Finalizando os dados da pesquisa do Conselho Municipal de Educação de Batatais
Na edição de hoje, trago para finalizar os apontamentos da pesquisa feita pelo Conselho Municipal de Educação, as considerações sobre o retorno às aulas presenciais, as ações que estão sendo feitas pelas escolas para garantir esse retorno em data oportuna que não poderá ser, em Batatais, até pelo menos 28/10, conforme Resolução COE (CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS) 21/20 de 22 de setembro de 2020.
O último eixo dessa análise perguntou sobre o retorno às aulas presenciais. A pergunta feita foi se a escola estava se preparando para o retorno às aulas presenciais.
Observa-se que do total de 45 escolas, 35 delas relataram estar se adequando para o retorno às aulas presenciais, totalizando 77,8% das escolas do município e, 10 escolas relataram não estar se preparando para um possível retorno.
Desse total de 10 escolas, equivalente a 22,2%, nove pertencem a rede municipal e uma pertence a rede estadual.
Uma das escolas municipais justificou estar em processo de manutenção e aguardando maiores orientações.
A outra escola que justificou sua resposta trata-se de uma escola estadual e seu representante descreve acreditar que será feito de tudo para que o retorno aconteça da melhor maneira.
Na data de envio dos questionários, identificamos que tanto o Conselho Nacional de Educação, quanto a Secretaria de Estado e a União dos Dirigentes Municipais já havia disponibilizado documentos orientadores e protocolos sanitários para o retorno às aulas presenciais.
Como reforço a essa iniciativa, esses protocolos foram enviados às 45 escolas dos municípios, por meio do Conselho Municipal de Educação.
Mas mesmo sabendo que todas as medidas estão sendo tomadas pelas escolas, temos percebido em pesquisas feitas com os pais nas escolas, a grande maioria está com receio de enviar os filhos sem que exista uma vacina.
Confira outras medidas que deverão ser adotadas nas escolas, segundo a Secretaria Estadual de Educação, quando for autorizada a volta às aulas.
Na escola:
• Higienização das salas de aula antes de cada turno;
• Higienização dos banheiros e cada três horas e na abertura e fechamento unidade;
• Marcação do distanciamento nos pisos;
• Estudantes não podem compartilhar objetos e materiais;
• Cada estudante deve ter seu próprio copo ou garrafa, caso não os possua deverá utilizar copos descartáveis.
• Evitar que pais, responsáveis ou qualquer outra pessoa de fora entre na escola;
• Os intervalos ou recreios com turmas fixas em revezamento de horários;
• Priorizar na merenda alimento que não necessitem de manipulação para o consumo;
• Eventos que causem aglomeração estão proibidos;
• Organizar saída e entrada para evitar aglomerações preferencialmente fora do horário de pico do transporte público.
No transporte escolar:
• Alunos e servidores devem usar máscaras de tecido no transporte e por todo o percurso;
• Veículos do transporte escolar deverão intercalar um assento ocupado e um livre, orientar os alunos a não tocarem nos bancos, portas e janelas e disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos;
• Janelas devem permanecer semiabertas para circulação de ar
• Veículos do transporte escolar deverão ser higienizados entre uma viagem e outra
Não devem ir à escola o servidor ou aluno que:
• Teve um ou mais dos seguintes sintomas: febre (medida ou referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos (perda do olfato), distúrbios gustativos (perda do paladar), diarreia e dor no corpo
• Teve contato nos últimos 14 dias com alguém que testou positivo para COVID-19 (ficou a menos de 1 metro de distância por ao menos 15 minutos);
• Teve sintomas de gripe
Caso se encaixe em alguns desses casos é recomendado que consulte uma unidade de saúde próxima a sua casa para maiores orientações.
