Nessa semana fizemos uma rápida entrevista com o Prefeito José Luis Romagnoli, sobre questões importantes da Administração Municipal. O Chefe do Executivo, que está na reta final de seu quarto mandato, com 15 anos e 6 meses completados a frente a Prefeitura, disse que passar por esse período de pandemia é, sem dúvida, o momento mais difícil de sua história política. Apesar do crescimento do número de infectados, Zé Luis destaca o trabalho incansável da Secretaria de Saúde, do Comitê e toda a rede no enfrentamento da Covid-19. “O trabalho está sendo feito com muito profissionalismo e dedicação por parte da equipe da secretaria e dos demais colaboradores”, ressaltou.
Questionado se o comércio poderia ter permanecido aberto, com todas as empresas funcionando, seguindo as restrições e recomendações sanitárias, o Prefeito disse que em sua opinião ‘sim’. Batatais ficou por mais de um mês com todo o comércio funcionando, até que uma decisão judicial obrigou o município a seguir a regulamentação estabelecida pelo Governo do Estado.
Queda na Arrecadação
Apesar da arrecadação em baixa, como divulgamos em nossa última edição, onde somente no repasse do Estado, de ICMS, IPVA e IPI, teve uma queda de 26,8% de abril a maio e de 16,1% do FPM no mesmo período, o Prefeito afirma que “estão mantendo todos os serviços em ordem”. Inclusive foram necessário cortes de horas-extras e enxugamento da folha dos servidores públicos, o que segundo Zé Luis “não foi ainda o tanto quanto esperavam”.
Obras seguirão até o último dia de governo
Recentemente a Prefeitura divulgou mais recursos viabilizados para recapeamento do Nossa Senhora Auxiliadora e Jardim Primavera. Estão neste momento sendo executadas: a troca das derivações de água no Antônio Romagnoli, que depois receberá o recapeamento em todas as ruas, inclusive na Avenida Boiadeira; reforma do Ginásio Marinheirão; a revitalização da Avenida Prefeito Washington Luis; a infraestrutura do Distrito Industrial e as obras de contenção de enchentes. “No momento estamos com várias obras já licitadas em andamento e várias em processos de licitação sendo na parte de recapeamento, reformas e construções que pretendemos terminar até o final do ano”, afirmou o prefeito. Especificamente sobre as obras na Avenida Dr. Oswaldo Scatena, Zé Luis disse que a “calha já terminou e falta agora o calçamento do trecho, entre as ruas dos Expedicionários e Marechal Deodoro”. No Distrito Industrial Rudolf Kamensek, o Chefe do Executivo informou que “estão trabalhando com o maior empenho” para que o complexo seja finalizado durante essa gestão, com as empresas tendo autorização para construir.
Expectativa e agradecimento
Questionado a respeito do momento importante que os municípios terão neste ano, com a Eleição dos novos governantes, o Prefeito José Luis Romagnoli disse que espera que “se apresentem candidatos comprometidos com o trabalho em prol da população batataense”, ressaltando que o próximo prefeito “vai encontrar a Administração bem melhor, em todos os aspectos, em relação a que encontrou em 2017”.
Sobre as principais conquistas do Governo Atual, Zé Luis disse: “Creio que foram várias, como exemplo posso citar a recuperação financeira e a construção do Ambulatório de Oncologia, além dos recapeamentos. Quero agradecer toda a população pela confiança e ajuda nestes dias difíceis. Abraço a todos e obrigado”, finalizou.