Nessa semana o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Sebastião Santana Júnior (foto), solicitou a coleta de assinatura junto a todos os vereadores batataenses para defender a ideia de adiamento das Eleições programadas para outubro desse ano, diante da pandemia do novo coronavírus.
O objetivo é encaminhar para a Câmara dos Deputados e para o Senado Federal o posicionamento dos parlamentares em nossa cidade. O mesmo vem ocorrendo em muitos municípios brasileiros.
Na verdade, muitos vereadores, prefeitos e dirigentes de partidos pregam o adiamento das eleições deste ano sob o argumento de que é preciso dar prioridade ao combate à pandemia do coronavírus. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), por exemplo, defende uma disputa única no País, de vereador a presidente. “Eu entendo que a suspensão da eleição é inevitável. Se aquilo que está sendo projetado se confirmar, não há possibilidade de acontecer eleições”, afirmou o presidente da CNM, Glademir Aroldi
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, cobra que os R$ 2 bilhões do Fundo Eleitoral sejam transferidos para o Ministério da Saúde, com o objetivo de ajudar no combate ao novo coronavírus. Para Donizette, que é prefeito de Campinas pelo PSB, o adiamento das eleições pode ser decidido mais para frente, se for o caso. “Pode até ter eleição neste ano, mas esse dinheiro público teria que ser usado agora no combate à pandemia, que está sendo muito custosa para o contribuinte”, disse Donizette.