Assim caminha a preparação para o Enem …
O maior exame de entrada dos alunos no ensino superior – o ENEM – passa por momento delicado, sem data prevista para acontecer, apenas pesquisa feita entre os inscritos, mas sem batida de martelo, devido à falta de ministro da Educação que não se resolve, e pelo momento de pandemia que vivemos. Mas passados todos esses tropeços, o exame acontecerá, independente de data, e o que o professor pode fazer para ajudar seus alunos mesmo de forma remota?
Com a pandemia, em momento de distanciamento social, o professor pode continuar ajudando seus alunos, pois é fundamental que o aluno interessado em uma vaga pelo SISU não deixe de se preparar, apesar de todas as adversidades do momento.
Muitas têm sido as ações para ajudar aos alunos. No âmbito da Secretaria Estadual de Educação, cursos a distância foram criados aos sábados pelo aplicativo do Centro de Mídias SP, as escolas particulares mantêm o ritmo de suas aulas a todo vapor, de forma remota e com excelentes plataformas educacionais.
Muitos alunos de escolas estaduais têm dito que sentem falta do seu professor, com quem ele tem intimidade, conhece de dentro da sala de aula. Por isso, muitos educadores estão criando alternativas para essas turmas com plantões de dúvidas em aplicativos. Mas ainda precisaria intensificar o trabalho com esses alunos que estão terminado o Ensino Médio na rede pública para não ficar ninguém de fora. Buscar outros meios através de roteiros de estudos específicos para a prova, envio de e-mail ou outras formas acordadas entre professores e alunos.
Outra dica que fica neste momento também para alunos é usar o tempo para fazer leituras de obras de grandes escritores da literatura, porque além de ajudar o tempo a passar, desenvolve o hábito de leitura, e pode ajudar em uma das principais habilidades do ENEM: ler e interpretar textos. Os grandes escritores também tendem a aparecer nas questões de linguagens e além disso, podem constituir repertório para a redação.
A reviravolta está aí para todos, escola se reinventando, professores fazendo o que podem para dar sequência à preparação dos alunos, alunos correndo atrás do prejuízo. Com tudo isso, esperamos que a educação seja colocada no centro das atenções pela sociedade, pelos gestores públicos e privados, e que logo o MEC tenha uma cabeça que pense educação como ela deve ser pensada: com respeito!
Espaço escola
O destaque hoje vai para o Concurso de Redação do Hospital do Amor que traz premiações e uma reflexão com o tema Qualidade de vida e Pandemia: como cuidar de si e dos outros em tempos de incertezas?
O público-alvo do concurso são os alunos das Escolas Estaduais do Estado de São Paulo. Procure sua escola e participe.
O VIII Concurso de Redação acontece em 5 (cinco) fases:
Fase I – Período de produção das Redações nas escolas de 01/07 até 14/08 de2020;
Fase II – Banca de Avaliação nas escolas de 17/08 até 31/08 de 2020 e Envio das
Redações para as Diretorias Regionais de Ensino até 31/08 de 2020;
Fase III – Banca de Avaliação nas Diretorias Regionais de 01/09 até 14/09 de 2020 e envio das Redações para o NEC até 14/09 de 2020;
Fase IV – Banca de Avaliação no Hospital de Amor de 15/09 até 05/10 de 2020;
Fase V – Cerimônia de Premiação e Estágio no Hospital de Amor será definida a partir do mês de outubro.
Nas trilhas da Educação…
1.Secretaria de Educação de São Paulo encaminhou para parecer do Conselho estadual de Educação o currículo do ensino médio – Com novo currículo, estudantes terão possibilidade de escolher seus itinerários formativos para aprofundarem seus conhecimentos; implantação começará apenas pela 1ª série em 2021.
2.SISU – 2º PROCESSO SELETIVO DE 2020 – teve o período de inscrição de 7 a 10 de julho de 2020 e resultado sai dia 14/07/2020.Prazo para participar da lista de espera é de 4 a 21 de julho.
3.E o MEC? Cadê o Ministro? Descaso geral com a Educação Brasileira! Aliás, Saúde e Educação!!!!
Fica a Dica!
De leitura obrigatória, devido a tantos preconceitos que vemos na sociedade moderna, neste livro a filósofa e ativista Djamila Ribeiro traz temas atuais do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Distribuídos em onze capítulos pequenos, mas importantes para discussão e aprofundamento da reflexão dos temas tão presentes na atualidade. Fica a dica!!
Poesia: o velho abrigo da alma
Tecendo a Manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
João Cabral de Melo Neto – escritor modernista