No dia 25 de junho foi realizada a eleição para escolha dos novos dirigentes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. O Prefeito de Batatais, Juninho Gaspar, concorrendo com o prefeito de Pradópolis, Silvio Buchera, foi o escolhido pela maioria dos administradores da região para encabeçar o importante trabalho de fortalecimento do conselho, tendo como vice, o Prefeito de Serrana, Léo Capitelli.
Trata-se da primeira oportunidade que um prefeito batataense tem para estar à frente da Região Metropolitana. O ex-prefeito José Luis Romagnoli chegou a ser o vice-presidente. “Estou honrado e feliz em poder trabalhar junto com os demais 33 prefeitos que compõem a Região Metropolitana para decidir sobre a execução de planos, projetos, normativas e deliberações que podem ajudar cada uma das cidades. Queremos fazer uma grande união para defender os interesses regionais e, também, as demandas de cada município. Deixo minha gratidão pela confiança dos prefeitos, dizendo que vamos fazer uma gestão com diálogo e transparência. Batatais está voltando a ser protagonista na região. É uma conquista de toda população”, frisou Juninho Gaspar.
O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana possui características normativas e deliberativas. Tem a participação dos prefeitos e de representantes do Estado nas funções públicas de interesse comum. Cabe ao órgão definir as funções públicas entre os seguintes campos funcionais: planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social, esportes, lazer e cultura, planejamento integrado da segurança pública, recursos hídricos, defesa civil, saúde, segurança pública e serviços públicos em regime de concessão ou prestados diretamente pelo Poder Público.
O Começo
O Conselho da Região Metropolitana de Ribeirão Preto teve a primeira reunião em 27 de março de 2017, elegendo o Prefeito Duarte Nogueira para a presidência e o então Prefeito de Batatais, José Luis Romagnoli, para vice. A RMRP conta com 14 787,890 km² (5,96% do Estado e 0,17% do país), em relação à população, são aproximadamente 1,7 milhão de habitantes. Na sua composição são 34 prefeitos dos municípios da região e 18 representantes do Estado. Ribeirão é a sexta região metropolitana paulista institucionalizada, além das RMs de Campinas, São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, que são muito atuantes no estado.
A Região Metropolitana de Ribeirão Preto é composta formalmente por: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiúva, Tambaú e Taquaral.
O Desafio
Desde a sua criação, muito tem se cobrado do Conselho da Região Metropolitana por um trabalho que fortaleça os pequenos municípios, que acabam sendo totalmente dependentes do Estado para a maioria dos serviços oferecidos à população. O Prefeito Juninho Gaspar terá o grande desafio de, ao mesmo tempo, interagir com os governantes de cidades maiores, como Ribeirão Preto e Sertãozinho, também articular para que os pequenos municípios para que eles se sintam representados buscando assim uma verdadeira união regional em favor do crescimento de todos.