ANABELLA PROPÕE QUE NOTIFICAÇÕES DE CONSULTAS E EXAMES SEJAM FEITAS PELO WHATSAPP
A Vereadora Anabella Pavão solicitou ao Prefeito, por meio de indicação, a implementação de canal de envio de notificações de consultas médicas e agendamentos no âmbito do SUS via SMS ou Whatsapp institucional, aos cidadãos usuários da Saúde, constando a data e o atendimento agendado, local, endereço, horário da consulta e contato para dúvidas.
O objetivo é que as informações sejam atualizadas para os pacientes e que se evite o não comparecimento e, principalmente, neste momento se otimize os recursos disponíveis, evitando também um número maior de pessoas procurando por informações nas unidades de saúde.
Vereadora quer vacina para catadores de materiais recicláveis
Na Sessão de terça-feira, 4 de maio, da Câmara Municipal, foi apresentada pela Vereadora Andresa Furini uma indicação para que a Prefeitura realize estudo visando disponibilizar e priorizar os catadores de materiais recicláveis, para receberem as doses “xepas” da vacina contra a Covid-19, aquelas que sobram durante a vacinação diária, seja por ausência daqueles agendados ou outros motivos.
Segundo a parlamentar, assim como os coletores de lixo, os catadores ficam expostos para contaminação por manipularem os mais diversos tipos de materiais todos os dias, além da circulação pela cidade, onde se colocam em risco de contrair a doença.
Quiosques do lago: agora vai?
Os polêmicos quiosques do Lago Artificial, que seguem sem nenhuma utilização depois de três anos da construção, foram alvo de requerimento do Vereador Cláudio Faria, popular Boy.
O Prefeito Juninho Gaspar é questionado para que informe se já foi iniciado o processo licitatório destinado à cessão dos quiosques construídos no Lago Artificial “Ofélia Borges Silva Alves”, esclarecendo, neste caso, em que fase está ou, do contrário, especificar qual a previsão para essa medida.
A licitação foi divulgada em entrevistas do chefe do executivo e é aguardada com expectativa. Que sejam enfim licitados e utilizados, pois foram recursos públicos investidos, que vão se deteriorando com o tempo sem nenhuma utilidade.
Acompanhamento de pacientes pós Covid-19
A Vereadora Andresa Furini cobrou por requerimento para que a Prefeitura informa se existe alguma ação destinada ao tratamento pós Covid-19, em pacientes que apresentam sequelas, esclarecendo caso positivo, quais e como são realizados, ou caso negativo, especificar se pretende implantar, quando e como se efetivará ou apontar os motivos que impedem esta importante iniciativa.
Infelizmente, as sequelas são relatadas por grande número de pacientes que tiveram a forma mais grave da doença sendo assim é preciso um trabalho focado para prestar atendimento de forma contínua para essas pessoas.
Abdenor cobra reforma do setor odontológico do Centro de Saúde
O Vereador/dentina, Abdenor Tahan Maluf, quer saber se consta no cronograma de serviços da Administração, a reforma no setor odontológico do Centro de Saúde “Doutor José de Mello e Silva”, especificamente quanto à substituição dos pisos soltos e trincados, soluções dos problemas de infiltrações no teto e paredes e pintura do imóvel.
Como relatado na solicitação de informações, o espaço que centraliza boa parte dos serviços odontológicos oferecidos pelo município precisa de reformas e de atenção.
Projeto na Câmara cria a Semana Municipal de Combate a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes ‘Henry Borel’
Foi discutido e aprovado, em primeira votação na Câmara Municipal, o Projeto de Lei, apresentado pela Vereadora Marilda Covas, que institui a Semana Municipal de Combate a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes ‘Henry Borel’.
Pela proposta, que volta a ser votada na próxima sessão, a semana passará a integrar o Calendário Oficial do Município e será celebrada, anualmente, no mês de maio. A Vereadora informou que a ideia seria a realização de palestras e uma campanha de conscientização sobre violências praticadas contra crianças e adolescentes, além de outras atividades. “Por meio de parcerias entre outros órgãos públicos, entidades, associações e empresas da iniciativa privada podemos estabelecer trabalhos conjuntos acerca da divulgação de informações e combater a violência”, disse.
Henry Borel Medeiros, morreu de forma violenta, em 08 de março de 2021, chocando e emocionando todo o Brasil. Henry foi, supostamente, morto pelo padrasto, vereador e médico Dr. Jairo Souza Santos Junior, conhecido como Dr. Jairinho e pela sua mãe, Monique. Ambos estão sendo investigados por homicídio duplamente qualificado. “Inconcebível e inaceitável tamanha violência contra uma criança de apenas 4 anos de idade. Felizmente, está tramitando na Câmara Federal, o projeto de Lei 1386/2021, de iniciativa do Deputado Federal Hélio Lopes (PSL), que se aprovada será a Lei Henry Borel, objetivando aumentar a pena para assassinatos de crianças e adolescentes, praticados por padrastos e madrastas. Diante da relevância da proposta apresentada e na tentativa de conscientizar a nossa população e proteger outras crianças contra todo o tipo de violência, resolvi apresentar o projeto buscando despertar a consciência de todos sobre a importância de combater a violência contra as crianças e adolescentes”, destacou a Vereadora.