Prefeito Juninho Gaspar presta homenagem ao Jovem Ary Rezende com a denominação de uma Praça
Na Sessão da Câmara Municipal de terça-feira, 2 de março, foi votado o Projeto de Lei do Prefeito Juninho Gaspar (PP) denominando a área verde, do Jardim Arlindo Pupin, de Praça Ary Braga Rezende Neto. Uma justa homenagem ao jovem batataense que faleceu, no último dia 16 de fevereiro, depois de lutar contra uma doença degenerativa rara desde 2018.
Segundo o Prefeito, a luta do Jovem Ary, que provocou grande engajamento da cidade em prol de seu tratamento, ficará sempre marcada na memória de todos. “Sua vida ficará para sempre lembrada em uma praça, onde no futuro terá árvores, flores e pessoas convivendo. Não existe local melhor para essa denominação”, ressaltou.
Agendamento por telefone e medicamentos entregues em casa para idosos?
Em requerimento direcionado a Administração Municipal, a Vereadora Andresa Furini (PSB) quer saber se é possível instituir um programa de agendamento telefônico de consultas Médicas no município, bem como a entrega domiciliar gratuita de medicamentos de uso contínuo às pessoas idosas e aquelas com deficiência, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Facilitar o acesso às consultas desses pacientes e controlar de forma mais próxima a utilização dos medicamentos serão possíveis com essa proposta apresentada para estudo de viabilização por parte da Secretaria Municipal de Saúde.
Marilda Covas quer o Projeto “Arborização Mais Segura” em Batatais
A Vereadora Marilda Covas (PSDB) pediu, na Câmara Municipal, para que o Consultor de Negócios da CPFL, Alexandre Alonso, seja oficiado para que informe sobre a possibilidade de implantar em Batatais o Projeto “Arborização Mais Segura”. Trata-se de um programa que tem o objetivo de promover maior segurança à população por meio do plantio de espécies arbóreas que convivam de forma harmônica com o contexto urbano e suas estruturas, como redes elétrica, de água, esgoto, telefonia, calçamentos e iluminação pública, entre outros. Com o Arborização + Segura, as árvores que oferecem riscos à população e a integridade das redes elétricas são identificadas por meio de um inventário realizado em parceria com a Prefeitura. Após criteriosa avaliação e autorização junto aos órgãos competentes, esses exemplares serão substituídos paulatinamente por novas espécies mais adequadas para o convívio harmônico com o contexto urbano.
Agora é aguardar o posicionamento da CPFL e torcer para que Batatais seja incluída entre as cidades que integram o projeto.
Vacinar trabalhadores de estabelecimentos essenciais com prioridade
Em matéria da pauta da Sessão da Câmara Municipal desta semana, o Vereador Marcos Santana (PP) questiona o Prefeito Juninho Gaspar para que informa se há a intenção de incluir os trabalhadores de estabelecimentos tidos como serviços essenciais, em especial, os das redes de supermercados, na lista de prioridade da vacinação contra a Covid-19, esclarecendo, caso afirmativo, quando esta ação será efetivada ou, do contrário, os motivos que a impede.
Ocorre que mesmo que a Administração quisesse acatar a ideia, a distribuição e definição dos grupos prioritários são de responsabilidade dos governos federal e estadual, que estão entregando as vacinas de forma carimbada, ou seja, a quantidade certa para os grupos já definidos.
Novos conjuntos habitacionais?
Em requerimento do Vereador Rafael Prodóssimo (PP), a Administração Municipal está senda indagada sobre projetos para construção de empreendimentos habitacionais de interesse social por intermédio de Programas Habitacionais do Governo Federal e operações de financiamento com recursos do FGTS e SBPE, com financiamento pela Caixa Econômica Federal.
O parlamentar quer saber se é prioridade e se já está sendo feito um trabalho nesse sentido para trazer para o município novos empreendimentos deste tipo, perguntando inclusive se existe um cadastro de pessoas para participar desse Programa.
O último conjunto popular de interesse social entregue em Batatais foi o Zaíra Pupim, inaugurado durante a gestão do Prefeito Eduardo Oliveira.
Perfil da violência contra a mulher em Batatais
Com objetivo de coletar dados para apresentar propostas e projetos voltados para mulheres vitimizadas, a Vereadora Anabella Pavão (PSol) fez um requerimento ao Chefe do Executivo pedindo dados quantitativos de violência contra mulheres registrados nos equipamentos de Assistência Social – CREAS e CRAS (se houver) e Saúde. A parlamentar quer informações de casos que passaram pelos serviços públicos mantidos pela Prefeitura nos últimos 24 meses, com especificidades de faixa etária, estado civil, raça/etnia e perfil dos agressores.
Carros abandonados vão se somando nas vias públicas
Ao longo dos últimos meses é crescente o número de carros abandonados nas vias públicas. Veículos muitas vezes totalmente sucateados acumulam água e servem de esconderijo para criminosos.
Diante deste fato, o Vereador Eduardo Ricci questionou a Prefeitura, por meio de Requerimento na Câmara, para que seja esclarecido se existe uma relação de carros abandonados nas vias do Município, informando quando a administração colocará em ação as determinações estabelecidas na Lei Municipal no 3243/2013, que dispõe sobre o recolhimento de veículos abandonados.
Esse trabalho foi feito de forma pontual ao longo dos últimos anos, mas o acúmulo de carros sem utilização nas ruas da cidade, especialmente em bairros periféricos, é muito grande e precisa de solução.