04/01 – Dia Mundial do Braille: 3 projetos de inclusão para se inspirar
Impressora em relevo, Legos adaptados e aulas de Braille: conheça iniciativas que estão mudando a vida de deficientes visuais
POR ENTRETANTO
A escrita foi uma das maiores invenções da humanidade, mas, por muito tempo, as pessoas cegas ficaram às margens dessa conquista. No início do século XIX, portanto, a invenção do francês Louis Braille mudou para sempre a história das pessoas com deficiências visual. A criação do sistema de escrita e leitura em relevo, que conhecemos como sistema Braille, marcou uma nova era de inclusão.
Dia 4 de janeiro se comemorou em todo o mundo o Dia do Braille e, ao longo dos anos, outras grandes e pequenas iniciativas de inclusão se somam à criação do sistema para transformar muitas vidas.
Conheça 3 projetos para se inspirar:
Jovens professores de Braille
O projeto Braille Básico, finalista da 5ª edição do Desafio Criativos da Escola, em 2019, chegou para transformar a vida de toda a comunidade de uma escola, no Rio Grande do Sul.
Diante das dificuldades de acessibilidade, o aluno da 2ª série do Ensino Médio, Victor Lucena, viu uma oportunidade de ensinar aos demais colegas e funcionários a língua pela qual se comunica e, assim, quebrar preconceitos e estereótipos relacionados às pessoas cegas. O jovem e outros dois colegas, Jean da Rosa e Victor Machado, criaram um curso sobre o sistema Braille, englobando também melhores formas de lidar com pessoas cegas no que se refere à orientação e mobilidade.
Impressora em comando de voz
Uma impressora capaz de reproduzir textos em Braille é a inovadora criação da estudante brasileira de engenharia Bruna da Silva Cruz, que desenvolveu a máquina Fast Braille. O equipamento solicita que o usuário digite e envie um texto pelo computador ou pelo celular, ou até dite as palavras, para que o conteúdo seja impresso automaticamente em papel em relevo.
A invenção rendeu à jovem de Novo Hamburgo (RS) o segundo lugar no Prêmio Jovem Cientista 2019, que reconhece as pesquisas científicas desenvolvidas por alunos de escolas de Ensino Médio e da educação profissional de nível técnico.
Lego Braille Bricks
A Fundação LEGO, em parceria com a Fundação Dorina Nowill, iniciou um projeto piloto para apoiar a alfabetização de crianças entre 4 e 10 anos. A partir de uma adaptação, os famosos bloquinhos de LEGO se tornaram uma incrível ferramenta de educação inclusiva e trazem o alfabeto Braille – único sistema para a alfabetização de crianças com deficiência visual – e o alfabeto convencional impressos.
A projeção é que, em 2020, os estudantes sejam beneficiados com 10 mil kits de LEGO Braille Bricks que serão distribuídos gratuitamente para escolas públicas, além de formar milhares de educadores para que possam fazer uso do recurso em sala de aula.
Fica a DICA!!!
A história de ‘O conto da aia’ passa-se num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes – tudo fora queimado. As universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa. Os cidadãos considerados criminosos são fuzilados e pendurados mortos no muro, em praça pública, para servir de exemplo enquanto seus corpos apodrecem à vista de todos. Nesse Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas por uma opressão sem precedentes. O nome dessa república é Gilead, mas já foi Estados Unidos da América. As mulheres de Gilead não têm direitos. Elas são divididas em categorias, cada qual com uma função muito específica no Estado – há as esposas, as marthas, as salvadoras etc. À pobre Offred coube a categoria de aia, o que significa pertencer ao governo e existir unicamente para procriar. Offred tem 33 anos. Antes, quando seu país ainda se chamava Estados Unidos, ela era casada e tinha uma filha. Mas o novo regime declarou adúlteros todos os segundos casamentos, assim como as uniões realizadas fora da religião oficial do Estado. Era o caso de Offred. Por isso, sua filha lhe foi tomada e doada para adoção, e ela foi tornada aia, sem nunca mais ter notícias de sua família. É uma realidade terrível, mas o ser humano é capaz de se adaptar a tudo. Com esta história, Margaret Atwood leva o leitor a refletir sobre liberdade, direitos civis, poder, a fragilidade do mundo tal qual o conhecemos, o futuro e, principalmente, o presente.
(http://www.estantevirtual.com.br/livros/margaret-atwood/o-conto-da-aia/2810606142)
POESIA: O VELHO ABRIGO DA ALMA
Não te deixes destruir…
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.
CORA CORALINA
ESPAÇO ESCOLA
Planejar e acolher – momento de preparação nas escolas
Estamos em um período no qual muitos acreditam que a escola esteja de portas fechadas. Mas férias, neste momento, é só para alunos e professores. A escola funciona normalmente. Momento de escola vazia é momento de a equipe gestora repensar o que vai ocorrer no próximo ano letivo, é momento de organização das reformas, do calendário escolar, da grade de aulas e horários, das turmas de alunos, momento de rever parcerias e organizar os materiais.
É hora de planejar o acolhimento dos alunos, pois com o início do ano letivo muita coisa muda na escola. Chegam novos alunos, os alunos que estudavam na escola são reorganizados em outras turmas e novos professores chegam para assumir estas turmas.
Com tantas mudanças, a escola precisa planejar. Planejar é palavra de ordem, porque a escola precisa integrar os alunos novos, acolher quem retorna e criar um ambiente que seja acolhedor para todos que estão dentro da escola.
Cada fase de atendimento feito pela escola pede um tipo de recepção e acolhimento aos alunos:
1-NA EDUCAÇÃO INFANTIL
• Mais profissionais e atenção aos alunos que choram;
• Ambiente agradável;
• Diversão nas atividades;
• Espaço reservado aos pais.
2-NO ENSINO FUNDAMENTAL
• Recepção das famílias;
• Apresentação dos espaços físicos da escola;
• Apresentação dos funcionários;
• Integração dos alunos;
• Olhar atento com relação aos alunos novos.
3 – NO ENSINO MÉDIO
• Apresentação da turma e objetivos em comum;
• Diálogo inicial e expectativa de futuro;
• Construção do Projeto de vida;
Sabemos então que a rotina de volta às aulas se repete a cada ano, a escola deve lembrar que, para muitos alunos e familiares, é um momento vivido pela primeira vez. Sendo assim, é essencial sensibilizar todos os envolvidos no ambiente escolar a tornarem esses dias inesquecíveis. Esse é o primeiro passo para colher bons frutos ao longo do ano.
Nas trilhas da Educação…
1. Já é possível conferir o resultado das matrículas para as escolas da rede em todo o Estado. Para acessar os resultados é preciso consultar a Secretaria Escolar Digital e inserir os dados da matrícula e da rematrícula, processos feitos em 2019;
2. Ano letivo de 2020 na rede estadual começa em 03/02/2019;
3. Candidatos que prestaram ENEM 2019 : SISU – 21/01 a 24/01- Período de inscrições – Fiquem atentos!