“Calcutá, quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
Caro Rogério,
Dizem que não existe destino, mas existe. É o que você cria!
Sim, você é um dos ilustres cineastas que fizeram a diferença.
Em seu 5º aniversário, o Calcutta International Cult Film Festival (CICFF) escolheu a dedo alguns cineastas de talento excepcional e decidiu homenageá-los com o título imperial de BARON IN MOTION PICTURES.
Nosso painel de júri, críticos e acadêmicos passou por uma tarefa desafiadora de reavaliar centenas de obras premiadas dos últimos cinco anos.
Seu trabalho tem sido uma exceção destacada entre outros e criou uma impressão duradoura na arena do cinema independente.
É com imenso prazer que lhe concedemos este título de grande prestígio.
Portanto, você está qualificado para receber esta maravilhosa estátua de autor junto com uma cópia impressa do certificado.
Parabéns pela sua distinta conquista!
Estamos confiantes de que você contribuirá significativamente nesta forma de arte chamada CINEMA.
Diyashi Sharma
Diretor do Calcutta International Cult Film Festival”
Esta carta marcou a destinação do mais importante prêmio internacional de cinema recebido pelo batataense Rogério Takashi em toda a sua carreira.
Não se trata de reconhecimento por um trabalho específico, mas pelo conjunto da obra, pela qualidade e pela repercussão. É um prêmio pessoal.
O filme “BEFORE SUNRISE” conseguiu 23 prêmios em 15 festivais internacionais nas mais diversas categorias, entre agosto de 2020 e abril de 2021, sendo 7 festivais nos Estados Unidos, 7 na Índia e 1 na França.
O curta rodado em Batatais em abril de 2020 “ALGUÉM” mereceu 4 prêmios num único festival no Canadá (The Horror Movie Award). O curta foi classificado entre os 200 dos mais de 1.000 inscritos. O festival aconteceu em novembro e começo de dezembro/21. E os prêmios foram: Melhor Filme Curto, Direção de Curta Metragem, Roteiro de Curta Metragem e Performance de Curta Metragem.
O filme-mantra “VOU BANINDO”, realizado de forma remota em meados de 2020, como “Before”, com artistas do mundo inteiro (tem como subtítulo: “Voices of the World”) ganhou mais dois prêmios nos Estados Unidos.
Dois 23 prêmios ganhos pelo BEFORE, 6 foram num único festival, o URUVATTI INTERNATIONAL FILM FESTIVAL na Índia: Best Debut Filmmaker – nov/2020; Best Mobile Short Film– nov/2020; Best Debut Filmmaker of Short Film– nov/2020; Best Film on Women Short Film– nov/2020; Best International Short Film– nov/2020 e Best Creator and Producer– nov/2020. Outros 3, na mesma Índia, vieram de Calcuta: Inspirational Film – 2020; Experimental Film – 2020; Best Short Film – 2020
No entanto, o grande prêmio, pelo conjunto da obra, veio também da Índia, e destinado a Takashi pessoalmente: BARON IN MOTION PICTURE, concedido pelo CALCUTTA INTERNATIONAL CULT FILM FESTIVAL, em janeiro de 2022.
O troféu, junto com o devido certificado, foi entregue à Júlia Rosengren, atriz e produtora do BEFORE SUNRISE, nos Estados Unidos, porque era a única forma de comunicação que tinham, até então. Júlia ficou com esse troféu até ter oportunidade de vir para o Brasil e entregar pessoalmente a Rogério, o que aconteceu em janeiro de 2023, ocasião em que ambos se conheceram pessoalmente (como o filme fora feito remotamente, eles não se conheciam).