Professor Moraes aproveitou o evento para pedir apoio para o novo Distrito Industrial e para a criação de cursos de qualificação profissional ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico
No dia 30 de julho, às 17h, no Salão Nobre do Claretiano – Centro Universitário, foi realizada a Reunião de Coalizão Empresarial com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre empresários, autoridades políticas e imprensa local. Também estavam presentes o presidente da ACE Batatais, Antônio dos Santos Moraes Júnior e vários diretores da entidade.
Na ocasião, Professor Moraes, em sua fala durante a abertura, passou algumas informações econômicas sobre o município ao secretário Jorge Lima, destacando que se faz necessário investimentos em cursos de qualificação profissional para suprir a necessidade de mão de obra especializada nas empresas, que encontram dificuldades quando precisão contratar funcionários.
“Visando apoiar o desenvolvimento socioeconômico de Batatais, vimos nesta oportunidade pedir o apoio para interceder junto aos órgãos do governo estadual, para a implantação de um curso de qualificação de soldas e caldeiraria na ETEC de Batatais, em virtude da alta demanda de qualificação que as empresas necessitam, conforme projeto que entrego ao senhor nesta oportunidade”, enfatizou Moraes.
Outro pedido que o presidente da ACE pontuou, foi em relação a necessidade de apoio também para as empresas que adquiriram lotes no Distrito Industrial Rudolf Kamensek, que logo iniciarão construções de suas sedes, o que demandará mais investimentos.
“Necessitamos de apoio a mais de 70 empresas que irão se instalar no Distrito Industrial Rudolf Kamensek, recentemente entregue pela Prefeitura. Os empresários precisão de linhas de crédito para construir e equipar a nova planta fabril. Pedimos o apoio do Desenvolve SP, do Investe SP e de outros órgãos do governo para estas empresas”, disse o presidente da ACE que ainda falou sobre o Projeto Incubadora de Empresas no novo distrito. “Pleiteamos que o senhor Jorge Lima estude a possibilidade de criar, em parceria com a Prefeitura de Batatais, um programa de apoio às empresas iniciantes, de forma que a Prefeitura venha a ceder o terreno e o Governo do Estado disponibilize verbas para a construção dos barracões para abrigar as empresas.”
Muito bem informado sobre as dificuldades das empresas em encontrar trabalhadores para ocupar as centenas de milhares de vagas de emprego no Estado de São Paulo, o secretário Jorge Lima acenou positivamente para os pedidos.
“Se for para desenvolver ações que gerem vagas de empregos e pessoas qualificadas para ocupa-las, contem comigo. Não importa se são 10, 30 ou 50 vagas de emprego, o importante é que tenham trabalhadores capacitados para ocupa-las. Me tragam suas ideias e demandas, me informem sobre o que estão precisando e eu poderei ajuda-los”, enfatizou o secretário Jorge Lima.
Professor Moraes entregou ao Secretário de Estado de Desenvolvimento dois ofícios com pedidos equipamentos para a criação de cursos na Etec Antônio de Pádua Cardoso, apoio para políticas de crédito para as empresas do Distrito Industrial Rudolf Kamensek e parceria para a criação do Projeto Incubadora de Empresas no novo distrito. Também entregou um relatório sobre os dados e indicadores econômicos de Batatais e o Projeto de Curso de Soldas e Caldeiraria de Inox e de Aço Carbono.