A estação das flores, que começará na madrugada deste sábado, 23, também virá como a mais quente e possivelmente a dos maiores e piores temporais, é a virada da época seca e fria para a época úmida e quente.
A Primavera deverá trazer além de altas temperaturas, chuvas intensas, descargas elétricas e granizo. Será preciso cuidado, as temperaturas chegarão até 45ºC em algumas regiões do país.
Aqui em Batatais poderá chegar até 40ºC, algo inusitado, com certeza teremos dificuldades porque esse número é assustador e prejudicial podendo trazer riscos severos à saúde. Me lembro quando era adolescente a temperatura em nossa cidade ficava em torno de 28ºC e em Ribeirão Preto quando fazia 30ºC a notícia era que lá ninguém suportava tal calorão, 40ºC só no Rio de Janeiro e nem sempre, hoje podemos sentir esse calor por aqui.
O responsável por todo esse aquecimento é o El Niño que muda a força e a direção dos ventos que sopram do leste para o oeste no Oceano Pacífico equatorial, aquecendo a extensão das águas. Com o aumento constante da temperatura na atmosfera causado pelo aquecimento global (este causado pelos homens) está chegando por aí o Super El Niño que trará muito mais chuvas e muito mais quente. Termômetros subirão em milímetros e graus centígrados.
O que começaremos a presenciar agora será o prenúncio de 2024. Os impactos na vida econômica logo serão observados, maior consumo de água, maior consumo de energia elétrica, possíveis interferências na lavoura e na pecuária, o gado leiteiro por exemplo poderá sofrer uma queda de 20% na produção devido ao estresse térmico. As queimadas aparecem como vilãs que a todo momento nos perturbam como fúrias da natureza.
Nessa primavera as flores não serão a tela do quadro bonito que enaltece a natureza, mas sim essas flores serão a moldura do quadro, a tela bem a tela, tomara que não seja de queimadas e catástrofes que parecem já estão anunciadas.