A escola se reinventa, os professores e alunos se reinventam, a família se reinventa e o que este tempo de pandemia deixará de legado para a educação?
A pergunta ainda não está com uma resposta acabada, definitiva, mas sabemos que neste tempo de pandemia, os atores da educação estão se reinventando, pois a suspensão das aulas foi uma medida importante para colaborar no isolamento social, porque a escola é um espaço onde o contato é inevitável.
E para que a educação não pare, todos os envolvidos estão mudando hábitos, rotinas, e até mesmo ganhando um aprendizado que poucos dessa nova geração possuem: usar as tecnologias para o aprendizado e não só como meio de diversão pelos jogos e redes sociais.
Toda essa reinvenção fez com que a escola aproveitasse as ferramentas de tecnologia educacional: plataformas e ambientes virtuais de ensino, para garantir os processos pedagógicos de aprendizagem. Os sistemas de ensino, a educação pública já estão produzindo vídeoaulas, transmissões ao vivo, exercícios online, entre outros para a educação básica. Todo esse esforço se faz para manter os estudantes em um ritmo de estudo, mesmo estando distantes do espaço presencial da escola, apesar das dificuldades.
Não podemos deixar de lado o fato de essa nova proposta colocar à margem milhares de estudantes que não têm acesso à internet e também professores que foram colocados nesta empreitada sem formação técnica para direcionar processos de aprendizagem em ambientes virtuais.
Porém, estes, com a garra que todos possuem, estão correndo atrás e aos poucos se engajando nesses novos processos de ensino aprendizagem.
Outro ator desse processo, que está se desdobrando em novas funções com uma rotina pesada de teletrabalho, além dos afazeres domésticos e do acompanhamento das atividades escolares dos filhos, é a família, que inclusive, neste momento, começa a ter um novo olhar para os professores, valorizando-os um pouco mais.
Por tudo isso fica a pergunta proposta no início do texto e acredito que o grande legado será o fortalecimento do ensino híbrido – já muito usado na rede privada e pouco na pública – que mescla um ensino presencial com o virtual dentro e fora da escola e – este veio para ficar – e a valorização do professor – profissão há décadas desvalorizada pela sociedade.
Nas trilhas da Educação…
1. Secretaria da Educação de São Paulo disponibiliza Word, Excel e outros programas gratuitamente para toda rede por meio de parceria com a Microsoft: servidores e alunos podem baixar Office 365 em até cinco dispositivos
2. As inscrições do Enem começaram dia 11/05/2020 e vão até dia 22/05/2020 – Não percam!
3. Atenção: quem optar por fazer inscrição no ENEM digital não poderá prestar FUVEST e UNICAMP porque as datas das provas coincidem em 2020.
Fica a Dica!
Sinopse: Com esta obra o autor nos convida a um encontro conosco para que nos tornemos pessoas melhores através do autoconhecimento. Aqui temos um chamamento para o nosso interior com pitadas de conhecimento e de análises feitas pelo escritor e psicólogo Rossandro Klinjey.
Espaço escola
Entrega de materiais escolares aos alunos em quarentena
As Escolas Estaduais de nossa cidade entregaram material escolar aos alunos com toda segurança e protocolo de prevenção ao COVID -19: horário marcado para que não houvesse aglomeração de alunos, uso de máscaras, álcool em gel na entrada, distanciamento de um metro e meio entre as pessoas. Nas fotos, a entrega realizada pela E.E. Cândido Portinari – de 06 a 08 de maio.
Poesia: o velho abriga da alma
Incenso fosse música
isso de querer ser
exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai
nos levar além
Paulo Leminski
Erramos:
Na edição anterior, o número de WHATSAPP da Escola Estadual Sílvio de Almeida saiu errado. O número correto é 16-3761-2438