Coronavírus: aulas são suspensas e professores migram para ensino online
POR ENTRETANTO
Devido a pandemia de Covid-19, educadores mudam suas aulas tradicionais para se adaptarem a um ensino mais digital
Com o cenário atual de pandemia, não tem jeito: educadores devem adaptar suas aulas presenciais a online. Mas, como transformar? Você pode até não saber por onde começar a fazer isso. Por isso que reunimos algumas informações para servir como guia na projeção de uma “nova” maneira de ensinar e aprender. Pensamos em quais dúvidas são mais emergenciais na implementação do método digital e buscamos respostas que atendam a essa demanda de constantes mudanças.
Não esqueça que você deve sempre começar conversando com sua instituição ou pesquisando no site deles, para obter informações sobre os requisitos específicos que eles têm para ministrar cursos on-line.
COMO VOCÊ VAI ENSINAR?
Sua turma será um curso on-line que ainda se reunirá por vídeo/bate-papo em um determinado horário ou será um curso que você trabalhará em seu ritmo? Pensando que alunos podem interromper atividades devido ao COVID-19, é importante pensar que um curso assíncrono.
Para colocar isso em ação, crie um acesso em algum software que possibilitará essa aprendizagem. Aconselhamos que você verifique com sua instituição se há disponibilidade de algum.
Outro ponto importante é pensar na duração de seus vídeos. É aconselhável que haja um tempo de aprendizado de 30 a 50 minutos seguido de pausas. Por isso, considere dividir em pedaços pequenos com tópicos.
COMO OS ALUNOS SE ENVOLVERÃO?
Medir interação dentro do ambiente escolar é mais fácil do no online. Agora, o desafio é como obter o mesmo nível de engajamento em um curso online. Nossa dica para este ponto é investir em fóruns de discussões e trabalhar com pequenos grupos para ajudar no aumento de envolvimento. Nesses fóruns, prefira fazer perguntas abertas para estimular que os estudantes deem opiniões.
Outro aspecto a ser explorado é oferecer atividades diferentes para entender qual modalidade resulta em melhores interações que desenvolvam um pensamento crítico.
Uma outra maneira interativa de envolver a classe (e diminuir um pouco da sua carga de trabalho) é dar a cada grupo um tópico diferente e fazer com que eles criem um pequeno vídeo e algumas avaliações sobre o tema – outros alunos o curso seria obrigado a participar.
COMO VOCÊ VAI SE COMUNICAR?
Aqui, você precisa identificar qual será a sua principal forma de transmitir informações. Nossa dica para este tópico é usar e-mail, criar anúncios em seu sistema de gerenciamento de ensino ou na própria plataforma que for usar online. Lembre-se sempre de comunicar aos seus alunos por qual meio acontecerão esses comunicados.
Caso opte por e-mail, use sempre a conta da escola para enviar informações em massa. É mais seguro, rápido e oferece soluções fáceis de arquivamento. Claro, pode ser mais complicado porque pense que você terá diversos alunos respondendo a esses e-mails. Por isso, fique atento e adeque medidas conforme suas necessidades.
Se, por acaso, você escolher em disparar informações pelo seu software de curso online, use o espaço para distribuir novas tarefas e leituras sugeridas. Essa plataforma é mais abrangente na distribuição de comunicados.
COMO VOCÊ AVALIARÁ O APRENDIZADO?
Esta é a pergunta final. Você tem suas tarefas definidas há semanas, sabe o que elas deveriam alcançar no seu curso presencial. Agora, você precisa realmente analisar se esses meios de avaliação funcionarão em um ambiente online ou se precisará reunir algumas avaliações de um tipo diferente.
Como mencionado anteriormente, os fóruns de discussão são uma ótima maneira de apresentar alguns pontos. Uma maneira possível de classificá-las seria duas vezes por semana – uma vez no meio, que examina as perguntas ou comentários que eles colocaram, e uma vez no final, para responder a outras postagens. Pense, também, em adaptar atividades que já usa presencialmente.
As avaliações de aprendizado online podem incluir tarefas de leitura direcionada seguidas de um questionário de leitura rápida, assistir a vídeos (sim, existem maneiras de rastrear quem assistiu e quem não assistiu), tarefas típicas de trabalhos de casa (que podem ser automaticamente classificadas para você).
