Foi apresentado para a cidade, no dia 19 de fevereiro, o ‘Batatais Mais Empreendedora’. Um programa de desenvolvimento local, abrangendo desde a educação empreendedora até as políticas públicas. O lançamento ocorreu no Salão de Eventos Alcides Milan, sede da ACE Batatais, com a presença de representantes do Sebrae-SP e ACE, do prefeito Juninho Gaspar, do presidente da Câmara Municipal, Júlio Eduardo Marques Pereira, e outros representantes do poder legislativo local, do Sindicato Rural, da ETEC Antônio de Pádua Cardoso, do Claretiano – Centro Universitário, Senai e outros. Para saber mais sobre o que vem a ser a proposta, nesta semana entrevistamos o Presidente da ACE, Ennio Cesar Fantacini.
JC – Ennio, o que o Programa Batatais Mais Empreendedora terá de benefícios para a cidade?
Ennio Fantacini: O Programa ‘Batatais Mais Empreendedora’ tem o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo no município, com inclusão produtiva, educação empreendedora, desenvolvimento empresarial e políticas públicas. O programa irá atender, gratuitamente, pequenos negócios, estruturando as pessoas para que administrem e gerenciem suas empresas com boas práticas. Trabalhando com base em quatro pilares: Inclusão Produtiva, Desenvolvimento Empresarial, Educação Empreendedora e Políticas Públicas. Será um projeto empreendedor amplo, buscando envolver as principais lideranças e instituições com o objetivo de desenvolver a cidade de forma econômica e socialmente, gerando emprego e renda, desenvolver a cultura do empreendedorismo e protagonismo na juventude batataense, aumentar a lucratividade das PME’s de Batatais e melhorar o ambiente de Negócios a partir de políticas públicas
JC – Como o município conseguiu esse programa junto ao Sebrae SP?
Ennio Fantacini: No primeiro semestre de 2019, houve uma reunião entre representantes da ACE Batatais, Sindicato Rural, AEAB (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Batatais) e OAB-Batatais (Ordem dos Advogados do Brasil) onde o tema era criar um sistema para acompanhar e fiscalizar as ações da Prefeitura e da Câmara Municipal, com o objetivo de desenvolver projetos e sugerir políticas públicas que contribuíssem com o desenvolvimento socioeconômico do município. Esse grupo entrou em contato com outros órgãos e instituições que poderiam ajudar nessa missão e juntos desenvolveram um projeto que foi apresentado ao Sebrae Franca. No final de 2020 a ideia tomou forma com o Projeto Desenvolve Batatais, que recebeu nova denominação para Batatais Mais Empreendedora, com a participação do Sebrae SP, SENAI, SENAC, SENAR e FGV. Também foram chamados para compor a comissão de desenvolvimento do projeto, o Claretiano – Centro Universitário, a ETEC Antônio de Pádua Cardoso, Câmara Municipal e a Prefeitura de Batatais, podendo o convite ser estendido para outras entidades e Ongs que possam contribuir.
JC – O Programa Batatais Mais Empreendedora focará em quais setores?
Ennio Fantacini: O programa foca o desenvolvimento da cultura empreendedora dentro de quatro pilares. A Inclusão Produtiva, com cursos do Empreenda Rápido, um conjunto de programas que visa a capacitação de empreendedores iniciantes até MEI’s já mais estruturados, diminuir a informalidade, incentivar o empreendedorismo como alternativa para o desemprego, gerar ocupação e aumento de renda. A Educação Empreendedora já experimentada de forma muito positiva na Escola Professora Alzira Acra de Almeida, do bairro Central Park, com o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, e o Crescendo e Empreendendo, feito por meio de parceria com a Prefeitura e atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, capacita e habilita os docentes para serem facilitadores da cultura empreendedora aos alunos, através de linguagem e atividade própria para cada faixa etária. Também a realização de palestras e cursos rápidos sempre com o tema empreendedorismo nas escolas municipais, estaduais e particulares. O Desenvolvimento Empresarial, onde serão oferecidos aos empresários MEI, ME e EPP, cursos e assessorias técnicas, setoriais e multissetoriais, Empretec e Empreenda, Programa ALI (Agente Local de Inovação), Programas Sebraetec e Inova em parceria com Senai, Senac e Senar e o Programa Ganhos Rápidos em parceria com o Instituto Lean. No pilar Políticas Públicas o Programa Batatais Mais Empreendedora vai incentivar e capacitar os pequenos negócios para participarem de licitações e pregões para as compras governamentais, podendo fazer negócios com a prefeitura de Batatais e de outras cidades.
