Livros sobre educação e tecnologia para educadores
Confira nossa seleção de títulos e inspire-se
Por ENTRETANTO
Apesar de importantíssima no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, a leitura tem se tornado um hábito cada vez menos presente no nosso país. Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-livro, o número de leitores brasileiros diminuiu 4,6 milhões nos últimos quatro anos. De acordo com os dados do estudo, 67% dos entrevistados não compraram livros nos últimos dois anos e 31% dos brasileiros ouvidos nunca adquiriram um exemplar sequer.
A Pearson acredita na leitura como processo fundamental de construção de indivíduos e sociedade e a Entretanto, como um espaço feito por e para educadores, também incentiva essa prática e o aprendizado contínuo para todos.
E, como em 2020 as transformações digitais na educação foram aceleradas pela pandemia do novo coronavírus,separamos algumas dicas de publicações sobre tecnologia e ensino para inspirar professores nesse período. Confira:
Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica
Buscando expandir o diálogo e as análises sobre investimentos e utilizações tecnológicas na educação com a perspectiva de construir novas propostas, o livro mostra que sem a mediação efetiva do professor, a utilização dessas ferramentas na escola pode favorecer a diversão e o lazer, comprometendo os resultados esperados. Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje.
Ensino híbrido: personalização e tecnologia na Educação
Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann, este livro apresenta aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.
Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica
A publicação analisa como as tecnologias de informação e comunicação estão transformando, atualmente, o processo de ensino e aprendizagem. Os autores pretendem colaborar para a transformação do ensino, apresentando propostas de revisão pedagógica nos moldes contemporâneos e possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos na prática dos professores.
Tempos Digitais: Ensinando E Aprendendo Com Tecnologia
O livro retrata um professor que vê o mundo se transformando diante de seus olhos. Toda a sólida maneira de se fazer as coisas e todo o controle sobre elas, escorrendo por entre os dedos. De repente, tudo se transforma. Toda a cultura, que podia ser tocada, que estava impressa e que era palpável, se transformou em algo intocável. Algo que não estava em prateleiras, nem trancado atrás de portas. Tudo estava na rede. O virtual se transformou na extensão do mundo real. O professor então, ao se dar conta de que o seu universo seguro ruiu, encara o desafio de tentar dominar os recursos tecnológicos, que surgem muito rápido, para acompanhar o ritmo da evolução e não ficar para trás.
Nas trilhas da Educação…
1. O programa Merenda em Casa do governo estadual foi prorrogado até o final de dezembro. Alunos beneficiados com o projeto são da rede pública estadual já foram selecionados há oito meses.
2. INEP estabeleceu as regras para aplicação do ENEM em tempo em pandemia: a ocupação deve ser de, aproximadamente, 50% da capacidade original das salas de aplicação; uma sala especial, com ocupação de até 12 pessoas, será destinada aos participantes que são mais vulneráveis à COVID-19: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas; a disponibilização de álcool em gel aos participantes e a obrigatoriedade do uso de proteção facial durante a prova – pode levar mais de uma máscara e trocar durante a prova.
3. Etec abre inscrições para o Vestibulinho 2021: De 24/11 até as 15h do dia 14/12/2020.
Poesia: o velho abrigo da alma
A um poeta
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima , e sofre, e sua!
Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego
Não se mostre na fábrica o suplicio
Do mestre. E natural, o efeito agrade
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Porque a Beleza, gêmea da Verdade
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade
Olavo Bilac
Fica a Dica!
Hoje trago um livro do professor Álvaro Cardoso Gomes – professor da Universidade de São Paulo – nascido em Batatais, no ano de 1944 – e poucos sabem disso – que faz uma leitura do clássico da literatura portuguesa – Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente – autor do Humanismo – período literário (1418/1527)
Faz parte da Coleção Descobrindo os Clássicos – publicado pela editora Ática – AUTO DO BUSÃO DO INFERNO – uma história em que a professora Lola cruza seu caminho com o indisciplinado Tato em sala de aula. Mesmo com toda a indisciplina não só de Tato quanto da sala inteira, os alunos percebem com a obra de Gil Vicente que a literatura pode levar as pessoas a pensarem o mundo a sua volta. Leitura valiosa tanto para alunos quanto para professores. Fica a Dica!!!
Espaço escola