Foi lançado nesta sexta-feira (11), em Batatais, o programa “Semear é Cuidar”, iniciativa que busca ampliar o acesso das mulheres do campo a informações sobre prevenção de doenças e exames gratuitos. O evento de lançamento aconteceu na Avenida Quatorze de Março, reunindo representantes de entidades do agro, autoridades locais e dezenas de moradoras da zona rural.
O projeto é uma extensão do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC/Senar-SP), desenvolvido pela Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com o Sindicato Rural de Batatais, as ONGs Orientavida e Pense Rosa, e com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante o lançamento, as participantes puderam assistir a palestras de conscientização sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce de doenças, como o câncer de colo do útero e de mama. Profissionais de saúde abordaram sinais de alerta, a relevância dos exames periódicos e a vacinação contra o HPV, reforçando o lema do projeto: “Prevenção é tudo!”.
O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente entre mulheres no Brasil (excluindo tumores de pele não melanoma) e o quarto em mortalidade feminina, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para combater esses números, o “Semear é Cuidar” vai oferecer às mulheres da zona rural exames de rastreamento gratuitos, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce.
A proposta do programa vai além do atendimento médico pontual, formando uma rede de apoio que pretende garantir mais qualidade de vida às mulheres do campo. “Esse projeto nos orgulha e sensibiliza, pois leva cuidado muito além do atendimento médico em si. É prevenção, informação e uma rede de apoio em momentos delicados, refletindo nosso compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres do campo”, destacou Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, em mensagem divulgada na cerimônia.
Em Batatais, a ação será realizada em etapas, com novas agendas previstas para a realização dos exames. As mulheres participantes também receberão orientações para o acompanhamento junto à rede pública de saúde do município.





