Olá pessoal, vamos falar um pouco sobre as principais tendências de tecnologia que temos pela frente neste ano.
Fiz uma análise de diversas fontes (Forbes, Valor, etc) e trago um compilado que entendo que faz mais sentido, pois os temas que separei impactam ou podem nos impactar no dia a dia.
A pesquisa que foi feita pela Valor ouviu 316 executivos do Brasil, Argentina, Chila, Colômbia, Peru e México, e mostrou que 90% deles pretendia aumentar seus investimentos em tecnologia. E vou incluir aqui algumas áreas e segmentos que prometem ganhar relevância.
Web 3.0
A Web3 é uma nova “fase” da internet que conhecemos. Nela, os usuários têm o controle total sobre suas atividades on-line. Isso significa que as pessoas terão mais privacidade e autonomia em suas ações na rede, em seus armazenamentos de dados e até mesmo em suas transações. Nas fases anteriores da internet (ou seja, a Web1 e a Web2), as informações e armazenamento de dados estavam concentrados em grandes empresas, como o Google e o Facebook. Agora, a proposta é que isso se descentralize e as pessoas usem outras plataformas para fazer suas atividades on-line, que vão desde conversas com amigos até transações financeiras. Com isso teremos a adoção dos tokens operacionais, que são o acesso a registros de dados quando precisarem fazer uma operação com ele. Juro que explicarei melhor sobre isso em breve, pois nossa vida mudará radicalmente.
‘Execução 4.0’ no varejo
A chamada “era dos dados”, em que praticamente tudo sobre a vida dos consumidores pode ser mapeado pelas empresas por meio da internet, continua em foco e deve seguir baseando as relações das empresas com os clientes.
Todos sabemos que isso já acontece em determinado nível, porém o que vem pela frente será surpreendente.
Eventos híbridos
Uma das heranças da pandemia para o setor de eventos foi o surgimento dos chamados “eventos híbridos”, em que parte dele é realizada ao vivo e parte pode ser on-line, com transmissão de conteúdos e participação de convidados feita pela internet. Existem várias empresas que fornecem plataformas para este fim e tudo indica que que teremos uma intensificação do uso.
5G
O 5G é uma nova tecnologia para troca de dados em rede para dispositivos móveis, ou seja, uma nova rede de internet para celular, mas que poderá ser utilizada em formato doméstico ou até profissional. Tudo será mais rápido, facilitando o uso inclusive para TVs e canais de streaming on-line.
Soluções de gestão integrada e compras conjuntas para PMEs
Outra tendência para 2023 está nas tecnologias que ofereçam produtos e serviços para gestão de negócios de franquias e de compras conjuntas, na qual várias empresas se unem, como uma cooperativa, para adquirir determinados produtos ou itens e, assim, garantir um poder de barganha maior junto aos fornecedores.
Eu conheço este processo há muitos anos, mas nesta nova fase a tecnologia impulsionará em um novo formato, mais ágil e acessível.
Segurança de dados
Desde a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), muitas empresas ampliaram suas políticas e diretrizes para garantir a segurança das informações dos clientes. Uma tendência para 2023 é o aprimoramento de produtos que ajudem a mitigar os riscos de vazamentos de dados e junto a isso o aculturamento sobre o tema.
Superapps
Os chamados “superapps”, que oferecem diferentes serviços dentro de um mesmo aplicativo, são apontados pela consultoria Gartner como uma das dez principais tendências de tecnologia para 2023.
Em muitos casos, as próprias companhias começam oferecendo um serviço e vão ampliando de acordo com a demanda dos clientes e de indicadores estratégicos.
Alguns dos grandes apps que estão caminhando para se tornar um superapp, isto se já na forem, são nomes como Magalu, Mercado Livre, PicPay, e por aí vai.
Integração do mercado financeiro com startups
Com o surgimento de novos produtos e tecnologias no setor financeiro, as empresas tendem a usar cada vez mais o serviço de startups de tecnologia, especialmente para prover soluções ágeis e práticas para o trabalho são tendência.
Tecnologias de padronização para franquias
A padronização é uma característica fundamental das franquias. Ao longo da pandemia, no entanto, muitas redes adotaram as chamadas autoavaliações, no qual as marcas disponibilizam listas de itens a serem verificados em cada unidade. Os franqueados, por sua vez, preenchem as listas e informam todos os pontos de atenção para manutenção da padronização e qualidade da rede.
Low-code e no-code
Os termos estão relacionados ao desenvolvimento de aplicativos (que podem ser aplicações para computadores, apps para celular, sites e etc), exigindo pouco conhecimento de programação (“low Code”) ou mesmo nenhum conhecimento (“no code”).
Esta tendência levará a capacidade de desenvolvimento de aplicativos a qualquer pessoa que se disponha a fazê-lo.
Automação da agricultura
Na agricultura, o uso de ferramentas de automação cresceu a passos largos nos últimos anos, mas em 2023 teremos uma aceleração.
O uso popularizado de tecnologias estará presente nas diversas fases do setor, chegando a ter até piloto automático na lavoura, executando o plantio ou aplicação de insumos exatamente onde devia.
Vamos acompanhar de perto e durante o ano validar se todas as previsões caminham conforme estas pesquisas apontam, aqui falamos apenas de um pequeno grupo de movimentos que em minha visão faziam sentido para nosso contexto.
Para finalizar hoje segue uma importante frase do grande mestre Yoda de Star Wars: “Raiva, medo, agressão. Ao lado sombrio elas pertencem”.