Dicas para você se planejar e conseguir aprender mais coisas em 2021
POR ENTRETANTO
Como mostrou a segunda edição da Global Learner, pesquisa realizada pela Pearson, que ouviu mais de 7 mil alunos em 7 países, a cada 4 pessoas, 3 acreditam que o aprendizado mudará fundamentalmente como resultado da pandemia. O ensino on-line será uma parte essencial das experiências para consumidores de todas as idades, e mais pessoas devem buscar recapacitação e aprimorar suas aptidões.
As tendências do mundo pós-pandemia apontam para o caminho em que a tecnologia, o aprendizado self-service e a motivação para o aperfeiçoamento das aptidões andarão de mãos dadas.
Para te ajudar a se planejar e aprender mais coisas este ano, a Entretanto elencou algumas dicas para você colocar em prática:
Autonomia para o aprendizado self-service
A obtenção do conhecimento é cada vez mais entendida como um processo autônomo. Assim, ferramentas adaptativas, que personalizam o aprendizado conforme o seu ritmo, necessidades e interesses são boas apostas na jornada do conhecimento.
Não perca tempo. Matricule-se já!
Todo mundo quer aprender alguma coisa, mas, às vezes, não sabe por onde começar. Quem der o primeiro passo, certamente sairá na frente. Por isso, se aquilo que você quer aprender exige algum tipo de inscrição prévia, seja um curso gratuito ou pago, não perca a oportunidade, matricule-se!
Abuse da tecnologia
A pandemia acelerou a Revolução Tecnológica e, se no início pareceu assustador, hoje, não dá para imaginar o aprendizado sem uma grande e importante parcela do uso da tecnologia. Abuse de cursos gratuitos no Youtube, pílulas em sites de educadores famosos ou aplicativos de aprendizados diversos e gamificação, por exemplo.
Estabeleça metas a serem cumpridas
Sua meta é aprender mais coisas? Transforme essa grande meta em pequenos objetivos, dividindo tudo o que você quer aprender em tópicos menores. Quando você completa suas metas, se sente motivado a seguir estudando mais. O importante é que o plano seja realista à sua rotina e, se perceber que não está rendendo, mude-o.
Utilize técnicas do microlearning, já que treinamentos extensos não retêm a atenção de forma eficiente. A estratégia de dividir o conteúdo em pequenas doses diárias contribui para um consumo mais rápido e, além disso, ajuda a reter o aprendizado.
Encontre prazer em aprender
Aprender precisa ser algo prazeroso, mesmo que às vezes pareça um caminho difícil. Então, encontrar o equilíbrio entre a necessidade de aprender ou se aperfeiçoar e o prazer do processo, é algo que certamente vai te ajudar a alcançar o seu objetivo e não desistir no meio do caminho.
Agora é só aproveitar essas dicas para você se planejar e absorver mais conhecimentos.
Fica a Dica!
Abaixo trago um conto do livro Contos tradicionais do Brasil de Luiz da Câmera Cascudo – que se preocupava muito com a literatura oral brasileira e reuniu neste livro 100 contos em doze seções. Facécias é o nome da seção de onde tirei o conto do livro, pois apresenta personagens simples do cotidiano vivendo situações estranhas, engraçadas, que chamam a nossa atenção, que ensinam, que causam estranheza, que alegram, que falam da nossa gente.
Adivinha, adivinhão!
“Era uma vez um homem muito sabido, mas infeliz nos negócios. Já estava ficando velho e continuava pobre como Jó. Pensou muito em melhorar sua vida e resolveu sair pelo mundo dizendo-se adivinhão. Dito e feito. Arranjou uma trouxa com a roupa e largou-se.
Depois de muito andar, chegou ao palácio de um rei e pediu licença para dormir. Quando estava jantando, o rei lhe disse que o palácio estava cheio de ladrões astuciosos. Vai o homem e se oferece para descobrir tudo, ficando um mês naquela beleza. O rei aceitou.
No outro dia o homem passou do bom e do melhor e não descobriu coisa nenhuma. Na hora do jantar, quando o criado trazia o café, o adivinho exclamou, referindo-se ao dia que passara:
– Um está visto!
O criado ficou branco de medo, porque era justamente um dos larápios. No dia seguinte veio outro criado, ao anoitecer, e o adivinhão repetiu:
– O segundo está aqui!
