O município de Batatais vive o dilema da destinação inadequada de resíduos sólidos. Entulho e lixo espalhados por todos os lugares, diariamente. O problema foi agravado nos últimos anos após a interdição dos aterros existentes de lixo e de materiais inertes em março de 2017.
Questionado sobre o tema, o Promotor de Justiça Dr. Hilton Maurício de Araújo Filho, curador do Meio Ambiente, afirmou que o problema poderia ser amenizado com a maior fiscalização e autuação (imposição de multas) por parte da Prefeitura Municipal e com a conscientização da população como um todo sobre a gravidade de jogar resíduos sólidos em áreas inadequadas.
A respeito da reativação do Aterro Sanitário, Dr. Hilton disse que é possível, se o município conseguir atender as exigências da Cetesb, colocando todo o complexo dentro dos parâmetros legais. “Os problemas poderiam ser amenizados ou até diminuídos drasticamente com o aterro funcionando”, afirmou.
Em média são levadas para Sales Oliveira 45 toneladas por dia de resíduos sólidos. Há quatro anos a Prefeitura vem mantendo contrato com a empresa Seleta Meio Ambiente Ltda para depositar o lixo na vizinha cidade. As perguntas que a nova administração municipal vai ter que trabalhar para resolver são: até quando Batatais vai exportar seu lixo? Será possível implantar ecopontos, para que a população possa destinar o entulho, principalmente de forma mais rápida e sem causar prejuízos ao meio ambiente? É possível fazer parceria com empresas que reciclam materiais inertes?
O Prefeito Juninho Gaspar e o Vice Dr. Ricardinho apresentaram, no Plano de Governo, a proposta de realização de estudos para resolver essa questão do Aterro. Desta forma o desafio, apesar de ser grande, precisará ser colocado como prioridade, pois Batatais, que completou 182 anos no último domingo, necessita de soluções definitivas para esse tema.
Prioridades apontadas pelo promotor
Segundo o Promotor, Dr. Hilton Maurício de Araújo Filho, as prioridades atuais de Batatais, além da destinação adequada de lixo e entulho, são: solução do abastecimento regular de água à população batataense e a regularização dos Conjuntos Habitacionais Salim Jorge Mansur e Geraldo Ferraz de Menezes. Estes temas, inclusive, foram abordados em reunião virtual da promotoria com a administração municipal. A abertura de diálogo para o contato rápido e direto entre as partes foi o ponto positivo deste encontro.