Olá pessoal, hoje tenho aqui algumas informações que pode trazer uma alegria para alguns.
Imagine um valor esquecido em algum banco, um resíduo de consórcio, uma tarifa devolvida que ficou esquecida em uma conta abandonada. E estes são apenas alguns dos exemplos. Então, existe um sistema do banco central que consolida estes valores e por meio dele você pode reivindicá-los.
Este sistema esteve fora e no último domingo (13) foi reativado, e nesta semana as mensagens de WhatsApp alertando sobre isso, fazendo piadas, as vezes tentando informar de verdade, inundaram muitos grupos, mas nem todos sabem discernir se é seguro, se é verdade ou não, e então estou aqui para ajuda-los a entender sobre isso e a realizar o procedimento correto.
A primeira dica é não sair passando seus dados para terceiros, tenha muito cuidado com os golpes.
O passo a seguir é fazer uma checagem se você tem algo a receber ou não, e para isso você deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, informar seu CPF e sua data de nascimento, se houver algum valor o sistema vai fazer o agendamento para você voltar ao site e novamente fazer esta pesquisa do valor. Conforme a imagem.
Mas aqueles que tiverem valores esquecidos e fizeram o agendamento vão precisar fazer um cadastro pelo site Acesso (https://sso.acesso.gov.br) ou pelo aplicativo gov.br que você deve baixar em seu celular e com isso acessará o sistema para solicitar o resgate na data e período agendados.
Para mitigar o risco de golpes o sistema vai pedir que as contas tenham níveis de segurança um pouco maiores, e por isso as contas gov.br são divididas em “ouro”, “prata” e “bronze”. O padrão ao entrar no serviço é ter o acesso “bronze”. Mas para consultar o dinheiro é necessário ter o nível “ouro” ou “prata”.
Para aumentar o Nível da Conta, o usuário tem que entrar em “Privacidade/Selos de Confiabilidade” e conseguir subir seu nível. Veja abaixo como fazer.
Para conseguir o nível prata
O cidadão consegue o nível prata através dos seguintes meios:
Validação facial no gov.br, conferindo sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
Validação de dados pessoais através do internet banking de um banco credenciado;
Validação de dados via usuário do SIGEPE, caso o usuário seja servidor público federal.
Para conseguir o nível ouro
O nível ouro, que é o máximo de segurança, é obtido das seguintes formas:
Validação facial feita no aplicativo gov.br através de conferência da foto do usuário com as bases da Justiça Eleitoral;
Validação dos dados com o Certificado Digital compatível com o ICP-Brasil, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
Concluída a alteração do Nível de Conta, basta retornar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada inicialmente e usar o login gov.br para acessar o sistema, consultar o valor disponível e solicitar sua transferência.
A partir de 7 março os valores esquecidos nos bancos começarão a ser devolvidos.
Esta frase do Banco Central é muito legal de se memorizar:
“O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”,
Recapitulando este é o passo a passo:
Acesso o site valoresareceber.bcb.gov.br;
Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
Se você ainda não tiver login gov.br, faça seu cadastro; será preciso uma conta nível prata ou ouro para solicitar os recursos;
Retorne ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use o login gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência.
Este artigo não é uma piada, é sério mesmo, não deixem de checar e boa sorte.
Para concluir hoje vamos com uma frase do mestre Yoda: “Um pouco mais de conhecimento iluminar seu caminho pode”.