O criado, também gatuno, empalideceu e atirou-se de joelhos, confessando tudo e dando o nome do terceiro cúmplice. Foram presos, e o rei ficou satisfeito com as habilidades do adivinho.
Dias depois roubaram a coroa do rei, e este prometeu uma riqueza a quem adivinhasse o ladrão.
O adivinho reuniu todos numa sala e cobriu um galo com uma toalha. Depois explicou que todos deviam passar a mão nas costas da ave. O ladrão seria denunciado pelo canto do galo.
O adivinho, cada vez que alguém ia meter o braço debaixo da toalha, fazia umas piruetas e dizia, alto:
Adivinha adivinhão,
A mão do ladrão!
Todos acabaram de fazer o serviço, e o adivinho mandou que mostrassem a palma da mão. Dois homens estavam com as mãos limpas, e os demais, sujos de fuligem.
– Prendam estes dois que são ladrões da coroa!
Os homens foram presos e eram eles mesmos. A coroa foi achada. O adivinho explicou a manobra. O galo estava coberto de queimado de panela, emporcalhando a mão de quem lhe tocasse nas costas. Os dois ladrões não quiseram arriscar a sorte, e por isso fingiram apenas fazer o combinado, ficando com as mãos limpas.
O rei deu muito dinheiro ao adivinhão, e este voltou rico para sua terra.
Espaço Escola
O retorno às aulas presenciais em Batatais
As aulas começaram a retornar de forma gradual no estado de São Paulo desde o dia 01 de fevereiro. Em Batatais, o retorno, devido ao Decreto Municipal 3933, poderia ser feito desde que não estivéssemos na fase vermelha e com um percentual diferenciado entre as escolas públicas e privadas. Para as públicas, 20 %, e para as particulares 35% dos alunos matriculados por período.
A rede pública municipal começou o atendimento com os alunos do apoio pedagógico nesta semana que se encerra e a partir da semana que se inicia em 22/02/2021, em sistema de revezamento, inicia o processo de avaliação diagnóstica dos alunos.
Na rede pública estadual, as escolas tiveram o início em 08/02/2021 fazendo o atendimento aos alunos em escala de revezamento e com um cronograma diário de retorno e acolhimento socioemocional aos alunos.
A rede privada que tinha o início marcado para 01/02/2021 teve que ficar a primeira semana com ensino remoto devido à reclassificação da região para a fase vermelha e pôde retornar presencialmente somente em 08/02/2021 com a nova reclassificação para a fase laranja.
O que se percebeu até o momento é que a volta às aulas presenciais trouxe muita ansiedade em pais, estudantes e professores, mas que seguindo os protocolos de saúde tudo tem dado certo. Temos que aproveitar o momento para desenvolver nossa resiliência, ou seja, nossa capacidade de enfrentar as dificuldades, aprender com elas e ganhar forças controlando nossa ansiedade e insegurança.
É importante que todos os pais e ou responsáveis fiquem atentos aos comunicados das escolas para não perderem o momento de retorno dos filhos às aulas presenciais depois de onze meses de afastamento do espaço físico da escola.
Nas trilhas da Educação…
1. A batataense Prof.ª Marcela Aleixo da Silva Zapparolli foi designada a partir do dia 05/02/2021 para o cargo de Dirigente Regional de Ensino da região de Ribeirão Preto.
2. Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, 60% dos alunos previstos para o retorno presencial participam da primeira semana de aulas na rede estadual de São Paulo.
3. Projeto do governo do estado de São Paulo leva chip de internet de #GB para os alunos mais vulneráveis da rede estadual de educação. O aluno interessado pode demostrar interesse na SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL e a análise será feita de acordo com os critérios do CadÚNICO
Poesia: o velho abrigo da alma
A morte não é nada (Santo Agostinho)
“A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.
Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.
Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.
Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.
Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.
Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.
A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?
Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho…
Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.”
Na poesia que trago hoje, Santo Agostinho faz uma reflexão sobre a morte e aproveito para homenagear um aluno meu que teve o seu passamento esta semana: O jovem Ary Braga Rezende Neto (foto) – que com apenas 17 anos sempre nos mostrou um sorriso largo pela vida buscando sempre fazer o bem com um olhar carinhoso e meigo. Assim eu quero me lembrar de você, Ary!