A entrevista dessa semana é com a Provedora da Santa Casa de Misericórdia, Hospital Major Antônio Cândido de Batatais, Maria Aparecida Macedo (Nilla). Mineira de nascimento e batataense de coração, empresária, com formação em contabilidade com pós em gestão financeira, casada com Eduardo Trevizan, mãe de três filhos e avó de dois netos, Nilla está há mais de 15 anos fazendo parte como voluntária na composição da Mesa Administrativa, exercendo o cargo de Tesoureira e nos últimos três anos como Provedora da instituição.
Antes da entrevista, onde entre vários temas abordados ela destaca a previsão de termino da construção do Centro Oncológico, apresentamos a atual Mesa Diretora da Santa Casa:
Maria Aparecida Macedo
Provedora;
Lair Moura Sala Malavila Jusevicius
Presidente da Mesa Administrativa;
Ângela Gini Mianovichi
Vice-Presidente de Mesa Administrativa;
Dalvânia Borges da Costa
Primeira Secretária;
Ana Lúcia Marques Pereira
Segunda Secretária;
José Henrique Zanetti
Primeiro Tesoureiro;
Célia Marina Nogueira César
Segunda Tesoureira;
Membros do Conselho Fiscal: Celso Aparecido dos Santos, Frederico Augusto de Oliveira Castro e José Donizeti Villar.
Mesários: Maria Bernadete Bergamini, Marcos Antonio Capelozi, Maria Aparecida de Oliveira Silva e Maria Cecília Sibin de Oliveira.
JC – Nilla, atualmente quais são as principais necessidades da Santa Casa de Misericórdia de Batatais, enquanto Hospital filantrópico?
Maria Ap. Macedo (Nilla): Por ser uma entidade que atende mais de 80% através do SUS, e, como todos sabem, sendo esses valores repassados aquém dos reais gastos, as maiores dificuldades enfrentadas pela Santa Casa ainda são as financeiras.
JC – O nosso Hospital é tido como ‘estratégico’ para os batataenses e a microrregião. Hoje, como estão os repasses do SUS? Vocês recebem algum incentivo sobre a tabela do Sistema Único de Saúde?
Maria Ap. Macedo (Nilla): O nosso hospital é “estratégico” no sentido de que atende a população, não só de Batatais, como também dos municípios que compõem o Vale das Cachoeiras, sendo uma referência para essas cidades. Os repasses do Ministério da Saúde para custear os atendimentos no SUS vêm para o município em dia, depois é que são repassados para a Santa Casa, nesse caso temos dois meses de atraso, que vem desde a gestão anterior.
Sobre a tabela do SUS recebemos incentivos, o que nos ajuda muito no custeio, pois os valores da Tabela são sempre abaixo do real gasto.
Recebemos programas de incentivos do Governo Federal e Estadual, gerados pela nossa adesão, tais como, ProSanta Casa II, RUE, IAC, MAC entre outros.
JC – Como os recursos são insuficientes, a Santa Casa tem contado com apoio dos gestores locais, dos vereadores, também de deputados, na busca de emendas ao Orçamento da União ou mesmo do Estado?
Maria Ap. Macedo (Nilla): A Santa Casa por ser uma entidade séria e extremamente comprometida com a transparência, bem como, na prestação do serviço de alta qualidade, conta com o apoio de todas as esferas de governo.
JC – Uma ação positiva, encabeçada pelo médico Dr. Antônio Marcos Barbosa da Silva, tem salvado vidas, em especial de pessoas que sofrem AVC. Gostaria de detalhasse como é esse trabalho e a satisfação do Hospital em manter um serviço de grande relevância a comunidade?
Maria Ap. Macedo (Nilla): Desde outubro de 2019 a Santa Casa juntamente com o Município aderiu ao projeto piloto e inédito na nossa região em parceria com o Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para tratamento do AVC. Nesse trabalho os vários profissionais da área da saúde da Santa Casa, UPA e SAMU foram treinados e passaram a integrar uma rede formada e coordenada pelo HCRP. Esse pioneiro e grandioso projeto visa tratar de forma eficaz as vítimas de AVC na sua fase aguda, que ocorre nas primeiras 4 horas e meia do inicio dos sintomas, onde o paciente pode receber a medicação que poderá desobstruir o vaso cerebral afetado, com a possibilidade do paciente não ter sequelas ou se as tiver serem as menores possíveis. Para o atendimento desses casos a Santa Casa criou uma unidade especifica contando com 05 leitos. O serviço neste momento, ainda não está credenciado ao SUS e suas despesas estão sendo suportadas pela Santa Casa e Município.
JC – Nas ações da Provedoria da Santa Casa. O que mudou e qual o planejamento para a atual gestão?
Maria Ap. Macedo (Nilla): As nossas ações são sempre no sentido de colocar a Santa Casa de Batatais em patamares mais altos de qualidade e reconhecimento regional, através de melhorias físicas, modernização do parque tecnológico e uma boa gestão de pessoas.
