A produtora rural Cleicy Alves de Brito Zanetti, da Fazenda Santa Olinda, em Batatais, é finalista na categoria “Produtora Rural” do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. A cerimônia de premiação ocorrerá na terça-feira, 8, na capital paulista, e visa incentivar o empreendedorismo feminino nas mais diversas áreas. Além da categoria em que Cleicy concorre, serão premiadas empreendedoras nas categorias Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual, Ciência e Tecnologia, e Negócios Internacionais.
Cleicy é conhecida por sua produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, utilizadas para fabricar produtos como repelentes naturais, aromatizadores, e perfumes. Todo o processo, desde o cultivo até a destilação e envase, é realizado em sua propriedade. A trajetória de Cleicy está profundamente conectada à tradição familiar de cura por meio de plantas medicinais, prática que começou com sua avó e continuada por sua mãe.
A ideia de criar um negócio surgiu quando seu filho iniciou os estudos em agronomia, inspirando Cleicy a transformar sua paixão em uma atividade empreendedora. Ela começou com uma produção artesanal, vendendo seus produtos de forma simples, por meio de indicações.
Em 2023, participou de uma edição do Empretec Rural, um curso voltado para mulheres, e, no ano seguinte, ingressou no Programa Agente Local de Inovação (ALI). Foi através desse programa que Cleicy foi incentivada a se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. “O Sebrae foi um divisor de águas na minha vida. Com as capacitações, aprendi a fazer o meu negócio prosperar e a buscar novos horizontes”, declarou.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 8 de outubro, em São Paulo, onde Cleicy disputa o reconhecimento por seu trabalho no setor rural.