JC – Novos empreendedores têm dificuldade para estruturar seus negócios?
Ennio Fantacini: É uma situação que acontece com certa frequência. Uma pessoa inicia uma atividade empresarial como MEI, tem conhecimento de como fazer o seu produto, mas não sabe formar preço, calcular o custo de produção e colocar a margem de lucro, trabalhar o seu público alvo por meio de redes sociais, com noções básicas de marketing, fluxo de caixa, separar as contas pessoais com as contas da empresa. O risco de ter que fechar seu negócio por falta de conhecimento, de gestão, é muito grande. O Batatais Mais Empreendedora vem para auxiliar esse empresário a tornar sua empresa consolidada.
JC – Batatais possui muitos Microempreendedores Individuais (MEIs)?
Ennio Fantacini: Segundo levantamento do gerente executivo da ACE Batatais, Luiz Carlos Figueiredo, atualmente Batatais tem 4.066 MEIs. No início desse ano haviam 3.496 MEis no município, ou seja, em dois meses, janeiro e fevereiro, foram criados mais 570 CNPJs de MEI, porém muitas delas acabam fechando. O Programa Batatais Mais Empreendedora vem para reduzir esse índice de mortalidade, onde muitas pequenas empresas acabam encerrando suas atividades nos primeiros meses de vida pelos mais variados motivos, entre eles, a falta de gestão e de conhecimento.
JC – Como o programa contribuirá com o desenvolvimento econômico da cidade?
Ennio Fantacini: acreditamos que vamos fortalecer as empresas MEI, ME e EPP, com organização e estruturação. Quando as empresas estão em franco desenvolvimento, são criadas mais vagas de emprego, a renda per capita no município aumenta, o dinheiro começa a circular mais entre as pessoas e no comércio e, naturalmente, também aumenta a arrecadação o recolhimento para a Prefeitura, que terá mais recursos para investir na melhoria da própria cidade. Veja que isso é ciclo, onde um depende do sucesso do outro e vamos trabalhar para o sucesso de todos com o Batatais Mais Empreendedora.
JC – Somente pessoas que já possuem CNPJ serão beneficiados?
Ennio Fantacini: O programa também vem para auxiliar pessoas que queiram abrir sua empresa, por isso estamos com uma série de cursos do Empreenda Rápido, onde podem participar MEIs e pessoas que pretendem iniciar uma atividade empresarial.
JC – Como será a implantação, qual o cronograma e permanência do Batatais Mais Empreendedora?
Ennio Fantacini: A coordenação e gestão é do Sebrae Franca, que estabelece o cronograma das ações em parceria com a ACE Batatais e com as demais entidades envolvidas. Os cursos do Empreenda Rápido já estão acontecendo e em breve deverá ser realizada uma reunião para traçar as próximas ações. O Batatais Mais Empreendedora não tem prazo estabelecido de duração e sim uma série de ações que irão acontecer durante todo o ano.
JC – Será necessário alguma contrapartida financeira do município junto ao Sebrae SP?
Ennio Fantacini: Nenhuma contrapartida, nem da ACE Batatais e nem da Prefeitura, totalmente custeado pelo Sebrae SP, ou como disse o diretor administrativo e financeiro do Sebrae São Paulo, Guilherme Campos, é ‘100% grátis’.
JC – A participação e envolvimento da Prefeitura é fundamental?
Ennio Fantacini: Sim, claro. É de fundamental importância a participação e envolvimento da Prefeitura, assim como de todas as outras entidades parceiras que têm o mesmo propósito, ou seja, trabalhar para que Batatais cresça e se desenvolva economicamente, com geração de emprego e renda, com maior qualidade de vida. Além de estarmos exercendo a responsabilidade social, estamos incentivando o empreendedorismo em todos os setores e segmentos de negócios, seja comercial, industrial ou de prestação de serviço. Estamos plantando uma semente que a curto e longo prazo irá gerar muitos bons frutos.