Saiba como usar fóruns de discussão para aumentar o engajamento online das aulas
POR ENTRETANTO
Como educadores, adoramos ver nossos alunos envolvidos na aula! A interação com os colegas e com o professor é uma parte importante do aprendizado dos alunos. Mas como fazemos isso quando a aula é online? Um quadro de discussão, se usado bem, pode ser uma ótima ferramenta para fornecer uma plataforma para interação de qualidade.
Quase todos os sistemas de gerenciamento de aprendizado têm esse recurso. Se você estiver ministrando seu curso online com um software sem um fórum de discussão, verifique se o editor do seu texto possui uma ferramenta para esse fim ou pesquise online por algumas opções gratuitas.
Aqui estão algumas dicas fornecidas pelos orientadores da Pearson para ajudá-lo a obter o máximo de seus fóruns de discussão.
Uma boa discussão começa com uma boa pergunta
Evite perguntas que sejam lidas como perguntas do exame. Peça aos alunos que expressem uma opinião e apoiem sua posição aplicando os conceitos do curso. Incentive-os a praticar como consumidores críticos de informações, fazendo com que eles usem literatura primária para fazer backup de suas declarações.
Permitir discussões conduzidas por alunos
Faça perguntas como “Você pode pensar em um exemplo disso que encontrou?” ou “E esse artigo se destacou para você?” ou “Isso fez você pensar em outra coisa relacionada, mas diferente disso?” Se você pedir aos alunos que forneçam “respostas substantivas” eles poderão construir opiniões.
Faça com que os alunos respondam aos colegas de classe
Alguns fóruns de discussão (isso pode depender do Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem) têm a capacidade de ocultar as respostas de outros alunos até que eles próprios respondam. Gostamos de ter perguntas de opinião nesse formato para que a resposta de um aluno não seja induzida pelo que já foi escrito.
Estabeleça prazos regulares
Você pode querer ter um dia definido para enviar uma postagem principal e outro dia definido para enviar respostas de colegas. Por exemplo, a postagem principal pode ser entregue às quartas-feiras e as respostas dos pares às sextas-feiras. Esse cronograma regular ajuda os alunos a organizar seu horário e a lembrar as datas de vencimento.
Considere maneiras “fora da caixa” para os alunos fornecerem conteúdo
Além do texto escrito, você pode permitir que os alunos respondam às solicitações de discussão com apresentações do PowerPoint, vídeos do YouTube e mapas conceituais. Mostre exemplos de respostas de semestres anteriores que os alunos “bem-sucedidos” compartilharam.
Adicione fóruns diferentes para fins diversos.
Lembre-se, muitos estudantes temem quadros de discussão. É apenas outra coisa que eles precisam fazer; pode parecer um trabalho ocupado. Eles podem pensar que ninguém se importa com sua opinião. Dê um bom feedback, incentivo e apreço pela contribuição, mesmo que as contribuições precisem ser melhoradas.
Esperamos que essas dicas ajudem você a tirar o máximo proveito de seus painéis de discussão, levando a uma experiência on-line envolvente e interativa.
Poesia: o velho abriga da alma
Esperança
Mário Quintana
Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…
Texto extraído do livro “Nova Antologia Poética”, Editora Globo – São Paulo, 1998, pág. 118.
Nas trilhas da Educação…
- Novotec Virtual oferece 10 mil vagas para cursos gratuitos – Modalidade oferece quatro opções de cursos; Inscrições vão até 5 de abril – http://www.novotec.sp.gov.br/Curso/Modalidade/NovotecVirtual
- Governo de SP anuncia programa “Merenda em Casa” para 700 mil alunos – Medida emergencial vai liberar R$ 40,5 milhões por mês para alimentação de estudantes da rede estadual – medida será enquanto as aulas estiverem suspensas.
- Continuam abertas as inscrições para a Olimpíada de História do Brasil -Inscrições vão até dia 24 de abril – http://www.olimpiadadehistoria.com.br/
- Para diminuir o risco de infecção com o coronavírus, faça o seguinte:1 – Limpe as mãos frequentemente com álcool gel ou água e sabão. 2-Cubra o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar. 3- Evite ficar muito perto (um metro) de pessoas com sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe. 4- Fique em casa.
Espaço escola
Atividade para fazer com as crianças em casa. Antes de começar a atividade converse com a criança sobre qual espaço mais gosta de ficar em casa e o porquê. Depois, faça uma visita até esse espaço com um familiar, para observá-lo e depois desenhá-lo.
Fica a Dica!
Nesta semana trago ferramentas para que os professores possam utilizar com seus alunos a distância em virtude da suspensão temporária das atividades presenciais, por ordem governamental para tentar reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus entre os alunos e o restante da população.
Abaixo, três ferramentas de uso fácil que pode ser usado em celulares por alunos e professores:
O Google Classroom ou a Sala de Aula do Google é uma ferramenta on-line gratuita que auxilia professores, alunos e escolas com um espaço para a realização de aulas virtuais. Por meio dessa plataforma, as turmas podem comunicar-se e manter as aulas a distância mais organizadas.
ZOOM Cloud Meetings é um aplicativo gratuito para Android e iOS. Com ele, é possível fazer conferências por vídeo com uma ou mais pessoas – até 25 pessoas ao mesmo tempo.
O Microsoft Teams foi desenvolvido para facilitar a comunicação e promover a colaboração entre as equipes de uma empresa e ou alunos e seus professores. Trata-se de um aplicativo de bate-papo em grupo que permite o gerenciamento de diversas conversas em um único ambiente de controle.