A cada edição do Jornal da Cidade vamos destacar alguns dos compromissos assumidos por Juninho Gaspar e Dr. Ricardinho enquanto candidatos nas últimas eleições municipais. São projetos, obras e ações de interesse da comunidade, muitos dos quais já estão em andamento, como no caso da implantação em nosso município de uma unidade do Poupatempo, autorizada pelo Governo do Estado com programação de instalação para esse segundo semestre.
Para iniciar a série de reportagens, destacamos uma das áreas de grande importância: o Desenvolvimento Econômico. Nos programas de rádio e TV, os então candidatos se comprometeram em finalizar a infraestrutura do Novo Distrito Industrial Rudolf Kamensek. O complexo atualmente aguarda definição sobre a implantação da extensão de rede elétrica, com a estrutura necessária para a instalação das empresas que aguardam ansiosas pela liberação. Um impasse sobre a responsabilidade, se cabe a CPFL ou a Prefeitura o investimento para levar essa infraestrutura ao Distrito foi questionada na Justiça pela gestão passada. Os empresários aguardam um desfecho para o tema, para que enfim o Novo Distrito, que não é mais tão novo assim, por se tratar de um projeto de 2011, seja ocupado e gere emprego e renda para a população batataense.
Recentemente a Administração Municipal informou que suspendeu por dois meses a cobrança do pagamento nos contratos de lotes do Distrito Industrial Rudolf Kamensek. Nesse período será enviado para a Câmara Municipal o Projeto de Lei que muda o indexador de reajuste anual dos contratos de IGPM para IPCA, fazendo justiça para com os adquirentes de terrenos naquele complexo industrial. Os tributos municipais já são atrelados ao IPCA, mas os contratos do Distrito Industrial, que foram feitos antes da Lei que modificou a cobrança, se mantiveram atrelados ao Índice Geral de Preços do Mercado, que acumulou alta superior a 37%. “Optamos por suspender a cobrança, por meio de decreto, e vamos encaminhar imediatamente o projeto de lei para a Câmara propondo a mudança de indexador. O objetivo é auxiliar as empresas que estão pagando e que aguardam a entrega dos lotes”, ressaltou o Prefeito Juninho Gaspar. O acumulado em 12 meses pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – foi de 8,35%.
Na área de Desenvolvimento Econômico, Juninho Gaspar e Dr. Ricardinho se comprometeram em construir no Distrito Industrial o Centro de Apoio às empresas em parceria com a classe empresarial; ampliar as parcerias com ACE, Sindicato Rural e trazer cursos do SEBRAE, SENAI, SENAC E
SENAR; instalar o Centro de Apoio ao Empreendedor e ao Trabalhador, onde no mesmo local vão funcionar: Banco do Povo, Posto de Atendimento ao Trabalho, Sebrae Aqui e outros serviços, além de facilitar e desburocratizar para que empresas se instalem em nosso município. Alguns destes compromissos já estão sendo cumpridos, como as ações do Programa Batatais Mais Empreendedora, lançado em parceria com ACE e SEBRAE. O objetivo é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo no município, com inclusão produtiva, educação empreendedora, desenvolvimento empresarial e políticas públicas. É um projeto amplo, que busca envolver as principais lideranças e instituições com o objetivo de desenvolver a cidade de forma econômica e socialmente, desenvolver a cultura do empreendedorismo e protagonismo na juventude batataense e melhorar o ambiente de negócios a partir de políticas públicas. Já foram vários cursos realizados desde 19 de fevereiro, quando foi apresentado o programa para a população.
O que espera a Associação Comercial e Empresarial de Batatais
O Presidente da ACE Batatais, Ennio Cesar Fantacini, nos disse que após a eleição municipal se reuniu com o Prefeito Juninho Gaspar para tratar de vários assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico da nossa cidade. Naquela ocasião, final de 2020, os números da pandemia do coronavírus estavam em queda, mas voltaram a crescer logo no início desse ano, ou seja, assim que tomou posse a nova administração municipal. “A pandemia se agravou nos meses seguintes, paralisando diversos projetos. Tanto entendemos a situação que até lançamos uma campanha com a participação de vários empresários para a aquisição de dois respiradores de alto fluxo e bombas de infusão para a Santa Casa salvar mais vidas. Tivemos períodos muito difíceis neste ano, mas graças a Deus, a vacinação está avançando e vemos que os números de novas contaminações da Covid-19 estão baixos. Assim vemos a necessidade de retomada da economia, para patamares semelhantes ao que tínhamos antes. Voltaremos a nos reunir com o Prefeito Juninho Gaspar para juntos colocarmos em prática os projetos de fomento econômico, de qualificação profissional, de incentivo ao emprego e renda, de apoio às empresas de todos os setores. Temos alguns pontos importantes na nossa pauta e queremos levá-los para o prefeito. A Prefeitura avançou em alguns pontos de seu plano de governo, com a conquista da unidade do Poupa Tempo, que deverá ser instalada na cidade, a abertura de vagas para estagiários nos setores públicos, mas vemos a necessidade de investimentos por parte do poder público para a liberação do Novo Distrito Industrial, que certamente poderá auxiliar ainda mais a abertura de novas vagas de empregos”, ressaltou.
Ennio ressaltou que a ACE Batatais é parceira da administração pública no aspecto de criar novas oportunidades para os empreendedores, com a participação do Sebrae, Senac, Senai, Senar, com cursos, treinamentos, oficinas, palestras e eventos, visando difundir o empreendedorismo, que é o caminho certo para a retomada econômica, com mais empregos e renda para Batatais. “Estamos sempre com a nossa entidade de portas abertas para auxiliar os empresários e a população nesse momento tão crucial. Se queremos um futuro melhor para a nossa cidade temos que agir agora”, finalizou.