No último dia 21 de setembro, uma forte chuva, de aproximadamente meia hora, caiu em nossa cidade e foi o suficiente para gerar um caos na área central, principalmente nas avenidas 14 de Março e Dr. Oswaldo Scatena, onde estão ocorrendo as obras antienchentes. Após a chuva, crateras se abriram na extensão da Avenida Dr. Oswaldo Scatena, o que ocasionou os questionamentos da população sobre a execução da obra. Nossa equipe procurou o Diretor do Departamento de Obras, Engenheiro Renato Paulino Pereira, que explicou que empresa que estava executando a obra solicitou o distrato amigável, o que ocorreu no mês de agosto. “Diante dessa situação verificamos a possibilidade de fazer um novo projeto para a implementação da pavimentação, que é a etapa que está faltando, e já foi levado a comissão de licitação para poder fazer a análise e ao departamento jurídico para ser colocado em licitação essa etapa final”, informou.
Sobre o que causou os buracos após a chuva, o diretor afirmou que foi realizada a substituição da rede de esgoto do local e troca do solo e, em alguns pontos, a compactação não foi suficiente. “Conforme a substituição da rede de esgoto veio ocorrendo a empresa foi jogando terra em cima e compactando somente com os pneus de caminhão e dos equipamentos que estavam transitando ali. Com a chuva acabou abrindo aquelas crateras”. Pelo apuramos, os buracos foram corrigidos pela própria Prefeitura.
Renato disse ainda que nessa primeira chuva desceu muita sujeira na via pública tapando as bocas de lobo, impedindo assim a entrada da água dentro das galerias. “Estive no local e o canal não estava a 2/3 da capacidade dele normal e correndo água pela lateral”, destacou.
Segundo ele, a obra teoricamente seria o final de um grande processo para poder conter a água, porém quando o projeto foi executado contemplava mais coisas, sendo a atual apenas uma etapa. “Existem outras etapas com o correr do tempo para poder executar para parar e diminuir bem esse escoamento superficial que vem e tentar conduzir essa água para dentro do canal”, informou.