Nos últimos dias foram publicadas no Diário Oficial do Município, dezenas de portarias relativas a exonerações de pessoas que estavam ocupando cargos comissionados, sendo funcionários de carreira ou ad nutum, que são de livre nomeação do chefe do executivo.
Chamou a atenção algumas mudanças no primeiro escalão, como na Secretaria de Assistência Social, onde Fernanda Girardi deixou o cargo e o chefe de gabinete, Orion Francisco Marques Riul Júnior assumiu temporariamente mais essa função. Juninho Riul, como é conhecido, responde também interinamente pelas pastas de Obras e de Saúde, pois Bruna Toneti pediu afastamento por 21 dias. Na Cultura e Turismo, José Paulo Fernandes, que é diretor de Turismo, foi nomeado secretário interino. Os demais secretários continuam: Manoel Henrique Raimundini, nas finanças; Vinícius Bergamo, na Administração; Gleiser da Silva, nos Esportes; Roger Montenegro, no Desenvolvimento Econômico; Victor Hugo Junqueira, na Educação e José Donizeti Bocardo Júnior, no Meio Ambiente.
As mudanças são normais, mas geralmente ocorrem na virada de mandato, ou seja, nos últimos dias de dezembro. Dessa vez o prefeito optou por exonerar quase todos os ocupantes de cargos comissionados, permanecendo apenas com um secretário e um diretor por secretaria, praticamente. A partir de janeiro, de forma gradativa, Juninho Gaspar deve recompor as estruturas funcionais da Prefeitura, podendo ou não chamar os que estavam prestando os serviços até esse mês de dezembro.
A nossa equipe entrou em contato com o prefeito que respondeu os nossos questionamento:
JC – Prefeito Juninho, teremos a transição de governo e já no começo de dezembro quase todos os funcionários comissionados foram exonerados. Porque dessa medida antecipada?
Prefeito Juninho Gaspar: em 2020 realizamos a primeira transição da história de Batatais. Mesmo com a reeleição, estamos fazendo uma nova transição para identificar o que evoluímos ou não, e dessa forma, com base em dados concretos e indicadores tomar as melhores decisões e continuar evoluindo na boa aplicação dos recursos e políticas públicas. De quase 1500 funcionários, apenas 16 são “ad nutum”, o menor número de todas as cidades da região, inclusive de cidades com 3 vezes menos população do que Batatais, e que não são do quadro efetivo da Prefeitura. E mais de 50 comissionados internos, que prestaram o concurso e que assumem cargos de chefia, direção ou secretário, tendo oportunidades e sendo valorizados. Toda gestão passa por reavaliações e mudanças, uns retornarão ao cargo, outros serão promovidos e alguns vão trilhar outros caminhos.
JC – Quando pretende anunciar a nova composição do governo, que seguirá durante seu segundo mandato?
Prefeito Juninho Gaspar: vamos continuar o trabalho como foi no primeiro mandato. Sem afobação, sem correria e identificando as pessoas que acreditamos ter as qualificações necessárias para assumir as posições disponíveis. Entretanto, não existe prazo, o trabalho continua e vai acontecer no momento em que acreditarmos ser adequado. Inclusive, por determinação judicial, será necessário fazer uma reforma administrativa e, além disso, cumprindo nosso plano de governo, com a implementação de novos setores.
JC – O que a população pode esperar para 2025?
Prefeito Juninho Gaspar: estamos acompanhando de perto toda a movimentação econômica do país, inclusive atentos aos cortes de gastos em todos os setores pelo Governo Federal, que passam pelo setor da saúde, educação, infraestrutura e investimentos em geral.
Nosso trabalho vai ser continuar buscando recursos, em todas as esferas de governo, fazendo uma gestão efetiva para evitar gastos com multas e juros desnecessários, como acontecia por décadas em nossa cidade, como por exemplo, com os atrasos das obrigações patronais e trabalhistas. Só com isso, cumprindo a lei e nossa obrigação, economizamos no mínimo, 10 milhões de reais. Além disso, vamos aproveitar todas as oportunidades de investimentos e de recursos que possam ser captados e investidos com juros baixos. Como disse o prefeito de Recife João Campos, quem tem capacidade de pagamento, responsabilidade fiscal, tem que aproveitar todas essas oportunidades e o município arcar com o ônus de investimentos que nunca foram e nem seriam realizados, melhorando, principalmente, a vida das pessoas que mais precisam e jamais teriam condição de sair ou mudar essa condição sem o investimento do setor público, que tem o dever e a responsabilidade de arcar com esses custos.
JC – Quais as primeiras ações pretende colocar em prática no novo governo?
Prefeito Juninho Gaspar: vamos iniciar o ano com muitas realizações e conquistas para nossa cidade e população. O ano de 2025 vai ser de muitas entregas, obras importantes aguardadas há décadas e a manutenção de muitas políticas públicas que transformaram a vida das pessoas. A grosso modo, em 2025 teremos entrega de creche, unidades básicas de saúde totalmente reformadas e ampliadas, entrega do Bosque Municipal, do novo Sistema de Abastecimento de água no Desengano, Nova Ayrton Senna, Avenida Anésio Trevisan, escolas/creches reformadas e o Centro de Segurança e Monitoramento de toda a cidade, prometidos há décadas e realizado e implementado por nossa gestão. Entre diversas outras conquistas.
JC- Deixe sua mensagem à população…
Prefeito Juninho Gaspar: Feliz Natal e um ano de 2025 repleto de alegrias, paz, saúde e realizações. E na gestão pública, vamos continuar entregando tudo aquilo que for possível para continuar transformando a nossa cidade e a vida das pessoas! Já fizemos e realizamos muito, e sabemos que ainda existem muitos problemas e desafios a serem superados!