Contamos com o apoio de uma diretoria formada por pessoas totalmente comprometidas e dedicadas à instituição.
Nossos colaboradores, sejam eles funcionários, médicos e parceiros estão sempre à disposição para prestar um atendimento de alto nível de qualidade e sempre com foco na segurança e satisfação dos nossos usuários.
JC – A estrutura física do Hospital foi ampliada nos últimos anos, em termos de leitos disponíveis?
Maria Ap. Macedo (Nilla):Os leitos de internação se mantiveram, o que ocorreu foram algumas reclassificações para melhor assistência da demanda atendida. Contamos com 108 leitos SUS e 33 leitos para particular e convênios.
JC – Qual o relacionamento hoje da Santa Casa com a Administração Pública? Existe uma parceria de fato? No caso das obras do Centro Oncológico, realizadas com recursos municipais, está tudo dentro do cronograma pré-estabelecido?
Maria Ap. Macedo (Nilla): Da parte da Santa Casa de Batatais procuramos sempre um bom entendimento, prova disso são os vários convênios e contratos que mantemos com o município. No caso do Centro Oncológico, parte dos recursos são próprios da entidade e parte são recursos municipais, que foram solicitados através de projeto de lei do Prefeito e aprovado pela Câmara Municipal de Batatais para término da obra. A obra está totalmente dentro do cronograma, considerando o tamanho, complexidade e qualidade da obra. A previsão de entrega é para o dia 30 de abril deste ano.
JC – Atualmente os médicos de sobreaviso, que atuam quando chamados na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, também trabalham dentro da Santa Casa?
Maria Ap. Macedo (Nilla): Os médicos do sobreaviso quando são chamados, tanto podem atender o paciente na UPA ou pedir, se necessário, o encaminhamento do mesmo à Santa Casa.
JC – Quais os convênios que o Hospital atende nesse momento? Existe a possibilidade de ampliar esse número?
Maria Ap. Macedo (Nilla): Nesse momento atendemos a maioria dos convênios existentes. Novos credenciamentos poderão ocorrer, pois, existem convênios que ainda não se credenciaram à Santa Casa.
O nosso pronto atendimento foi totalmente reestruturado e modernizado para atender aos convênios e, também, particulares. O novo serviço de imagem e o laboratório que funcionam dentro da instituição, também atendem a todos os convênios que temos contratos com a Santa Casa.
JC – Nesse sentindo de ocupação de toda a estrutura, em termos de cirurgias realizadas e leitos disponíveis qual a porcentagem utilizada?
Maria Ap. Macedo (Nilla): A demanda de cirurgias, tanto através do SUS como de convênios e particulares são integralmente atendidas, sendo o SUS a maior demanda de cirurgias realizadas em nosso centro cirúrgico.
JC – Gostaria que abordasse as atividades sociais que vocês vêm realizando, atraindo mais colaboradores para a Santa Casa.
Maria Ap. Macedo (Nilla): A Santa Casa mantém mensalmente a realização de um Bazar para a venda de itens doados por pessoas da nossa comunidade, os recursos vêm sendo direcionados na troca das janelas da Santa Casa. Além disso, participamos anualmente do “Movimenta Batatais”, o que traz novos recursos financeiros. Também, anualmente participamos das campanhas, tais como Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras. Nos eventos que realizamos internamente, tais como SIPAT, Semana da Enfermagem, Concurso do desenho de Natal, palestras das campanhas sociais, bem como, nos projetos de reformas e conservação patrimonial, conseguimos uma grande adesão positiva do comércio e empresas locais, as quais, neste momento, deixamos os nossos sinceros agradecimentos e informamos que estamos com novos projetos. Contamos sempre com apoio dos vereadores do município, que nos apoiam muito com pedidos de indicações parlamentares. aguardando apadrinhamento da comunidade, comércio e empresas.
JC – Nilla, outra novidade que a Santa Casa apresenta é o novo serviço de imagem. É isso?
Maria Ap. Macedo (Nilla): Estamos desde dezembro com um novo parceiro. Contamos agora com serviço de imagem com excelente trabalho e logo a estrutura estará toda remodelada, e de cara nova. Em breve teremos a inauguração oficial. Aguardem.
JC – Suas considerações finais….
Maria Ap. Macedo (Nilla): Temos muito o que fazer, precisamos avançar em governança, inovação e nos investimentos. Nosso sucesso é resultado da participação e dedicação de todos os colaboradores, bem como do envolvimento dos membros da Diretoria, que são todos voluntários, e, claro das empresas parceiras que sempre acolheram e patrocinaram nossos projetos. É comprovado que fazemos o melhor com menos recursos. Buscamos sempre melhorar nosso atendimento proporcionando resolutividade, qualidade e segurança aos pacientes. Encerro informando que neste mês estaremos distribuindo a primeira edição da Revista da Santa Casa, onde semestralmente iremos compartilhar com todos, as nossas conquistas e projetos da nossa Instituição, tudo de forma transparente.