Hora de nos avaliarmos e prestar as contas do ano Letivo.
Temos a sensação de que o ano letivo voou. 2019 começou ontem e já terminou hoje. A correria para receber os grandes protagonistas do processo, novos projetos, caminhada para realização de novos sonhos… Tudo passou muito rápido, e agora é hora de analisarmos o que ocorreu neste ano. É um momento de uma autoavaliação crítica deve penetrar fundo no nosso “eu” para respondermos à pergunta: o que fiz para contribuir com o crescimento do ser humano?
Todo fechamento de ano deve partir da avaliação do Plano de Ação do ano que ora termina com um questionamento: todas as propostas e objetivos foram alcançados? Analisar as realizações de cada setor para corrigir as distorções; criar mecanismos para fazer um balanço sobre os avanços no aprendizado; realizar autoavaliação de todos os segmentos da instituição, de serviços gerais aos gestores, para que todos se assumam dentro do processo, e assim melhorar o desempenho no novo ano; coletar sugestões de projetos inovadores, pois a mudança é necessária; por fim, talvez a mais interessante atitude, reunir toda equipe pedagógica para um Conselho de Classe bem estruturado e reflexivo, porque este é um momento decisivo na vida escolar de muitos alunos.
Feitas todas as reflexões necessárias, é o momento de traçar um plano para o próximo ano. Após a identificação dos sucessos, fracassos e pontos a serem melhorados, traçam-se novas metas propondo soluções, identificando as mudanças mais urgentes estabelecendo prazos para executá-las. Quanto mais o professor reflete sobre sua prática, melhores os resultados.
O planejando escolar deve ser estruturado com muita responsabilidade, porque é instrumento que traz benefícios para professores, alunos e a escola, pois existe a troca de experiências, participação na gestão escolar, melhora a qualidade de ensino, aprimoramento constante na escola a partir das experiências do cotidiano. Traçado no final do ano, revisto em fevereiro para possíveis alterações, devendo ser reavaliado ao longo do período letivo para correção das possíveis distorções, mantendo o foco no que é mais importante: a aprendizagem do aluno.
Assim, o final de um ciclo letivo é o momento de olhar para trás, colocar tudo na balança e perguntar: minhas ações geraram resultados positivos, contribuindo para o crescimento do ser humano? Só você, Professor, pode responder!
ESPAÇO ESCOLA
A escola estadual Cândido Portinari foi selecionada para participar da apresentação do Método de Melhoria de Resultados da Secretaria de Educação de São Paulo em Ribeirão Preto. O evento ocorreu no dia 10/12/2019 e contou com a participação de sete escolas da região. O objetivo do projeto é melhorar o aprendizado de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com a formulação de planos de trabalho personalizados e monitorados pela própria comunidade escolar. O método é utilizado desde o planejamento estratégico para o ano letivo e passa por etapas como identificar os desafios, planejar formas de superá-los e implantar as soluções elaboradas. A escola Cândido Portinari foi selecionada pelo excelente desempenho em língua Portuguesa.
Apresentação das Boas práticas- MMR, da EE Cândido Portinari. Com Solange Navarro Fabbri (Diretora da Escola Cândido Portinari) Jorge Lemasson Azenha e Ana Claudia Ribeiro (Supervisores de Ensino)
Fica a dica!!!!
SINOPSE
A modernidade líquida – um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível – em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos, um amor líquido. Zygmunt Bauman, um dos mais originais e perspicazes sociólogos em atividade, investiga nesse livro de que forma nossas relações tornam-se cada vez mais “flexíveis”, gerando níveis de insegurança sempre maiores. A prioridade a relacionamentos em “redes”, as quais podem ser tecidas ou desmanchadas com igual facilidade – e frequentemente sem que isso envolva nenhum contato além do virtual -, faz com que não saibamos mais manter laços a longo prazo. Mais que uma mera e triste constatação, esse livro é um alerta: não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a nossa capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada. Como exemplo, o autor examina a crise na atual política imigratória de diversos países da União Europeia e a forma como a sociedade tende a creditar seus medos, sempre crescentes, a estrangeiros e refugiados. Com sua usual percepção fina e apurada, Bauman busca esclarecer, registrar e apreender de que forma o homem sem vínculos – figura central dos tempos modernos – se conecta.
Poesia: o velho abrigo da Alma
RECEITA DE ANO NOVO
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
Novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)
Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade , “Receita de Ano Novo”.
Editora Record. 2008.
Nas trilhas da educação…
1.Novo Conselho Municipal do FUNDEB toma posse em Batatais;
2.Escolas Estaduais estão com período de matrícula aberto para Educação de Jovens e adultos;
3.Governo do Estado amplia para 664 escolas de tempo integral.