No último domingo, 26 de maio, Batatais registrou a queima de uma bomba do poço 2 do Sistema Santa Cruz. Como consequência, os reservatórios das áreas abastecidas por este sistema precisaram ser fechados por períodos maiores durante o dia, visando a recuperação para atender todas as moradias pelo menos durante a noite.
Segundo informações, foi preciso uma ação concentrada das equipes de hidráulica e elétrica da Prefeitura para a substituição do equipamento danificado. O trabalho só foi concluído na tarde de terça-feira, 28 de maio. Um guindaste foi acionado para efetuar os procedimentos necessários de troca da bomba, localizada a uma profundidade de aproximadamente 300 metros.
O futuro do abastecimento de água
Segundo a Administração Municipal, Batatais está recebendo investimento na ordem de R$ 7 milhões na ampliação dos sistemas de captação, adução, armazenamento e distribuição de água, com a criação do Sistema Desengano. A expectativa é que a obra beneficie cerca de 15 bairros e auxilie os sistemas já existentes, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida da população local. “Sabemos que o abastecimento de água é um problema crônico que há décadas prejudica toda nossa população, por isso, trabalhamos incansavelmente para solucioná-lo”, afirmou o prefeito Juninho Gaspar. O investimento é possível graças a recursos provenientes do município e do Governo do Estado.