A Santa Casa de Batatais realizou ações nessa semana divulgando um trabalho de grande significado que vem salvando vidas. Com vídeos postados nas redes sociais e entrevistas nos órgãos de imprensa da cidade, o médico Dr. Antônio Marcos Barbosa, Diretor Técnico, destacou o Projeto para o tratamento do AVC que completa um ano.
Desde outubro de 2019 a Santa Casa juntamente com o Município aderiu ao projeto piloto e inédito na região em parceria com o Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para tratamento do AVC. Nesse trabalho os vários profissionais da área da saúde da Santa Casa, UPA e SAMU foram treinados e passaram a integrar uma rede formada e coordenada pelo HCRP. Esse pioneiro e grandioso projeto visa tratar de forma eficaz às vítimas de AVC na sua fase aguda, que ocorre nas primeiras 4 horas e meia do início dos sintomas, onde o paciente pode receber a medicação que poderá desobstruir o vaso cerebral afetado, com a possibilidade de o paciente não ter sequelas ou se as tiver serem as menores possíveis. Para o atendimento desses casos a Santa Casa criou uma unidade especifica contando com 05 leitos. “É projeto grandioso para tratamento de uma das mais dramáticas enfermidades que assolam a nossa sociedade o AVC (Acidente Vascular Cerebral) que visa de tratar de forma eficaz as vítimas de AVC na sua fase aguda, entenda-se, sendo muito importante identificar estes sintomas e levar o paciente ao atendimento de emergência, seja através do SAMU 192 ou procurando as unidades de emergência da nossa cidade. Este paciente entrando na rota de atendimento que já está muito bem desenhada do AVC, será encaminhado para a Santa Casa, que fará uma tomografia de urgência, onde existe toda uma equipe preparada para isso, e identificando que é um AVC Agudo receberá uma medicação nos casos que são indicados. O medicamento desobstrui o vaso cerebral comprometido pelo coágulo, podendo resgatar vidas e minimizar sequelas”, ressaltou o médico.
Segundo o Dr. Antônio, a Santa Casa já vem tratando estes pacientes ao longo dos últimos doze meses e adquiriu uma boa expertise. Foram 40 pacientes tratados, sendo destes 17 receberam medicações com bons resultados. “O tratamento tem sido financiado também pelo nosso município enquanto estão aguardando o credenciamento pelo SUS para ampliar o serviço também para região. Lembrando que foi dedicado um espaço exclusivo para tratamento destes pacientes, a Unidade de AVC. Com essa conquista a Santa Casa desponta com uma das poucas referências de tratamento especializado de AVC Agudo no Brasil”, concluiu.