Nos últimos dias 30 e 31 de janeiro, no Centro de Eventos Antônio Carlos Prado Baptista, o Recinto da Festa do Leite, foram realizadas as inscrições do Programa Jovem Agricultor do Futuro 2020, uma ação mantida na parceria do Sindicato Rural e Senar, com espaço na antiga Febem, cedido pela Prefeitura de Batatais.
Foram dois dias de procura enorme que totalizaram 399 inscrições realizadas para 60 vagas disponíveis em dois horários, manhã e tarde. Os pré-requisitos exigidos foram: ter idade mínima de 14 anos e máxima de 17 anos e 11 meses; estar estudando (matriculado) e ter condições de frequentar as 600 horas de atividades. Os interessados participaram de uma entrevista e fizeram também uma redação.
A próxima etapa é a divulgação do resultado da primeira fase no próximo dia 10 de fevereiro. Depois, no dia 14 haverá a prova, com a classificação sendo apresentada no dia 2 de março. Com muita qualidade no trabalho desenvolvido, somada a ajuda financeira possibilitada pela parceria com a Usina Batatais e Sicoob-Cocred, o Jovem Agricultor do Futuro é um dos programas mais importantes para essa faixa etária na cidade. Fica clara a necessidade de mais iniciativas como essa por parte do Poder Público, principalmente, pois quanto maior o número de adolescentes atendidos com projetos desse nível menor será o número de problemas com jovens nas ruas.
O Jovem Agricultor do Futuro tem como principal objetivo realizar a Formação Profissional Rural voltada aos adolescentes, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho, permitindo-lhes desenvolver atividades controladas, em ambiente protegido, nos termos da legislação vigente onde são beneficiários os jovens oriundos do meio rural.