O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Batatais, Ennio César Fantacini, que está encerrando mais um mandato à frente da importante instituição de nossa cidade, acredita que o comércio e a indústria fecham o ano de forma positiva. Segundo ele, sem entrar na parte da política partidária ou ideológica, quando há troca de governo há uma tendência natural dos mercados se retraírem, os investidores ficam mais cautelosos e até as famílias seguram um pouco mais seus gastos. “Acompanhamos muito isso no primeiro semestre de 2023, quando muitas empresas apresentaram dificuldades até de manterem seus quadros de funcionários, havia ainda no final do ano passado as previsões de economistas, especialistas em suas áreas, dizendo que haveria retração, e que dificilmente o Brasil apresentaria qualquer crescimento significativo. As notícias de que cerca de 70% das famílias estavam endividadas agravava esse sentimento negativo. Muitos dizem que o ano começa só depois do carnaval, e em 2023 após o carnaval nada mudava. Com a entrada no segundo semestre houve uma sinalização de melhora, as empresas que estavam com um faturamento muito baixo, finalmente sentiram uma brisa. A economia começou a girar, mesmo que de forma tímida. O mercado de trabalho começou a reagir, novas contratações, mais gente trabalhando aumenta a circulação de dinheiro”, ressaltou. Ennio disse que para auxiliar o empresariado local, a ACE Batatais fez as campanhas nas datas comemorativas, também promoveu cursos, oficinas e palestras, procurando informar mais os empresários e qualificar e reciclar mão-de-obra. “Analisando essa reta final de 2023 vejo uma recuperação no comércio, os consumidores voltando a frequentar mais as empresas, o setor de serviços demonstrando crescimento e a indústria contratando mais colaboradores, como aponta o Novo Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho). Pela Campanha Natal Pé Quente deste ano, observamos que está havendo um bom movimento de consumidores nas lojas participantes. Vamos aguardar o fechamento do ano para termos números mais precisos, mas acredito que está muito positivo”, destacou.
Fechamento de mais um ciclo na ACE
Passando pelo período da pandemia, onde o impacto para todos foi muito significativo, Ennio fecha mais um ciclo à frente da ACE, com muito trabalho prestado. Foram dois mandatos nesses últimos quatro anos. Dois biênios, 2020/2021 e 2022/2023. “Nos dois primeiros anos tivemos que adiar muitas ações que havíamos planejado em função da pandemia da Covid-19, direcionamos todos os nossos esforços para auxiliar as empresas de todos os segmentos de Batatais, intermediando junto ao governo municipal para que a economia não parasse de vez. Foi um período em que havia até a ideia de fechar as fábricas no objetivo de conter o avanço da infecção. A ACE Batatais teve papel fundamental junto à Secretaria Municipal de Saúde para permitir o funcionamento das indústrias, obedecendo criteriosas medidas sanitárias, incentivamos as empresas de vestuário, alimentação e outros a fazerem o delivery ou a retirada ordenada de produtos pelo sistema drive-thru. Passado esse período mais contundente da pandemia, com o retorno das atividades e o que chamamos de “Novo Normal”, finalmente pudemos focar nas ações da ACE, colocar em prática minhas ideias e fazer quatro anos em dois, acelerando bastante, mas com todo o cuidado e atenção para a qualidade de tudo. Assim, criamos o Programa Empreendedor do Futuro para jovens do 2º e 3º ano do ensino médio, com até 18 anos de idade, preparando-os e apresentando as práticas da cultura empreendedora, para serem exímios profissionais no mercado de trabalho ou serem futuros empresários. Investimos em salas de treinamentos e reuniões na ACE Batatais, criando espaços de coworkings para as empresas associadas, equipadas com sistemas de internet wifi de alta velocidade, som e imagem e muito mais. Reorganizamos a área administrativa da Incubadora de Empresas, com sala de reuniões igualmente equipadas, sala de atendimento a clientes e fornecedores para as empresas incubadas, sala de gerência, recepção repaginada e investimos também na sala de treinamentos da incubadora. Incentivamos a criação do Núcleo das Empresas de Inox na ACE Batatais, investimos em campanhas de fomento econômico no formato de premiação em vales compras nas datas comemorativas, promovemos ainda mais a utilização do Banco de Currículos da ACE Batatais, que auxilia as empresas que precisam contratar e os trabalhadores que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, realizamos as carreatas iluminadas e neste ano até recebemos a visita do presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e da CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) o senhor Alfredo Cotait) Neto. Foram muitas outras realizações igualmente importantes para a nossa entidade e para a nossa cidade. A ACE Batatais é uma entidade de classe que prima muito pelo exercício de sua responsabilidade social”, detalhou.
Os grandes desafios para 2024
Ser empresário no Brasil não é fácil, sendo uma luta diária para manutenção das empresas financeiramente saudáveis. O país tem uma carga pesada de impostos, somando-se a isso o compromisso com fornecedores e, principalmente, com os colaboradores. Nesse contexto, Ennio ressaltou que as dificuldades dos últimos anos serviram como lições. “Aprendemos a não esperar na zona de conforto. Desta forma, sempre estamos nos reinventando, buscando melhorar o nosso portfólio de produtos, sempre oferecer o que há de melhor e atual para nossos clientes. Ter network é fundamental, ficar sempre bem informado para não ser pego de surpresa. O Governo Federal, assim como o Estadual, deve valorizar mais os setores empresariais e não criar dificuldades. Estou encerrando meu mandato de presidente da ACE Batatais, no dia 1º de janeiro o empresário Antônio dos Santos Moraes Júnior assume o comando da entidade, eu passo a ser vice-presidente de comércio, continuarei a contribuir no que for necessário. Aproveito para agradecer o convite ao Jornal da Cidade de Batatais e poder falar um pouco da ACE Batatais e do nosso trabalho e para desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Lembrando sempre que “Juntos somos mais Fortes”, contem sempre comigo”, concluiu.