Foi realizado na terça-feira, 10 de novembro, o esperado Debate entre os candidatos a prefeito de Batatais. A Rádio e TV Educadora mais uma vez organizou de forma democrática o evento, que foi inclusive solicitado pela população nas redes sociais. Fernando Ferreira, Juninho Gaspar, Reginaldo de Oliveira (Sabará) e Sebastião Mazzaron puderam apresentar um pouco de suas propostas. Cada candidato pôde questionar e ser questionado sobre variados temas, contribuindo para a tomada de decisão por parte da comunidade.
Em contato com a diretora da Rádio e TV Educadora, Geralda Ribeiro, perguntamos como foi organizar o Debate neste ano, com a Campanha em plena pandemia do novo coronavírus. “A organização sempre gera certa ansiedade, diante dessa responsabilidade de transmitir ao vivo, pensando em resguardar o veículo de comunicação. Sempre nos pautamos pelos princípios da ética e respeito mútuo, empresa e candidatos. Acreditamos que com a pandemia, as campanhas mais curtas, o debate se tornou ainda mais importante para passar para as pessoas o que realmente acontece e o que é importante para a cidade”, destacou.
A respeito das dificuldades enfrentadas, Geralda afirmou que a pandemia ocasionou uma crise financeira, que vem mexendo com todas as empresas, e não é diferente com a Educadora. “O debate tem um custo elevado, desde as questões jurídicas, onde tivemos a Dr. Amanda nos acompanhando, passando toda a documentação para os candidatos e para a Juíza Eleitoral, até a estrutura montada, onde tivemos que colocar todos os candidatos em certa distância dentro da empresa. É uma organização que gerar bastante trabalho. Lembrando que tivemos que limitar o número de pessoas presentes, onde somente os auditores, assessores, candidatos a vice-prefeito e técnicos estiveram nos bastidores, sempre pensando em resguardar a todos, uma vez que o vírus está aí e é real”, ressaltou.
A Secretaria de Saúde se prontificou e realizou testes de Covid-19 em todos os participantes, funcionários e convidados, o que deu uma certa segurança para a emissora. Geraldo disse ainda que outra grande dificuldade foi chegar a um acordo com todos os candidatos. “A gente entende, porque eles ficam mais expostos ao público. Então tem que ter esse cuidado na hora de concordar com todas as normas e regras. Ao mesmo tempo para nós gera um desgaste muito grande pela preocupação de que tudo esteja bem organizado”, disse.
A Educadora já estava pensando na realização do debate, pesando todas as possibilidades. “As pessoas ainda não sabiam que estávamos nos preparando para realizar o evento e recebemos várias solicitações do público. Ficamos muito lisonjeados, porque é o reconhecimento desse trabalho sério que a Educadora realiza. Trata-se de um veículo de comunicação com 42 anos de existência, que mantém durante todo esse período a credibilidade e transparência em tudo o que realiza”, informou.
Geralda finalizou dizendo que o Debate foi um sucesso graças ao empenho de toda a equipe Educadora. “Tudo foi bem organizado e cuidado. Eu sinto muito orgulho de fazer parte desta equipe. Digo que a comunicação venceu e quem festeja isso é o povo, que tem através deste veículo a oportunidade de conhecer os seus candidatos na reta final da campanha e decidir o voto. Realmente foi realizada a festa da democracia”, concluiu.