A vereadora Andresa Furini, presidente da Câmara Municipal de Batatais (foto no Centro), durante o uso da palavra livre na sessão ordinária de terça-feira, 17 de abril, expressou sua preocupação com o crescente número de casos de dengue na cidade. Ela destacou que, desde o início do ano, apenas quatro mutirões de combate à dengue foram realizados, abrangendo apenas quatro bairros da cidade. “Os números falam por si só: de janeiro a março, os casos suspeitos e confirmados dispararam. Em março, até o dia 5 de abril, o aumento foi ainda mais alarmante, com mais de 30 casos confirmados por dia”, destacou.
Andresa informou que pediu a retomada dos mutirões em todos os bairros afetados e mencionou a eficácia do fumacê, já usado com sucesso em outras cidades, como medida complementar para reduzir a incidência de casos. “A situação é preocupante e é importante que sejam realizadas ações rápidas e eficazes para proteger a saúde da população”, afirmou.
Secretaria de Saúde segue com mutirões contra a dengue
A Secretaria Municipal de Saúde, respondendo a nossa redação, informou a programação de mutirões contra a dengue na cidade. O trabalho foi iniciado em 24 de fevereiro, sendo que, em 5 sábados, foram percorridos os bairros: Vila Lídia, Vila São Francisco, Central Park, Centro, Castelo e parte da Vila Maria.
No total, foram atingidos 7305 imóveis, sendo 5039 trabalhados, 2202 estavam fechados, 64 tiveram recusa dos proprietários e 63 recipientes com larvas.
Para este sábado, 20 de abril, a ação de combate à dengue, de casa em casa, será no Jardim Alvorada. A ação, que envolve as secretarias municipais de Saúde e de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, ocorre das 8h às 13h, com a participação de cerca de 40 profissionais devidamente identificados, engajados em diversas frentes para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Equipados com materiais e informações necessárias, os agentes estarão prontos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, orientar a população sobre medidas preventivas, monitorar casos de arboviroses e fiscalizar áreas denunciadas.
Os principais objetivos da operação são:
Eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, interrompendo seu ciclo de reprodução e diminuindo o risco de transmissão de doenças;
Orientar os moradores sobre práticas de prevenção, como o descarte correto de recipientes que possam acumular água parada, utilização de repelentes e cuidados com a higiene do ambiente doméstico;
Monitorar casos de arboviroses, identificando precocemente possíveis focos de surtos e adotando medidas de controle;
Fiscalizar áreas denunciadas pela população, atuando para eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito.
A Semusa reforça que a participação de todos é fundamental nessa luta contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. É importante que todos estejam atentos e engajados em adotar medidas preventivas em seus lares e espaços comunitários.
Estado de SP soma mais de 600 mil casos confirmados e 305 mortes por dengue neste ano
Batatais registrou 1500 casos
O estado de São Paulo registra 600.135 casos confirmados de dengue neste ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgados na terça-feira, 16 de abril. O número de mortes chegou a 305 e outros 618 óbitos ainda estão sendo investigados. Do total de casos, 749 são considerados graves.
Ainda conforme os dados da Secretaria Estadual da Saúde, 1.269.410 casos foram notificados, 172.777 casos seguem em investigação e 772.912 são prováveis. Esse número ainda engloba os 482.946 casos notificados que foram descartados.
Com aumento de casos de gripe, dengue e Covid, várias cidades, como Batatais, e a própria capital paulista têm enfrentado lotação nas unidades de pronto atendimento, onde as pessoas são classificadas de acordo com os sintomas para atendimento priorizado, de acordo com a classificação de risco.
Os números da doença em Batatais, até o dia 17 de abril, são os seguintes: 1490 casos confirmados, 1261 negativos e um total de 2759 notificações até agora. De casos notificados em Batatais, de pessoas residentes em outras cidades, somam mais 19.
Atenção para os cuidados contra a dengue
• Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
• Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
• Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.