Relatório de pesquisa com as escolas públicas, municipais e estaduais e escolas particulares da Estância Turística de Batatais sobre ensino remoto no período de pandemia da Covid – 19
As mudanças educacionais impostas pela Pandemia da COVID-19 e pelo isolamento social modificaram as formas de ensino em todo o país, e não seria diferente, no município de Batatais.
Dessa nova forma de ensino surgiu a necessidade de novos arranjos e novas formas de ensinar. Esse novo cenário deu origem a muitos impasses evidenciando uma das maiores dificuldades desse período, a de como garantir o direito ao ensino e à aprendizagem dos estudantes brasileiros num formado de ensino remoto.
Diante desse novo cenário e considerando as consequências educacionais, sociais e emocionais desse período estendido de isolamento social, o Conselho Municipal de Educação enquanto uma das instituições que integram o Sistema Municipal de Ensino, buscou, por meio do seu papel de articulador e mediador das demandas educacionais do município, coletar informações sobre a organização e efetivação do ensino remoto nas escolas públicas e privadas da Estância Turística de Batatais durante o período de Pandemia.
Para tanto, realizou no período de 08 a 15 de julho uma pesquisa com todos os gestores das instituições educacionais do município. Participaram as 45 escolas, sendo 8 pertencentes à rede estadual de ensino, 20 pertencentes à rede municipal de ensino, 12 pertencentes à rede privada e 5 pertencentes às escolas filantrópicas parcerias da rede municipal. As etapas de ensino atendidas contempladas pela pesquisa abrangeram a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos.
A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online, elaborado e disponibilizado por meio de um link no aplicativo Google forms, contendo 13 questões relacionadas à organização e efetivação do ensino remoto nas escolas públicas e privadas do Município da Estância Turística de Batatais no período de Pandemia.
Os resultados dessa pesquisa foram organizados em tópicos, organizados e apresentados a seguir.
1.ORGANIZAÇÃO DO ENSINO: os gestores apontaram como estratégia de organização do ensino remoto e efetivação das aulas por meio de:
93,3% uso do aplicativo WhatsApp para se comunicar com alunos e familiares;
55,6% aulas gravadas;
42,2% aulas online diárias como recurso utilizado;
42,2% uso do aplicativo Facebook e demais redes sociais.
As escolas estaduais em sua totalidade utilizaram, também, o Centro de Mídias para as aulas remotas,
2.MATERIAIS UTILIZADOS
93,3% materiais elaborados pelos professores;
84,4% materiais digitais;
51,1% livro didático como apoio ao ensino;
48,9% material didático do sistema próprio.
3.PLANEJAMENTO DA ATIVIDADES
97,8% das respostas indicaram que os conteúdos utilizados nas aulas remotas estão articulados com o currículo.
4.AÇÕES EDUCACIONAIS ADOTADAS PARA GARANTIR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, OU SEJA, DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.
Do total de 45 escolas, nove não possuíam matrícula de alunos Público Alvo da Educação Especial no momento da pesquisa, as demais respostas foram agrupadas nas seguintes ações:
a)materiais, recursos e atividades adaptadas e individualizadas;
b)o trabalho de atendimento a esse público é realizado por um profissional especialista na área;
c)trabalho individualizado elaborado pelo professor da sala de aula;
d) trabalho em colaboração entre professor, gestão e professores;
e)contato e orientação diretos com os familiares.
5.QUANTO AO ACOMPANHAMENTO DA PROGRESSÃO DA APRENDIZAGEM
68,9% indicaram que a maioria dos alunos estava realizando as atividades;
26,7% indicaram que aproximadamente a metade dos alunos estava realizando as atividades
4,4% indicaram que a minoria dos alunos estava realizando as atividades.
Essa representação por rede, apresenta que:
REDE ESTADUAL: 37,5% é o percentual correspondente aos que responderam que a maioria dos alunos realiza
REDE MUNICIPAL: 55% é o percentual correspondente aos que responderam que a maioria dos alunos realiza as atividades propostas
REDE PARTICULAR: 91,6% é o percentual correspondente aos que responderam que a maioria dos alunos realiza as atividades propostas
6.QUANTO À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação citada ocorreu por meio de:
a) Devolutiva dos materiais enviados aos alunos:
b) Correção online síncrona:
c) Por meio da devolutiva dos responsáveis:
d) Acompanhamento diário das atividades de forma assíncrona:
e) Participação dos alunos nas aulas:
f) Planilha específica para registro de frequência e realização das atividades remotas
g) Análise de portfólio digital.
7.QUAIS AS AÇÕES QUE A ESCOLA CONSIDERAVA EXITOSA PARA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE ESSE PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS
a)O uso de recursos tecnológicos como acesso à internet, vídeo-aulas, uso de aplicativos, plataformas digitais e aulas síncronas
b)O papel do professor enquanto orientador das ações, atividades e propostas, bem como um agente de acompanhamento, monitoramento constante e sistemático das propostas educacionais, incentivador, motivador e articulador entre alunos e família;
c) A participação dos responsáveis como um fator de êxito nesse processo; Essa participação vinculou-se ao papel da família nos critérios de participação, empenho e engajamento desses agentes no apoio aos alunos.
d)A manutenção de uma rotina para os estudantes;
8.QUAIS AS DIFICULDADES AS ESCOLAS IDENTIFICAVAM COMO DIFICULTADOR PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PELOS ALUNOS.
