Saiba como se apropriar das diretrizes da BNCC
Documento regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas
POR ENTRETANTO
Nos últimos meses, o debate sobre a educação no Brasil se amplificou, especialmente pela aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que lança caminhos e conduções para a construção do currículo em todo o Brasil. Trata-se de um compilado de outras ferramentas do Ministério da Educação (MEC) para direcionar a educação brasileira como, por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE).
A BNCC tem, portanto, a função de direcionar e mostrar para as redes de ensino públicas e privadas como edificar a construção de um currículo com ações ou intervenções que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem.
Para te ajudar a compreender melhor como se apropriar das diretrizes da BNCC, o gerente pedagógico da Pearson, Alexandre Ebuerneo, elencou 4 caminhos para preparar a escola para o que o documento propõe. Confira:
1) Aceitação
A proposta da Base é trabalhar de uma forma participativa e democrática. Para que isso aconteça, é preciso que todos estejam interessados e envolvidos. E a comunicada escolar só vai conseguir essa motivação se aceitar aquilo que está sendo proposto pelo documento.
2) Conhecimento
Para atingir a aceitação, portanto, toda a comunidade escolar precisa ter conhecimento. Neste contexto, a formação docente é muito importante para mostrar o que é a BNCC e o que o documento propõe. É importante saber a estrutura da BNCC, mas o que a escola precisa, de fato, é entender e conhecer qual é a filosofia, qual é concepção pedagógica, a concepção humanista e até a concepção conceitual do conteúdo que a Base apresenta, para que ele possa saber se isso está de acordo com as habilidades e competências que precisam se desenvolver no século XXI. É a conscientização por meio de uma boa formação.
3) (Re)Construção do PPP
É fundamental que toda a escola entenda o Plano Político Pedagógico (PPP). Agora, mais do que nunca, deve ser um documento vivo, orgânico e resiliente, que deverá se adaptar, se reconstruir e apontar a direção real da escola. É a bússola da escola. Muitas vezes, o PPP tem uma funcionalidade meramente burocrática, mas ele deve deixar de ter essa funcionalidade para assumir a função de “bússola” para oferecer um direcionamento preciso.
Essa construção do PPP, atrelada às diretrizes da BNCC, é um passo essencial e necessário para que a escola possa se fundamentar em alguma coisa que realmente direcione suas ações.
4) Competências e habilidades socioemocionais
A BNCC orienta para a ação interdisciplinar e polivalente do papel da escola e vai além daquilo que simplesmente mostram os nossos livros, está além do conteúdo. É neste momento em que devemos trabalhar com as habilidades socioemocionais do ser humano que, muitas vezes, um conteúdo não vai explorar.
Isso vai depender da sensibilidade e visão do professor, pois o processo de aprendizado é uma troca, então o professor deve desenvolver a habilidade socioemocional junto com os alunos, tornando-se um mediador no processo de aprendizagem, para ser um exemplo para os estudantes de que o conhecimento é algo que transpassa conteúdo, e diz respeito à prática, experiência e vivência.
Espaço escola: Início do ano letivo de 2020
As escolas públicas da rede Estadual de ensino estão na semana do Acolhimento de todos os alunos com o objetivo de integrá-los com o espaço da escola, seus funcionários e colegas e despertar nos estudantes princípios e valores essenciais para seus processos de formação e para o desenvolvimento de seus respectivos Projeto de Vida. Abaixo algumas atividades feitas pela E.E. Cândido Portinari.
Na trilhas da educação…
1.Estão abertas as inscrições para o Novotec Expresso 2020 – Há 03 opções de cursos em Batatais no contraturno escolar e totalmente gratuitos; prazo vai até dia 09 de fevereiro para fazer as inscrições. Para participar, é preciso ser aluno de qualquer uma das séries do ensino médio.
Site para se inscrever: http://www.novotec.sp.gov.br/
• Criação de Sites e Plataformas Digitais
• Desenho no AutoCAD
• Técnicas de Vendas
2.Escolas estaduais contam com três novas disciplinas em 2020: Tecnologia e inovação, Projeto de Vida e Eletivas;
3.Novos horários das escolas estaduais em 2020 – período da manhã – 7h às 12:35h – período da tarde: 12h45 às 18h20
Fica a dica!
Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.
Poesia: o velho abrigo da alma…
Para o retorno às aulas trago um poema de lembranças e memórias de Cora Coralina – a poetisa de Goiás Velho – sobre a escola dos tempos antigos, que tantas saudades deixou.
Cora Coralina
A ESCOLA DA MESTRA SILVINA
Minha escola primária…
Escola antiga de antiga mestra.
Repartida em dois períodos
para a mesma meninada,
das 8 às 11, da 1 às 4.
Nem recreio, nem exames.
Nem notas, nem férias.
Sem cânticos, sem merenda…
Digo mal — sempre havia
distribuídos
alguns bolos de palmatória…
A granel?
Não, que a Mestra
era boa, velha, cansada, aposentada.
Tinha já ensinado a uma geração
antes da minha.
A gente chegava “— Bença, Mestra.”
Sentava em bancos compridos,
escorridos, sem encosto.
Lia alto lições de rotina:
o velho abecedário,
lição salteada.
Aprendia a soletrar.
Vinham depois:
Primeiro, segundo,
terceiro e quarto livros
do erudito pedagogo
Abílio César Borges —
Barão de Macaúbas.
E as máximas sapientes
do Marquês de Maricá.
(…)
Num prego de forja, saliente na parede,
estirava-se a palmatória.
Porta de dentro abrindo
numa alcova escura.
Um velhíssimo armário.
Canastras tacheadas.
Um pote d’água.
Um prato de ferro.
Uma velha caneca, coletiva,
enferrujada.
Minha escola da Mestra Silvina…
Silvina Ermelinda Xavier de Brito.
Era todo o nome dela.
Velhos colegas daquele tempo,
onde andam vocês?
(…)
E faço a chamada de saudade
dos colegas:
Juca Albernaz, Antônio,
João de Araújo, Rufo.
Apulcro de Alencastro,
Vítor de Carvalho Ramos.
Hugo das Tropas e Boiadas.
Benjamim Vieira.
Antônio Rizzo.
Leão Caiado, Orestes de Carvalho.
Natanael Lafaiete Póvoa.
Marica. Albertina Camargo.
Breno — “Escuto e tua voz vai
se apagando com um dolente ciciar
de prece”.
(…)
E a Mestra?…
Está no Céu.
In: CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. Prefácio de J. B. Martins Ramos. Apresentação de Oswaldino Marques, Lena Castello Branco Ferreira Costa e Silvia Alessandri Monteiro de Castro. 16. ed. São Paulo: Global, 199