No momento, pode parecer que esse é um feito impossível de realizar em um curto espaço de tempo, mas você pode fazer isso! Procure ajuda de colegas, editores e da web. Existem muitos outros recursos disponíveis para ajudá-lo a superar essa mudança e, quem sabe, você poderá obter um resultado positivo na forma de notas mais altas, feedback positivo dos alunos e maior envolvimento!
http://entretantoeducacao.com.br/educacao/coronavirus-aulas-sao-suspensas-e-professores-migram-para-ensino-online/
Nas trilhas da Educação…
1.Fatecs divulgam calendário do Vestibular para segundo semestre deste ano -Período para solicitar redução de 50% e isenção total do valor da taxa de inscrição vai de 17 de abril até 4 de maio;
2.Aulas da rede estadual de SP e da Rede Municipal de Batatais começam a ser suspensas a partir desta segunda-feira -23/03/2020 -Medida visa diminuir risco de transmissão do novo coronavírus;
Espaço escola
A atividade abaixo faz parte de um e-book produzido por Manuela Molina Cruz que pode ser baixado no site www.mindheart.co/descargables e traz atividades para que professores possam explicar de forma lúdica toda essa pandemia que estamos passando para as crianças.
Poesia: o velho abriga da alma
“Super-herói de verdade” de Allan Dias Castro
poeta gaúcho – Do livro: Voz ao verbo
“As pessoas mais fortes
Não são as que fazem mais força
Para esconder suas fraquezas.
São as que encontram na vulnerabilidade
A sua maior defesa.
Sempre ouvi que, para encarar este mundo tão duro,
Eu precisava de ideias concretas,
E de um coração de pedra batendo num peito de aço.
Eu tinha que ser firme, consistente,
E se isso não fosse convincente, estaria aí o meu
fracasso.
Se chorar, perdeu.
Engrossa essa voz e diz que não doeu.
Mas quem consegue ser assim tão seguro?
Quem é que nunca teve medo do escuro?
Ou medo de vaia?
É mais fácil tentar apagar o brilho
Daqueles que se expõem quando agem,
Do que perder o medo que a máscara caia
Para encarar a vida com a cara e a coragem.
O corajoso de verdade
Não é o que não tem medo nenhum,
É o que perde apenas um:
O medo da sinceridade.
A gente quer bancar o herói
E não vê que todo o peso de existir
Está nessa fantasia de poder que usa por aí.
Sem notar que ficar preso ao orgulho
É o que não nos deixa voar.
Tem que ser sempre super-mãe, super-mulher,
Super-homem, super-filho.
É preciso assumir que uma hora cansa.
Vamos trocar essa cobrança
De que a gente tem que ser forte o tempo inteiro
E não engolir desaforo
Pelo superpoder de ser feliz
De quem não engole o choro.
Só assim a gente vai poder colocar para fora
Tudo de bom que está aqui dentro.
Porque vem da leveza a força de que é preciso. Aí, de vez em quando, sai até um sorriso”.
Fica a Dica!
Sinopse:
Como aprendemos a viver, pensar, decidir e agir na atmosfera densa e mutante da era digital global? Que papel está ocupando a escola convencional neste processo? É possível ter uma escola verdadeiramente educativa, que ajude cada indivíduo a se construir de maneira autônoma, sábia e solidária? Nesta obra, Ángel I. Pérez Gómez explora o que significa aprender a se educar no complexo contexto contemporâneo e defende o desenvolvimento de uma escola educativa – um espaço público para ajudar cada cidadão a construir-se como pessoa “educada”, apta a escolher e desenvolver o seu próprio e singular projeto de vida nos âmbitos pessoal, social e profissional.
Sinopse:
A tecnologia aplicada à Educação, como forma de incluir a todos no mundo globalizado em que vivemos, é um tema que está presente e vem despertando o interesse de educadores preocupados em transformar e adequar o seu saber fazer com excelência. Este livro reúne 14 capítulos escritos por profissionais de instituições diferentes, mas que, entretanto, veem a Educação como transformadora e elaboraram trabalhos em que a tecnologia norteia sua docência.