Filhos do saudoso Carlos Henrique assumiram o comando das emissoras.
A Rádio e a TV Educadora, veículos de grande importância na imprensa batataense estão com nova direção. Adorama Cândido Alves e Antônio Henrique Cândido Alves, filhos do saudoso Carlos Henrique, idealizador das emissoras, assumiram nos últimos dias o comando das emissoras. Já com mudanças imediatas, os jovens demonstram que chegaram para fazer um trabalho diferenciado, mantendo em destaque o legado e o “sonho” do grande comunicador da família. Adorama, de 32 anos, é bióloga, com mestrado em ciências pela FMRP USP e Antônio Henrique, de 30 anos, é publicitário, com pós-graduação em gestão empresarial pela FAAP.
Na entrevista, que Adorama gentilmente nos concedeu, a energia e o otimismo são facilmente captados em suas manifestações.
JC – Bem Adorama, como é assumir a direção da emissora criada com tanto amor pelo seu pai?
Adorama Cândido Alves: O amor do meu pai é o motivo da Educadora estar de pé até hoje, próxima de completar 45 anos. A emissora foi a paixão dele e o sentimento dele pela Educadora transbordou e passou para todos que são ou foram parte da equipe da rádio e da TV. É maravilhoso ver o saudosismo carinhoso que as pessoas têm pelo meu pai. Muita gente já me disse que o teve como mentor ou inspiração. A Educadora foi criação dele e eu espero que agora ela possa voltar a representar um pouco do que ele foi.
JC – Quais as mudanças que vocês pretendem fazer?
Adorama: Queremos inaugurar essa nova fase com uma nova roupagem. A princípio começamos reestruturando o visual da TV. Os programas ganharão novas aberturas e novos cenários. Também queremos trazer conteúdos novos para nossa grade. A princípio temos uma minissérie sobre o carnaval de Batatais: “Não É Só Carnaval” realizada em parceria com o Paulo Tolentino e em seguida a Copa Educa em parceria com a Prefeitura Municipal.
JC – Acompanhamos a publicação nas redes sociais de uma confraternização dos funcionários com vocês. Essa proximidade, com a equipe e com os telespectadores e ouvintes, é o que vocês querem?
Adorama: Com certeza. Temos uma equipe brilhante, com profissionais muito competentes individualmente, mas que são imbatíveis JUNTOS! É a colaboração que torna nosso ambiente de trabalho positivo e eficiente. Espero que agora com nossa gestão solidifiquemos ainda mais essa união que sempre foi conhecida como “família Educadora”. E da mesma forma que queremos estreitar nossos laços internamente, também queremos ser próximos de quem nos prestigia lá fora. Queremos ser sinônimo de confiabilidade para nossa audiência. Nós respeitamos nossos ouvintes e telespectadores. Por isso, trabalhamos com ética e responsabilidade, com compromisso com a verdade, veiculando informações de qualidade. Não compactuamos com especulações, fake news e sensacionalismo. Acredito que por isso temos credibilidade com nosso público. Além disso, queremos estar sempre de portas abertas, dando voz a TODA nossa comunidade. Isso faz com que as pessoas reconheçam a Educadora como sendo sua, algo que é parte de nossa identidade. Nós somos o som e a imagem de Batatais.
JC – A Rádio e a TV Educadora, ao longo dos anos, sempre foram destaque na cidade pelos avanços na forma de se comunicar com a cidade, especialmente quando da criação do FM, muito a frente de seu tempo, onde nem mesmo rádios com a frequência modulada existiam no mercado. Esse legado do Carlos Henrique se manterá no trabalho que pretendem realizar?
Adorama: Espero que sim. Embora meu pai tenha sido o mais inventivo da nossa família, acredito que nós possamos trazer novos ares para a Educadora. Queremos inovar sempre e estar em constante transformação. Somos bem receptivos e adoramos trocar idéias que venham para somar.
JC – Hoje a velocidade da comunicação é inevitável, como fazer um trabalho de qualidade….com a rapidez que o momento exige?
Adorama: Vivemos na sociedade do imediatismo e isso tem os prós e contras no meio da comunicação. É ótimo ter uma notícia de forma rápida, desde que isso não comprometa a qualidade ou até mesmo a veracidade dessa informação. O imediatismo é um terreno fértil para fake news. A Educadora é uma empresa idônea, comprometida com a verdade. Buscamos o esclarecimento do fato, a informação real, e essa checagem às vezes leva um pouco de tempo. Mas você pode ter certeza, que quando uma pessoa esclarecida lê uma notícia controversa em redes sociais ou grupos de WhatsApp ela vai procurar um veículo com credibilidade para conferir a veracidade da informação. Quanto à questão da velocidade, para podermos chegar mais rápido também fazemos uso das redes sociais, mas claro que com o mesmo cuidado que temos com o que veiculamos na rádio e na TV.
JC – Vocês pretendem retomar os informativos diários e os programas nos finais de semana da TV Educadora?
Adorama: Sim, muitas pessoas chamaram nossa atenção para a falta que faz o jornal das 18h. Concordamos que ele tem que voltar. Já quanto aos programas de final de semana, a princípio pretendemos reestruturar nossa programação já existente, mas depois que isso estiver encaminhado poderemos investir em um programa musical mais descontraído como a emissora sempre teve nos finais de semana.
JC – O que representa a emissora na vida de Adorama e Antônio Henrique?
Adorama: Para nós a Educadora representa família, legado, um sonho compartilhado e um grande desafio.