73,3% relataram como dificuldade a disponibilidade de tempo dos responsáveis em auxiliar os estudantes;
62,2% o incentivo da família;
42,2% dificuldade de acesso à internet/computadores;
35,5% falta de motivação dos alunos;
31,1% elencaram a baixa escolaridade dos responsáveis para auxiliar os filhos.
9.A ESCOLA ESTAVA SE PREPARANDO PARA O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS
Do total de 45 escolas, 35 delas relataram estar se adequando para o retorno às aulas presenciais, totalizando 77,8% das escolas do município.
As 10 escolas que relataram não estar se preparando equivalente a 22,2%, sendo que nove escolas pertencem a rede municipal e uma pertence a rede estadual.
10.QUAIS AS MEDIDAS ESTAVAM SENDO TOMADAS. OBTIVEMOS 37 RESPOSTAS QUE FORAM ORGANIZADAS EM DUAS TEMÁTICAS
Medidas Sanitárias
• Adequação do espaço físico como reorganização de carteiras nas salas de aula e mesas do refeitório;
• Adesão aos EPIs;
• Utilização de termômetro digital; máscara, sabonete líquido, toalha de papel, lixeiras com acionamento de pedal, tapetes de higienização, luvas, avental;
• Álcool em gel com acionamento de pedal disponibilizado em vários espaços
• Limpeza e higienização do espaço escolar e desinfecção dos materiais;
• Orientação às famílias;
• Orientação aos professores e funcionários;
• Aferição da temperatura das crianças e funcionários na entrada e saída da escola;
• Marcação de distanciamento;
• Máscaras de acrílico;
• Ventilação adequada e sanitização do ambiente (uso de hipoclorito de sódio);
• Organização dos horários de entrada e saída, a fim de evitar aglomeração.
• Revezamento de turmas e horários alternados para os momentos de alimentação dos alunos na escola; Distanciamento social entre alunos;
• Reorganização dos espaços escolares;
• Material de uso pessoal individualizado como canecas.
Medidas Pedagógicas
• Avaliações diagnósticas referentes ao período de aprendizado dos alunos;
• Reuniões Pedagógicas para direcionamento das ações de ensino;
• Monitoramento e levantamento das habilidades em defasagem para auxiliar a elaboração de planos de recuperação por disciplina/turmas;
• Implementação do Ensino híbrido;
• Orientação às famílias quanto manter vacinação dos filhos;
• Cartilha e vídeos orientadores para estudantes, famílias, professores e funcionários.
• Apoio psicológico, espiritual e físico para a comunidade educativa.
• Instalação de internet de banda larga para uso de alunos e professores através do projeto Educação Conectada;
• Capacitação dos professores para uso de novas tecnologias e plataformas;
• Capacitação de toda equipe escolar para recepcionar os alunos com segurança
• Planejando de estratégias de acolhimento para alunos.
Observamos que a maioria das escolas adotou o ensino e as aulas remotas como prática pedagógica e tem se esforçado em oferecer aos estudantes do município a continuidade dos estudos, o que foi demonstrado na pesquisa.
Consideradas as particularidades de cada rede quanto a organização do trabalho pedagógico, observamos que a maioria dos alunos estão sendo contemplados pelo ensino remoto.
Poesia: o velho abrigo da alma
O poema abaixo foi escrito pela escritora mineira Adélia Prado e trata da transitoriedade do tempo, do correr da vida e de como se deve escolher levá-la, sempre mais alegre do que triste.
Momento
Enquanto eu fiquei alegre,
permaneceram um bule azul com um descascado no bico,
uma garrafa de pimenta pelo meio,
um latido e um céu limpidíssimo
com recém-feitas estrelas.
Resistiram nos seu lugares, em seus ofícios,
constituindo o mundo pra mim, anteparo
para o que foi um acometimento:
súbito é bom ter um corpo pra rir
e sacudir a cabeça. A vida é mais tempo
alegre do que triste. Melhor é ser.
Fica a Dica!
No Fica a Dica de hoje, trago um romance de Fernando Sabino lançado em 1982.Por ele conheci o personagem Fernando – um menino que junta como diria Machado de Assis em Dom Casmurro, as duas pontas de nossas vidas, pois Fernando nos mostra com toda a sua infância de imaginação fértil e grandes aventuras, a criança e o adulto que há dentro de cada um de nós e que não deve morrer em nenhum momento de nossas vidas.
Nas trilhas da Educação…
1.Começaram dia 31/08/2020 as inscrições para FUVEST 2021 – o vestibular de acesso aos cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo – USP e vão até o dia 23/10/2020;
- Governo de São Paulo dá autonomia aos municípios paulistas para decidir se vão ou não acompanhar o cronograma previsto pelo Estado para o retorno às aulas presenciais nas redes pública e privada.
- Professores da Educação Infantil- que atendem crianças de zero a cinco anos – da rede privada são os mais prejudicados com a pandemia devido à migração de alunos para a rede pública – o que levou a várias demissões. Segundo pesquisas,70% das demissões no país concentram nessa fase da educação.