hoje possivelmente serão a primeira geração de trabalhadores com 100 anos de carreira. Como educadores, precisamos nos questionar como podemos prepará-los para esse futuro e para melhorar sua empregabilidade”, disse a Dra. Kristen DiCerbo, vice-presidente de Learning Research & Design da Pearson.
Em webinar realizado nesta quarta-feira (05/02) sobre as habilidades que tornam pessoas empregáveis, ela elencou três mitos sobre empregabilidade que precisam ser desconstruídos agora para podermos melhor preparar os estudantes para o mercado de trabalho do futuro e para continuarem aprendendo ao longo da vida:
MITO 1 – Empregabilidade é uma preocupação apenas do Ensino Superior
O desenvolvimento dessas capacidades deveria começar antes mesmo de a carreira ser uma preocupação dos estudantes. “Este mito talvez seja um dos grandes responsáveis pela diferença brutal entre o que os diretores acadêmicos e os empregadores pensam sobre a educação de habilidades para o futuro”, pontuou a Dra. DiCerbo, que também é Ph.D. em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual do Arizona.
Um estudo da Fundação Gallup mostrou que, enquanto 96% dos diretores acadêmicos acreditam que estão equipando seus alunos para um emprego no futuro, apenas 11% dos empregadores pensam que as instituições de ensino estão efetivamente preparando os estudantes para o mercado de trabalho.
Outra pesquisa, conduzida com CEOs pela PwC, apontou que “a disponibilidade de pessoas que possuem habilidades de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e habilidades unicamente humanas (por exemplo, criatividade, empatia, colaboração), cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho de hoje, não consegue acompanhar a demanda”.
MITO 2 – As habilidades de empregabilidade são novas
Elas não são novas, mas é verdade que se tornam mais importantes agora do que em qualquer período da História. “E as habilidades que estarão em alta nos empregos daqui a cinco ou dez anos são, essencialmente, humanas”, afirmou a especialista.
De acordo com a pesquisa “O futuro das habilidades: empregabilidade em 2030”, realizada pela Pearson, existem 10 principais habilidades e conhecimentos associados às ocupações em ascensão. São elas:
Estratégias de aprendizado
Psicologia
Instruir
Percepção social
Sociologia e Antropologia
Educação e treinamento
Coordenação
Originalidade
Fluência de ideias
Aprendizado ativo
MITO 3 – Empregabilidade se resume a moldar pessoas para um trabalho específico
Na verdade, a empregabilidade aborda as habilidades que precisamos como pessoas para sermos bem sucedidos hoje e no futuro. A Dra. DiCerbo elencou algumas delas:
“Em primeiro lugar, devemos levar em conta as competências de produtividade, aquelas que fazem com que as pessoas sejam produtivas em seus trabalhos. Já as competências transacionais ajudam os indivíduos a manterem seus empregos e a progredirem neles. O domínio da língua inglesa também é crucial no mercado do futuro. E, mais importante de tudo, aprender a aprender é vital para que os profissionais estudem ao longo de toda a vida para adquirir novas habilidades.”
http://entretantoeducacao.com.br/educacao/3-mitos-sobre-empregabilidade-que-precisamos-desconstruir-agora/
Espaço escola
A semana que iniciou o ano letivo de 2020, trouxe para todas as escolas da rede pública estadual de ensino uma semana de ACOLHIMENTO, que deve ser entendida como uma estratégia que dá início às práticas pedagógicas alicerçadas nos princípios da educação integral. Cultivada entre os estudantes, familiares e servidores de modo que possam, desde o primeiro contato, perceber as oportunidades que a escola oferece, permitindo a integração e a convivência social de todos, a partir do diálogo e trocas de experiências.
A E.E. Antônio Augusto Lopes de Oliveira desenvolveu com seus alunos a dinâmica da Escalada em que os alunos associaram aos estágios de subida da montanha as metas para realização dos sonhos. Parabéns a toda equipe pelo trabalho realizado:
Poesia: o velho abriga da alma
“Um Homem e o seu Carnaval”, de Carlos Drummond de Andrade (do livro Brejo das Almas, 1934)
“Deus me abandonou
no meio da orgia
entre uma baiana e uma egípcia.
Estou perdido.
Sem olhos, sem boca
sem dimensão.
As fitas, as cores, os barulhos
passam por mim de raspão.
Pobre poesia.
O pandeiro bate
É dentro do peito
mas ninguém percebe.
Estou lívido, gago.
Eternas namoradas
riem para mim
demonstrando os corpos,
os dentes.
Impossível perdoá-las,
sequer esquecê-las.
Deus me abandonou
no meio do rio.
Estou me afogando
peixes sulfúreos
ondas de éter
curvas curvas curvas
bandeiras de préstitos
pneus silenciosos
grandes abraços largos espaços
eternamente.”
Fica a Dica!
Sinopse: Cada vez mais rápida, a revolução tecnológica pode facilmente ultrapassar o desenvolvimento das estratégias educativas. O clássico regime de aulas expositivas agora dá lugar às metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista da aprendizagem e desenvolvem competências de forma criativa e reflexiva para a resolução de problemas. A primeira parte deste livro aborda como é possível renovar a sala de aula. Na segunda parte, são descritas mais de 40 estratégias, destinadas tanto à educação básica quanto ao ensino superior, para colocar as mudanças em prática. Fausto Camargo e Thuinie Daros organizam as estratégias de modo simples e direto, permitindo sua aplicação imediata a partir de diversos métodos e recursos práticos destinados à inovação.
Nas trilhas da Educação…
1.Professores podem consultar materiais de apoio e pautas para ATPCs ( atividades de trabalho pedagógico coletivo) no site da EFAPE : http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=8898
2.Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biologia – prazo até 10 de março de 2020 : http://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/index
3.Abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – prazo até dia 24/04/2020.
4.OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia será dia 15/05/2020.