Pessoas do grupo de risco também não devem ir à escola e permanecer em isolamento social. São considerados grupo de risco as seguintes condições:
• Pessoas com 60 anos ou mais;
• Portadores de comorbidades, Diabetes tipo 1, Hipertensão Arterial (Pressão alta), Insuficiência cardíaca grave ou descompensada, Doença pulmonar crônica ou asma moderada a grave, Doença renal crônica (com necessidade de realização de hemodiálise), Hepatopatias (doenças do fígado);
• Uso de medicamentos imunossupressores;
• Uso de medicamentos imunobiológicos;
• Pacientes imunodeprimidos;
• Câncer em tratamento;
• Obesidade mórbida (IMC> 40);
• Gestantes;
• Portador de doença cromossômica.
Com tudo isso, o retorno às aulas é um processo delicado que deixa muitas perguntas em aberto e merece atenção de todos, mas principalmente dos pais e responsáveis pelos alunos. Qual o melhor momento para o retorno? Como esse retorno deverá acontecer? Quais as condições indispensáveis para se garantir a segurança de alunos, professores e colaboradores. Afinal, o bem maior que temos são os nossos filhos e nossa vida.
Poesia: o velho abrigo da alma
Um boi vê os homens
Carlos Drummond de Andrade
Tão delicados (mais que um arbusto) e correm
e correm de um para outro lado, sempre esquecidos
de alguma coisa. Certamente, falta-lhes
não sei que atributo essencial, posto se apresentem nobres
e graves, por vezes. Ah, espantosamente graves,
até sinistros. Coitados, dir-se-ia não escutam
nem o canto do ar nem os segredos do feno,
como também parecem não enxergar o que é visível
e comum a cada um de nós, no espaço. E ficam tristes
e no rasto da tristeza chegam à crueldade.
Toda a expressão deles mora nos olhos — e perde-se
a um simples baixar de cílios, a uma sombra.
Nada nos pelos, nos extremos de inconcebível fragilidade,
e como neles há pouca montanha,
e que secura e que reentrâncias e que
impossibilidade de se organizarem em formas calmas,
permanentes e necessárias. Têm, talvez,
certa graça melancólica (um minuto) e com isto se fazem
perdoar a agitação incômoda e o translúcido
vazio interior que os torna tão pobres e carecidos
de emitir sons absurdos e agônicos: desejo, amor, ciúme
(que sabemos nós?), sons que se despedaçam e tombam no campo
como pedras aflitas e queimam a erva e a água,
e difícil, depois disto, é ruminarmos nossa verdade.
O poema acima faz parte do livro “Claro Enigma” (1948-1951), de Carlos Drummond de Andrade, com ironia faz uma análise da humanidade pela visão de um boi-narrador. Pelo olhar do boi, os seres humanos são vistos a partir de seus comportamentos que não se explicam, da sua incapacidade de reconhecer aquilo que é essencial, da correria e da busca por algo desconhecido.
Fica a Dica!
A dica de hoje é para os professores alfabetizadores. Aqueles que ensinam o encantamento pela palavra, pela língua e pelo mundo da linguagem.
Ruth Rocha nesse livro faz um caminho de A a Z pelo alfabeto apresentando às crianças um grande número de palavras de forma divertida e animada pelas ilustrações de Raul Fernandes. Um livro para ficar na cabeceira de todo professor alfabetizador.
Nas trilhas da Educação…
1.Ministro da Educação Milton Ribeiro – o quarto ministro da Educação de Bolsonaro – demostra que também está despreparado para exercer o cargo: professores são atacados pela sua fala recente “ Hoje, ser um professor é ter quase que uma declaração de que a pessoa não conseguiu fazer outra coisa”; depois vem outra pérola: que o adolescente que “opta por andar no caminho do homossexualismo” vive em “famílias desajustadas”.
2.Governo do estado de São Paulo vai apoiar a compra de computadores para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de São Paulo. O programa será chamado de Professor Conectado e exigirá que o professor participe de cursos para se qualificar e receber o subsídio.
3.Fiquei perplexo com a notícia de que os recursos da educação básica poderão ser usados para o programa Renda Cidadã. Mais uma falta de compromisso do Governo Bolsonaro com a Educação Brasileira.