Coronavírus: Google Hangouts como recurso gratuito para continuar atividades escolares
A plataforma foi liberada gratuitamente para ajudar na comunicação durante pandemia, incentivando o isolamento social
POR ENTRETANTO
A OMS, Organização Mundial da Saúde, já alertou a necessidade de todos permanecerem em casa para evitar a propagação do Covid-19. Diante deste cenário, é comum que todos se preocupem em como as atividades – que antes eram presenciais – devem prosseguir. Pensando nisso, o Google liberou sua plataforma Hangouts que possibilita professores a darem continuidade a aulas e exercícios.
Para te ajudar a aproveitar ao máximo esse recurso, selecionamos algumas dicas que podem contribuir para a adaptação de atividades educacionais:
Crie grupos de conversas: você pode usar essa possibilidade da plataforma para debater algum tipo de assunto específico como, por exemplo, criar um espaço apenas para disseminar informações sobre o Coronavírus. Já que não podemos estar presentes, devemos propagar o pensamento crítico.
Faça videoconferência: a OMS orientou que o contato físico deve ser extremamente limitado. Diante disso, vamos humanizar o contato online? Você pode fazer os feedbacks dos alunos por meio de videoconferências, os ajudando em suas dificuldades particulares.
Planeje fóruns de discussão: essa atividade é essencial para criar um espaço em que alunos possam tirar suas dúvidas. Sabemos que um conteúdo de nada vale se ele não for direcionado da maneira correta para que todos entendam. Online isso fica ainda mais desafiador! Por isso, para compreender se as teorias estão impactando positivamente os estudantes, busque fazer fóruns de discussões para debatê-las.
Compreendemos a importância do isolamento social e as dificuldades que essa prevenção pode gerar. Mais do que nunca é o momento de pensarmos de maneira coletiva e unir forças para que o distanciamento possa ser o melhor possível. Se você tem a possibilidade de seguir essas dicas, faça.
Poesia: o velho abriga da alma
O treze de abril amanheceu mais triste. Perdemos um dos novos baianos, faleceu Moraes Moreia aos 72 anos e trago hoje uma de suas últimas poesias refletindo sobre esse momento de PANDEMIA que estamos vivendo.
“Uma poesia sempre traz um alento nesses momentos” – Moraes Moreira
SOMBRA
– 28 de março de 2020 – 12:23h –
Nem tudo aquilo que assombra
À escuridão nos reduz
Ouvi dizer que onde há sombra
É certo que haverá luz
Iluminar esses cantos
Será o nosso desejo
Pra revelar os encantos
Daquilo que eu nunca vejo
E mesmo que a sujeição
Se torne um mal que não fito
Teremos sim afeição
Pra combater o neófito
Apesar da nossa sede
Nesses momentos de dor
Fique reparando a rede
Não vai pro mar pescador
Fica a Dica!
Desta vez um filme é minha indicação!!! Uma bela história de amor, que nos faz chorar e muito. Assisti há dois dias e ainda busco explicações para as relações de poder, de empatia, do que é certo ou errado, do que acreditamos ou não na vida em que vivemos, da fé e da esperança que nos envolve no dia a dia.
Sinopse: Milagre na Cela 7‘, filme turco, que é remake de um sucesso coreano, estreou no catálogo da Netflix e na emocionante história, um homem é condenado injustamente pela morte de uma menina e sentenciado à morte. Mas o amor de sua filha é capaz de mudar tudo, até mesmo a vida na prisão, quando ali passa a ser o seu lar.
Espaço escola
Programa Merenda em casa – para alunos das escolas públicas estaduais
Pensando em quem mais precisa, o Governo de SP anuncia o programa Merenda em Casa. Trata-se de uma medida emergencial e temporária para garantir a alimentação dos alunos enquanto estiverem em suas casas por conta da suspensão das atividades presenciais. O Programa Merenda em Casa é voltado aos estudantes da rede estadual de São Paulo, não englobando os estudantes matriculados hoje nas redes municipais. O Programa é financiado com recursos oriundos da alimentação escolar que é de destinação exclusiva a estudantes matriculados na rede estadual de educação
Quem tem direito a receber o benefício: famílias com renda mensal de até 89 reais por pessoa cadastradas no CadÚnico e famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com alunos na rede estadual de São Paulo.
Serão R$55,00 mensais pagos por aluno durante o período de suspensão de aulas.
Para receber o benefício, a família precisa apenas baixar o PicPay e se cadastrar no aplicativo. O cadastro deve ser feito pelo(a) Responsável da Unidade Familiar no CadÚnico ou pela pessoa responsável pelo saque do Bolsa Família.
O dinheiro cairá automaticamente na conta dentro dos prazos estabelecidos pelo Governo. Os recursos poderão ser sacados em qualquer caixa da rede 24hrs, em maquininhas de cartão de crédito ou transferidos para a conta corrente do mercado de sua região. Tudo isso sem qualquer taxa.
Basta seguir os passos:
Nas trilhas da Educação…
- Datas do Enem 2020: Pedidos de isenção da taxa: 6 a 17 de abril;Justificativa de ausência para isenção de taxa: 6 a 17 de abril ;Resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência: 24 de abril; Inscrições: 11 a 22 de maio; Prazo para pagamento: 28 de maio; Provas digitais: 11 e 18 de outubro; Provas tradicionais: 1 e 8 de novembro; Gabarito provas tradicionais: 11 de novembro; Resultado: janeiro de 2021.
- O aplicativo Centro de Mídias SP e TV Educação – da TV Cultura – serão as formas de aula dos Alunos do Estado em tempo de pandemia, a partir de 22/04/2020.